Descubra a História de Nossa Independência: A Dinâmica Exploratória começa aqui!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Descubra como a independência foi conquistada e explore os eventos que levaram à transformação histórica da América Latina: Explorando a Época da Independência.

Explorando a Época da Independência

Característica Descrição
Objetivo Levar os alunos ao encontro do passado do Brasil, aprofundar na Época da Independência de forma lúdica e tasteful.
Habilidades Raciocínio lógico, desenvolvimento da memória, capacidade de pesquisa, habilidade de narrativa, empreendedorismo, colaboração, criatividade e pensamento crítico.
Local e faixa etária Sala de aula, campos de férias, eventos internos, museus e bibliotecas. Direcionada para crianças e jovens entre 9-14 anos.
Materiais necessários Mapa do Brasil, papel colorido, canetas e lápis, giz de cera, imagens de personagens históricos, cartões com nomes de personagens, livros e revistas sobre a história brasileira e cadernos para anotações e desenhos.
Passo a passo Leitura, distribuição de materiais, jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, ditados, desenhos, criação de diários, leitura dos diários.
Lição pretendida Incentivar aos alunos a buscar por conhecimento sobre o Brasil, conhecer e valorizar seu país, a profundidade da cultura brasileira e o esforço de nossos heróis nacionais.
Dicas para melhorar Envolver a turma no planejamento, escolher personagens interessantes, envolver os alunos na escolha dos desenhos, incentivar a conversa, deixar que os alunos criem seus próprios jogos e reservar um tempo para que os alunos compartilhem e leiam diários um do outro.
Exemplos de frases e orientações O que significa a Independência de nosso país? Quem são os personagens que contribuíram para a independência do Brasil? Estamos aqui para relembrar a luta pela independência do nosso país! Vamos conhecer mais sobre os personagens que fizeram parte disso.
Benefícios Aprimora habilidades intelectuais, desenvolve habilidades sociais, linka o conhecimento escolar com o divertido, estimula a pesquisa, a narrativa e o pensamento crítico e valoriza os feitos dos heróis nacionais.
Notas de rodapé Esta dinâmica se baseia no jogo de tabuleiro “Explorando a Época da Independência”, desenvolvido por professores da Universidade Federal do Espírito Santo e tem

Explorando a Época da Independência: Dinâmica Escolar para Crianças e Jovens

Esta dinâmica pretende despertar nos alunos a compreensão e a discussão sobre a fundação do Brasil. O objetivo é erguer a consciência histórica das crianças através do jogo educacional. Esse trabalho utiliza recursos de pesquisa histórica, jogos de tabuleiro, palavras cruzadas, ditados e desenhos para que as crianças possam explorar os feitos de nossos heróis nacionais.

Essa dinâmica escolar tem como público-alvo crianças e jovens entre 9-14 anos. O tempo de duração pode variar de 45 a 90 minutos. Esta atividade é destinada a estimular a curiosidade e a criatividade dos alunos, para que eles possam entender e apreciar a importância dos eventos históricos que contribuíram para a formação do nosso país. Nesse sentido, a dinâmica ensinará aos alunos a valorizar a cultura e a história brasileira.

Ao longo da dinâmica pretende-se que as habilidades dos alunos sejam desenvolvidas. Para isso, a dinâmica trabalhará: o desenvolvimento da atenção, do raciocínio, do empreendedorismo, da colaboração, da criatividade, da capacidade de pesquisa e da memória.

Objetivo da Dinâmica – Explorando a Época da Independência

Esta dinâmica busca levar os alunos ao encontro do passado do Brasil, aprofundar na Época da Independência de forma lúdica e tasteful. Assim, ela promove tanto conhecimento quanto diversão.

Habilidades da Dinâmica – Explorando a Época da Independência

Esta dinâmica permeia as habilidades intelectuais, como o raciocínio lógico, o desenvolvimento da memória, a capacidade de pesquisa e a habilidade de narrativa. Além disso, ela abrange também o desenvolvimento das habilidades sociais, como o empreendedorismo, a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico.

