do seu bairro ou região oferece uma oportunidade única de explorar a memória comunitária. Descubra as raízes da sua identidade ao DESENHAR O MAPA!
Desenhe o mapa: Desenhar um mapa de acordo com a história
Parâmetro | Descrição |
---|---|
Habilidades | Escrita criativa, escolha de materiais, imaginação e criação, trabalhar em equipe. |
Local | Sala de aula ou qualquer local onde os alunos possam ter acesso a materiais para desenhar o mapa. |
Faixa Etária | Crianças entre 8 e 10 anos. |
Materiais Necessários | Folhas de papel, lápis, canetas e materiais para decoração (opcional). |
Passo a Passo | Contar a história, desenhar o mapa, compartilhar as obras, avaliação da atividade. |
Lição Pretendida | Incentivar os alunos a serem mais criativos e trabalharem em equipe. |
Dicas para Melhorar | Recompense os alunos, incentive a criatividade e a imaginação, incentive a troca de idéias. |
Exemplos de Frases e Orientações | Vamos começar a desenhar os mapas?, o que vocês precisam para começar?, vamos pensar juntos sobre como a história se encaixa no mapa? |
Benefícios da Dinâmica | Estimula o pensamento criativo, habilidades de trabalho em equipe, conhecimentos sobre geografia e história, troca de idéias, habilidades de escrita criativa. |
Notas de Rodapé | Esta atividade pode ser adaptada para alunos de diferentes faixas etárias e áreas do conhecimento. |
FAQ | Sim, materiais como adesivos, cores, formas e objetos podem ajudar na hora de contar e criar a história. Sim, incentivar a troca de idéias entre os alunos é a chave para o sucesso desta dinâmica. O professor deve estar próximo para ajudar os alunos com qualquer dúvida que eles possam ter. |
Dinâmica Escolar: Desenhe o Mapa
Esta dinâmica tem como objetivo estimular os alunos a descobrirem a emoção de criar um mapa baseado em uma história. Destinado a crianças entre 8 e 10 anos, a dinâmica dura aproximadamente 40 minutos e pretende incentivar não somente a escrita criativa, mas também a escolha de materiais, a capacidade de imaginar e criar e a habilidade de trabalhar em equipe. Com essa atividade, os alunos podem desenvolver seus conhecimentos sobre geografia e história, refletir sobre como suas percepções influenciam suas criações, e unir o lúdico ao intelectual.
O professor deve primeiro criar uma história interessante para os alunos, com personagens e lugares que eles possam facilmente relacionar ao seu cotidiano. Após contar a história, os alunos devem, então, desenhar o mapa baseado no que ouviram. O professor deve ajudar as crianças a compor o mapa, incentivando-as a representar visualmente suas criações.
Quando os alunos estiverem prontos para começar, eles precisarão de alguns materiais básicos para desenhar seu mapa: papel, lápis, canetas e todos os materiais necessários para representar a sua história de forma precisa. O professor deve se certificar de que dispensa os materiais para cada aluno e que todos estão prontos para começar.
Habilidades da Dinâmica
- Escrita Criativa: Esta dinâmica incentiva os alunos a serem criativos ao escrever e contar histórias. Use frases interessantes e envolventes para que os alunos possam compor seu mapa de maneira criativa e fluida.
- Escolha de materiais: Os alunos precisam saber como selecionar os materiais certos para um propósito e contribuir para contar a história de uma forma precisa.
- Imaginação e Criação: Ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de imaginar e criar é essencial para ensiná-los a usar a imaginação para se expressar.
- Trabalhar em equipe: Esta dinâmica é ideal para os alunos trabalharem em equipe. Eles devem ajudar uns aos outros a escolher os materiais e a contar a história de forma criativa e divertida.
Local e Faixa Etária Para a Dinâmica
Esta dinâmica é destinada a crianças entre 8 e 10 anos. Pode ser realizada em uma sala de aula ou em qualquer local onde os alunos possam ter acesso a materiais para desenhar o mapa.
Materiais Necessários para a Dinâmica
- Folhas de Papel
- Lápis
- Canetas
- Materiais para Decoração (opcional)
Passo a Passo da Dinâmica
- O professor deve contar a história de forma envolvente e criativa para os alunos.
- Os alunos têm 40 minutos para criar seu mapa baseado na história que foi contada.
- O professor deve ajudar os alunos a encontrar materiais e orientá-los ao longo do processo criativo.
- Quando os alunos terminarem de desenhar seus mapas, eles devem discutir e compartilhar suas obras entre si.
- O professor deve reunir o grupo para avaliação da atividade.
Lição Pretendida
A lição pretendida com esta dinâmica é incentivar os alunos a serem mais criativos e trabalharem em equipe. Os alunos também podem desenvolver seus conhecimentos sobre geografia e história, refletir sobre como suas percepções influenciam suas criações e unir o lúdico ao intelectual.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
- Recompense os alunos com elogios ao longo da atividade.
- Incentive seus alunos a compartilharem suas obras com os outros.
- Fique perto dos alunos para ajudá-los com qualquer dúvida.
- Incentive a criatividade e a imaginação.
- Crie um ambiente divertido e interessante para que os alunos desenvolvam suas habilidades.
Exemplos de Frases e Orientações
- “Vamos começar a desenhar os mapas?”
- “O que vocês precisam para começar?”
- “Vamos pensar juntos sobre como a história se encaixa no mapa?”
- “Pensem em como deixar o seu mapa interessante.”
- “Criatividade é a chave para o seu sucesso!”
Benefícios da Dinâmica
- Estimula o pensamento criativo e a imaginação dos alunos.
- Ajuda os alunos a desenvolverem suas habilidades de trabalho em equipe.
- Ajuda os alunos a desenvolver seus conhecimentos sobre geografia e história.
- Incentiva a troca de idéias entre os alunos.
- Encoraja os alunos a desenvolverem suas habilidades de escrita criativa.
Notas de Rodapé
Esta atividade pode ser adaptada para alunos de diferentes faixas etárias e áreas do conhecimento.
FAQ
É importante usar materiais para enriquecer a história?
Sim, materiais como adesivos, cores, formas e objetos podem ajudar na hora de contar e criar a história.
É importante incentivar a troca entre os alunos?
Sim, incentivar a troca de idéias entre os alunos é a chave para o sucesso desta dinâmica.
Como o professor pode ajudar os alunos durante a dinâmica?
O professor deve estar próximo para ajudar os alunos com qualquer dúvida que eles possam ter. Além disso, deve incentivar sua criatividade e imaginação, e orientá-los durante todos os passos.