Notas de Rodapé |
Lembre-se que, para a elaboração desta dinâmica, é necessário contar com a autorização dos pais e responsáveis dos alunos. Para maior segurança, utilize luvas e óculos de segurança adequ
Explorando o Magnético Tema Estimando Propriedades dos Gases com os Estudantes
Sou uma pedagoga atenciosa, que busca ensinar de forma divertida. Queremos inserir nossos jovens estudantes no fascinante mundo dos gases através da dinâmica Estimando Propriedades dos Gases. Essa atividade tem como objetivo estimar propriedades dos gases através de experiências simples, envolvendo as habilidades que julgamos essenciais para a evolução de nossos alunos. Estamos impressionados com o desempenho deste tema em todas as faixas etárias, desde os 7 até os 18 anos. Nossa atividade tem uma duração de aproximadamente três horas, após as quais nosso objetivo é que nossos estudantes tenham compreendido mais a fundo sobre as propriedades dos gases mediante a experiência prática.
Cremos que, durante a dinâmica Estimando Propriedades dos Gases, nosso alunos aprendem a lidar com conceitos da ciência entre eles a pressão, capacidade volumétrica, massa, temperatura e inércia, entre outros. Aprenderão a identificar as propriedades dos gases associando-as aos experimentos desenvolvidos, bem como descobrirão que essas propriedades variam com a temperatura e pressão.
Por meio desta dinâmica, é possível desenvolver nas nossas crianças a capacidade de ganhar mais confiança na hora de trabalhar em equipe, ao lidar com conceitos da ciência e suas aplicações práticas. Além disso, desenvolvem um espírito científico, pois são estimulados a adotar atitudes como a observação, a tentativa e o erro, o questionamento e o envolvimento emocional na busca de novos conhecimentos e respostas para indagações. Com a dinâmica Estimando Propriedades dos Gases também estimulamos a capacidade de pensar criativamente, gerando novas possibilidades e soluções para situações inesperadas.
Objetivo da Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
A dinâmica Estimando Propriedades dos Gases tem como objetivo principal estimar as propriedades dos gases a partir de experimentos simples. Esta atividade tem o intuito de desenvolver nos nossos estudantes habilidades ligadas ao conhecimento científico, ao trabalho em equipe, à criatividade e à iniciação científica.
Habilidades da Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
Ao participar da dinâmica Estimando Propriedades dos Gases, os alunos desenvolvem habilidades como:
- compreensão das propriedades dos gases;
- manejo de materiais científicos;
- controle da temperatura e pressão para a realização dos experimentos;
- trabalho em equipe;
- pensamento criativo;
- espírito científico;
- argumentação científica; e
- capacidade de pesquisa e formulação de hipóteses.
Local e Faixa Etária para Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
A dinâmica Estimando Propriedades dos Gases pode ser realizada dentro e fora da sala de aula, desde que conte com equipamentos adequados. A faixa etária para a realização desta atividade é de 7 a 18 anos.
Materiais Necessários para a Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
Para realizar a dinâmica Estimando Propriedades dos Gases, é preciso ter a disposição os seguintes materiais:
- Balão(ões) de borracha,
- Gás Carbônico (CO2),
- Água fervente,
- Termômetro,
- Bico Bunsen,
- Resistência,
- Alicate e
- Tigela.
Passo a Passo da Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
- Inicialmente, mostre aos alunos a maneira como os gases se dispersam em um ambiente. Para isso, utilize um bico de bunsen para da saída de gás para o ar, e observe como o gás se espalha ao entrar em contato com os outros gases do ambiente.
- Em seguida, peça aos alunos que em grupos de três a cinco pessoas, realizem os experimentos com o balão de borracha. Oriente-os a aquecer o balão com a resistência e, assim que estiver quente, encha-o com gás carbônico.
- Em seguida, coloque o balão de borracha em uma tigela cheia de água fervente. Peça aos alunos que observem como o balão reage à temperatura e pressão da água quente.
- Agora, peça que comparem a temperatura da água quente com a temperatura ambiente. Observarão que, à medida que a temperatura aumenta, o balão aumenta de tamanho, isso é resultado da pressão dos gases.
- Após alguns minutos, retire o balão de borracha da água quente. O balão de borracha tenderá a diminuir de tamanho. A diminuição de tamanho do balão indica a redução da pressão do gás.
- Assim que todos os alunos estiverem cientes da dinâmica, você pode questionar como a temperatura afeta as propriedades dos gases.
A Lição Pretendida com a Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
A lição pretendida com a dinâmica Estimando Propriedades dos Gases é que o estudante entenda que a pressão dos gases e a temperatura influenciam diretamente as propriedades dos gases.
Dicas para Melhorar a Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
- Use os experimentos como forma de ensino;
- Deixe os estudantes realizarem os experimentos e dialoguem sobre as observações;
- Peça aos alunos para desenvolverem hipóteses que levem ao resultado do experimento;
- Encoraje a discussão e o debate entre os estudantes.
Exemplos de Frases e Orientações
Durante a dinâmica Estimando Propriedades dos Gases, você pode utilizar frases e orientações como:
- “O que acredita que aconteceu quando o balão ficou quente?”
- “O que acontece quando colocamos o balão de borracha quente na água fria?”
- “Vamos comparar a temperatura da água quente com a temperatura ambiente. O que vocês observam diferente com essa comparação?”
Benefícios da Dinâmica Estimando Propriedades dos Gases
- Aprender as propriedades dos gases;
- Desenvolver o trabalho em equipe;
- Ativar o pensamento criativo;
- Estimular o espírito científico;
- Aprender a formular e testar hipóteses; e
- Desenvolver a argumentação científica.
Notas de Rodapé
Nota 1: Lembre-se que, para a elaboração desta dinâmica, é necessário contar com a autorização dos pais e responsáveis dos alunos.
Nota 2: Para maior segurança, utilize luvas e óculos de segurança adequados para realização desta atividade.
FAQ
Pergunta 1: Qual o objetivo da dinâmica Estimando Propriedades dos Gases?
Resposta 1: A dinâmica Estimando Propriedades dos Gases tem como objetivo principal estimar as propriedades dos gases a partir de experimentos simples. Esta atividade tem o intuito de desenvolver nos nossos estudantes habilidades ligadas ao conhecimento científico, ao trabalho em equipe, à criatividade e à iniciação científica.
Pergunta 2: Qual a faixa etária para a realização da dinâmica Estimando Propriedades dos Gases?
Resposta 2: A faixa etária para a realização desta atividade é de 7 a 18 anos.
|