Local e faixa etária para Dinâmica – Explorando a Época da Independência

Esta dinâmica pode ser aplicada em sala de aula, em campos de férias, em eventos internos, em museus e em bibliotecas. Ela é direcionada para crianças e jovens entre 9-14 anos.

Materiais necessários para a Dinâmica – Explorando a Época da Independência

  • Mapa do Brasil
  • Papel colorido
  • Canetas e lápis
  • Giz de cera
  • Imagens de personagens históricos
  • Cartões com nomes de personagens
  • Livros e revistas sobre a história brasileira
  • Cadernos para anotações e desenhos

Passo a passo da Dinâmica – Explorando a Época da Independência

  1. O professor deverá fazer uma leitura sobre a história do Brasil.
  2. Após a leitura, serão distribuídos os materiais para a realização de jogos de tabuleiro sobre a história do Brasil.
  3. Os alunos deverão trabalhar em grupo para criar palavras cruzadas e ditados sobre personagens históricos.
  4. Em seguida, serão apresentados desenhos feitos com giz para representar cada personagem.
  5. Os alunos deverão dividir-se em times para jogar os jogos de tabuleiro.
  6. Os alunos deverão escrever um diário para descrever tudo o que aprenderam durante a dinâmica.
  7. O professor deverá ler os diários e escolher alguns para exibição.

Lição Pretendida – Explorando a Época da Independência

Esta dinâmica pretende incentivar aos alunos a buscar por conhecimento sobre o Brasil. É uma oportunidade para que eles conheçam e valorizem seu país, a profundidade da cultura brasileira e o esforço de nossos heróis nacionais. Além disso, essa dinâmica também os ajudará a entender a história do Brasil de maneira divertida e criativa.

Dicas para melhorar a Dinâmica – Explorando a Época da Independência

  • Envolva a turma no planejamento dos jogos e dos diários
  • Escolha personagens históricos que sejam interessantes e divertidos para os alunos
  • Envolva os alunos na escolha dos desenhos para o giz de cera
  • Incentive a conversa entre os alunos
  • Deixe que os alunos criem seus próprios jogos
  • Reserve um tempo para que os alunos compartilhem e leiam diários um do outro

Exemplos de frases e orientações – Explorando a Época da Independência

Orientação: O que significa a Independência de nosso país? Quem são os personagens que contribuíram para a independência do Brasil?

Frase: Estamos aqui para relembrar a luta pela independência do nosso país! Vamos conhecer mais sobre os personagens que fizeram parte disso.

Benefícios da Dinâmica – Explorando a Época da Independência

Esta dinâmica tem diversos benefícios para as crianças:

  • Aprimora habilidades intelectuais
  • Desenvolve habilidades sociais
  • Linka o conhecimento escolar com o divertido
  • Estimula a pesquisa, a narrativa e o pensamento crítico
  • Valoriza os feitos dos heróis nacionais

Notas de Rodapé – Explorando a Época da Independência

Esta dinâmica se baseia no jogo de tabuleiro “Explorando a Época da Independência”, desenvolvido por professores da Universidade Federal do Espírito Santo e tem a finalidade de educar as crianças sobre a história do Brasil.

FAQ – Explorando a Época da Independência

Quais são os personagens históricos abordados na dinâmica?

Os personagens históricos abordados na dinâmica são: Dom Pedro I, Tiradentes, José Bonifácio, Tereza de Benguela, entre outros.

Quais são os principais benefícios desta dinâmica?

Esta dinâmica tem diversos benefícios para as crianças: ela aprimora habilidades intelectuais, desenvolve habilidades sociais, linka o conhecimento escolar com o divertido, estimula a pesquisa, a narrativa, o pensamento crítico e valoriza os feitos dos heróis nacionais.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também