Notas de Rodapé |
Esta dinâmica foi pensada para estimular a compreensão das formas de moviment
Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios: Vibrando Cadência & Luz
Esta dinâmica foi pensada para estimular a compreensão do movimento vibratório, a fim de incentivar o descobrimento de formas de se comportar a partir de princípios de conservação de energia. Ela visa desafiar os participantes a olhar para o movimento diferentemente e a entender que as vibrações têm a ver com energia e cadência, e que são capazes de ser transmitidas entre meios. O tempo estimado para a execução desta dinâmica é de 45 minutos e o público-alvo são crianças entre 8 e 12 anos, em escolas e em grupos extracurriculares.
A dinâmica tem como objetivo contribuir para o aprimoramento do raciocínio lógico dos participantes, estimulando o olhar crítico para as ações do dia-a-dia. Visa também questionar o que se conhece como “forma” e “movimento”, usando estímulos visuais e possíveis paradigmas que contribuam para a reflexão da mudança de energia através de vibrações. A dinâmica será guiada por mim, como pedagoga responsável.
Assim, ao final, os participantes deverão ter aprendido a reconhecer e transmitir energia entre meios, desenvolvendo assim, habilidades de interação, adaptação e relacionamento, e compreendendo o movimento vibratório como base para o crescimento em equilíbrio.
Habilidades da Dinâmica Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
Esta dinâmica visará estimular habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, observação e comparação de informações, como também desenvolver suas habilidades socioemocionais, estimulando a comunicação, o diálogo, a cooperação e criatividade.
Local e Faixa Etária para Dinâmica Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
Esta dinâmica pode ser realizada em ambiente próprio, adequado para sua realização, bem como em ambientes abertos, como parques, contanto que sejam permitidas aglomerações para sua execução. A faixa etária recomendada para participação é de 8 a 12 anos.
Materiais Necessários para a Dinâmica Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
- Papel em branco e lápis de cor para a produção artística individual;
- CDs com música instrumental, e outros objetos que sejam usados para a vibração;
- Palha de aço ou metal para a realização de experiências com a vibração;
- Bolas coloridas.
Passo a Passo da Dinâmica Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
- Apresentação da atividade e motivação dos participantes.
- Explicação da dinâmica, com o uso de histórias e fábulas para serem compreendidas.
- Mostra de materiais para as atividades avaliativas.
- Divisão dos participantes em grupos.
- Atividade de produção artística individual, com o uso de lápis de cor.
- Apresentação das produções artísticas e discussão sobre o que cada um fez.
- Atividade com objetos e CDs para compreender o princípio da conservação de energia.
- Atividade de experimentação e percepção de vibrações através de bolas coloridas.
- Discussão sobre os experimentos realizados.
- Atividade de encerramento.
Lição Pretendida com Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
A lição pretendida é de que os meios podem se comunicar pela energia que é movida, transformada ou conservada, quando vibram em cadência. Que a energia tem o seu lugar no movimento, e que isso pode ser visto como um movimento de rezas, dança e outras artes, sendo uma forma de cultura. Que entender as vibrações é entender que todos os meios possuem sua própria frequência natural, e que eles podem se relacionar e compartilhar sua energia para cooperação.
Dicas para Melhorar Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
Seguem algumas dicas que podem ajudar a melhorar a dinâmica:
- Responda prontamente às dúvidas dos participantes;
- Crie momentos de interação entre os participantes;
- Procure usar exemplos práticos para explicar os fenômenos;
- Motive os participantes a experimentarem de forma a descobrirem por si mesmos;
- Deixe um tempo para reflexão, para que os participantes possam se conectar às ideias expostas;
- Crie um clima lúdico e divertido;
- Apresente o tópico de maneira feliz e divertida, pautado no respeito.
Exemplos de Frases e Orientações Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
Segue alguns exemplos de frases e orientações que pode ser usado para guiar a atividade, tais como:
- Tente entender como a energia se move de um objeto para outro;
- Observe como as energias se somam e se multiplicam;
- Vamos usar o ouvido e o coração para escutar e sentir a energia;
- Aprendam a se mexer de forma cuidadosa, ponderada e compartilhando a energia;
- Vamos nos conectar com as vibrações que vem de dentro e as que vem do meio;
- Vamos nos expressar em emoções, nos relacionando com a energia que envolve tudo;
- Vamos usar a palavra para nos comunicar com as energias que existem entre nós.
Benefícios da Dinâmica Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
Esta dinâmica trará benefícios como:
- Desenvolver habilidades de raciocínio lógico;
- Estimular o olhar crítico para o uso ou desperdício da energia;
- Entender que o meio é capaz de compartilhar ou receber energia;
- Compreender o movimento vibratório como base para o crescimento;
- Desenvolver habilidades socioemocionais como comunicação, cooperação, diálogo e criatividade.
Notas de Rodapé Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
Esta dinâmica foi pensada para estimular a compreensão das formas de movimento do dia-a-dia, as formas de energia, e a percepção do movimento vibratório que podem ser encontradas em todos os meios.
FAQ Estimando o Princípio de Conservação de Energia em Meios Vibratórios
Quais os materiais necessários para a dinâmica?
Os materiais necessários são: papel em branco e lápis de cor para a produção artística individual, CDs com música instrumental, palha de aço ou metal para a realização de experiências com a vibração e bolas coloridas.
Qual o tempo estimado para a dinâmica?
O tempo estimado para a execução desta dinâmica é de 45 minutos.
Qual a faixa etária para participação?
A faixa etária recomendada para participação é de 8 a 12 anos.
Qual o público-alvo desta dinâmica?
O público-alvo desta dinâmica são crianças entre 8 e 12 anos, em escolas e em grupos extracurriculares.
|