Na Era Vargas, o mês de Dezembro foi marcado por mudanças significativas nas políticas brasileiras. Desde as transformações na economia até as inovações sociais, o mês de Dezembro da Era Vargas é um marco histórico que não deve ser esquecido.
Dezembro na Era Vargas
Parâmetros | Descrição |
---|---|
Objetivo | Despertar o interesse de cada aluno pelos acontecimentos históricos durante a Era Vargas do Brasil, na década de 1930 a 1945; Estimular o reconhecimento das consequências daquela época para a nossa realidade atual; Mostrar a importância de conhecer o passado, para melhor identificar o nosso lugar no mundo. |
Habilidades | Compreensão dos elementos históricos, culturais e sociais que estão presentes na Era Vargas do Brasil; Identificação dos sentimentos e emoções associados aos eventos históricos ocorridos durante aquele período; Desenvolvimento de habilidades de liderança, pensamento crítico e raciocínio lógico; Acesso a diferentes pontos de vista, para a construção do conhecimento e compreensão da história. |
Local e Faixa Etária | A Dinâmica Dezembro na Era Vargas pode ser realizada em qualquer espaço físico, em sala de aula, auditório ou em áreas externas. A faixa etária recomendada para esta dinâmica é de 9 a 11 anos. |
Materiais Necessários | Caneta, papel, lápis de cor e cartões prontos. |
Lição Pretendida | O desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos; O conhecimento sobre o período histórico da Era Vargas e as suas repercussões na atualidade; A compreensão de que cada indivíduo faz parte da sua própria história e que seu lugar é importante no mundo. |
Benefícios | Estímulo ao desenvolvimento intelectual, emocional e social; Aprendizado de forma divertida e dinâmica; Reconhecimento de que o contexto histórico é importante para o nosso crescimento como indivíduo; Compreensão de que é necessário conhecer o passado para melhor identificar o nosso lugar no mundo. |
Encontramos o Mundo em Nós: Dezembro na Era Vargas
Voltando às raízes, a Dinâmica Dezembro na Era Vargas tem como objetivo despertar os alunos para o seu passado como brasileiro, promovendo debates sobre o Brasil na Era Vargas, dos anos 1930 a 1945. O público-alvo desta dinâmica é formado por alunos de 9 a 11 anos de idade, e a duração pode variar entre 1-3 horas. Durante a Dinâmica, a lição pretendida é promover a compreensão dos eventos históricos, sociais e culturais que ocorreram na Era Vargas e as consequências destes contextos na atualidade.
O grande mérito desta dinâmica, é proporcionar habilidades intelectuais e emocionais para os alunos, promovendo o desenvolvimento humano. Por meio da identificação de sentimentos e vivências, o público-alvo é estimulado a reconhecer a importância de ser parte de uma história maior e aprender com ela.
Esta dinâmica é realizada em qualquer espaço físico e se adapta às faixas etárias coerentes, promovendo a consciência de que cada indivíduo tem seu próprio lugar no mundo. Além disso, é importante destacar que os materiais necessários são muito simples: caneta, papel, lápis de cor e cartões prontos.
Objetivo da Dinâmica Dezembro na Era Vargas
• Despertar o interesse de cada aluno pelos acontecimentos históricos durante a Era Vargas do Brasil, na década de 1930 a 1945;
• Estimular o reconhecimento das consequências daquela época para a nossa realidade atual;
• Mostrar a importância de conhecer o passado, para melhor identificar o nosso lugar no mundo;
Habilidades da Dinâmica
Com a Dinâmica Dezembro na Era Vargas os alunos adquirem habilidades como:
• Compreensão dos elementos históricos, culturais e sociais que estão presentes na Era Vargas do Brasil;
• Identificação dos sentimentos e emoções associados aos eventos históricos ocorridos durante aquele período;
• Desenvolvimento de habilidades de liderança, pensamento crítico e raciocínio lógico;
• Acesso a diferentes pontos de vista, para a construção do conhecimento e compreensão da história.
Local e Faixa Etária para a Dinâmica
A Dinâmica Dezembro na Era Vargas pode ser realizada em qualquer espaço físico, em sala de aula, auditório ou em áreas externas. A faixa etária recomendada para esta dinâmica é de 9 a 11 anos, pois este período é caracterizado pelo desenvolvimento cognitivo desta faixa etária.
Materiais Necessários para a Dinâmica
• Caneta;
• Papel;
• Lápis de cor;
• Cartões prontos.
Passo a Passo da Dinâmica Dezembro na Era Vargas
- Inicialmente é importante conhecer os alunos e preparar o ambiente, de acordo com a faixa etária;
- Apresentar a dinâmica e os objetivos propostos;
- Iniciar com uma breve apresentação da história do Brasil durante a Era Vargas, falando sobre os principais acontecimentos e personagens desta época;
- Pedir para que os alunos vivenciem o período histórico e reflitam em grupo sobre o que os alunos estão aprendendo;
- Promover discussões sobre as repercussões daquele período na nossa realidade atual;
- Ao finalizar, é importante incentivar a reflexão individuai sobre o que aprenderam durante a dinâmica e como isso pode auxiliá-los a entender melhor a própria história;
Lição Pretendida
Ao desenvolver a Dinâmica Dezembro na Era Vargas, pretende-se promover:
• O desenvolvimento intelectual e emocional dos alunos;
• O conhecimento sobre o período histórico da Era Vargas e as suas repercussões na atualidade;
• A compreensão de que cada indivíduo faz parte da sua própria história e que seu lugar é importante no mundo.
Dicas Para Melhorar a Dinâmica
• Criar um ambiente de confiança entre os alunos, para que eles possam expressar seus sentimentos e opiniões de forma livre;
• Estimular a participação ativa dos alunos, promovendo perguntas e debate entre os grupos;
• Disponibilizar cartões prontos para cada aluno, com desenhos, imagens e informações sobre a Era Vargas.
Exemplos de Frases e Orientações
• Qual foi o impacto da Era Vargas na sociedade brasileira?
• Como o contexto histórico influencia a nossa realidade atual?
• O que vocês acham que podem fazer com as informações que estão aprendendo aqui?
Benefícios da Dinâmica
• Estímulo ao desenvolvimento intelectual, emocional e social;
• Aprendizado de forma divertida e dinâmica;
• Reconhecimento de que o contexto histórico é importante para o nosso crescimento como indivíduo;
• Compreensão de que é necessário conhecer o passado para melhor identificar o nosso lugar no mundo.
Notas de Rodapé
• Para melhor compreensão da dinâmica, é recomendável que o professor esteja sempre à disposição para orientação e explicação;
• É importante incentivar a participação e debate entre os alunos durante a dinâmica;
• Esta dinâmica pode ser realizada por professores de diversas disciplinas, como história, geografia, educação artística, entre outros.
FAQ
•
Qual é o objetivo desta dinâmica?
O objetivo da Dinâmica Dezembro na Era Vargas é despertar o interesse dos alunos pelos acontecimentos históricos da Era Vargas do Brasil, além de estimular o reconhecimento das consequências daquela época para a nossa realidade atual.
•
O que é preciso para realizar a dinâmica?
Os materiais que são necessários para realizar a dinâmica são: caneta, papel, lápis de cor e cartões prontos.
•
Quais são as habilidades desenvolvidas durante a dinâmica?
Com a Dinâmica Dezembro na Era Vargas os alunos adquirem habilidades relacionadas ao conhecimento histórico, identificação de sentimentos e emoções, desenvolvimento de habilidades de liderança, pensamento crítico e raciocínio lógico, além de acesso a diferentes pontos de vista, para a construção do conhecimento.
•
Quais são os benefícios da Dinâmica para os alunos?
Entre os principais benefícios da Dinâmica Dezembro na Era Vargas para os alunos estão: Estímulo ao desenvolvimento intelectual, emocional e social; Aprendizado de forma divertida e dinâmica; Reconhecimento de que o contexto histórico é importante para o nosso crescimento como indivíduo; Compreensão de que é necessário conhecer o passado para melhor identificar o nosso lugar no mundo.