Benefícios |
Desenvolvimento de habilidades cognitivas para
Explorando as Raízes: Dinâmica Escolar
Através desta dinâmica escolar, nossa missão é permitir que jovens na faixa dos 10 aos 16 anos, explorem suas próprias raízes, ao adquirirem conceitos e conhecimentos importantes a partir de sua comunidade e do meio ambiente. Esta dinâmica possui um tempo de duração de aproximadamente duas horas, durante as quais os alunos desenvolverão habilidades cognitivas e interpessoais, assim como, obterão novas informações e compreensões.
Ao explorarem as raízes de sua vida e de seu lugar de origem, os alunos desenvolverão o senso de identidade e cultura, assim como conhecerão de forma lúdica e criativa o que é importante para os que os rodeiam, dando efetivo sentido às suas vidas. Acima de tudo, perscrutarão sobre o significado de ser parte de uma comunidade e assim desenvolverão habilidades que serão importantes no seu futuro.
Ao final da dinâmica, a lição pretendida para os alunos é que conhecer e compreender as suas raízes possibilitará a eles encontrar novos caminhos, assim como estabelecer as suas próprias prioridades. É importante que a dinâmica possibilite aos alunos compreenderem de forma mais profunda o lugar onde vivem, como parte de um meio maior, e que esteja apta a responder às mudanças na sua comunidade.
Objetivo da Dinâmica: Explorando as Raízes
A dinâmica Explorando as Raízes tem o objetivo de permitir que o aluno conheça melhor a sua comunidade e compreenda suas raízes, assim como adquirir um novo conjunto de informações e habilidades, por meio de atividades lúdicas, criativas e significativas. Ao refletir e estabelecer conexões, o aluno desenvolverá o senso de identidade e experimentará o sentido de pertencimento.
Habilidades da Dinâmica:
A dinâmica desenvolverá a curiosidade, a abertura de mente, a concentração e a atenção, a expressão diante dos desafios, a tomada de decisão, a comunicação e a capacidade de trabalho em equipe entre os alunos.
Local e Faixa etária para Dinâmica
A dinâmica Explorando as Raízes deverá ser realizada em locais de fácil acesso, como parques ou espaços abertos. O ideal é que os alunos sejam na faixa etária dos 10 aos 16 anos.
Materiais necessários para a dinâmica:
- Caderno ou bloco e lápis para cada membro do grupo;
- Um computador com internet access;
- Folhas de papel sulfite;
- Marcadores;
- Cartolina e outros materiais de artesanato;
- Mapas locais;
- Impressos e mídia digital.
Passo a Passo da Dinâmica: Explorando as Raízes
- Explicação do tema e orientação dos alunos;
- Realização de um exercício de coleta de informação, em pequenos grupos, em que os alunos deverão caminhar, interagir e observar o que o local oferece;
- Divisão de tarefas no grupo com a finalidade de realizar a investigação sobre os assuntos relacionados à atividade;
- Identificação dos pontos importantes por meio de representações gráficas;
- Definição das lições importantes a serem aprendidas;
- Realização de expressões criativas por meio de artesanatos, músicas ou pequenos filmes.
Lição Pretendida: Explorando as Raízes
A lição pretendida é que, ao conhecerem suas raízes, os alunos se tornem mais conscientes sobre suas próprias vidas, assim como, conheçam melhor as pessoas e o lugar onde vivem. É importante que desenvolvam uma perspectiva mais ampla e que assumam a responsabilidade de lidar com os desafios que a vida lhes apresentará.
Dicas para Melhorar a Dinâmica: Explorando as Raízes
Algumas dicas para melhorar a dinâmica são:
- Permitir que os alunos explorem independemente;
- Criar um ambiente descontraído para que os alunos possam expressar suas próprias opiniões;
- Incentivar o senso de responsabilidade e o interesse;
- Inserir perguntas abertas para que os alunos possam explorar e obter novos insights;
- Promover a troca de experiências e conhecimentos entre alunos;
- Criar um espaço para que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam;
- Oferecer orientações e feedbacks para que os alunos possam melhorar suas habilidades.
Exemplos de Frases e Orientações
Exemplos de frases e orientações para usar durante a dinâmica:
- Podemos aprender diversas coisas do nosso meio ambiente e da nossa comunidade;
- Todos nós fazemos parte de uma comunidade e temos responsabilidades;
- Vamos explorar o lado criativo de cada um;
- O que é importante para você?
- Vamos compartilhar nossas descobertas!
- O que você compreendeu?
Benefícios da Dinâmica: Explorando as Raízes
Essa dinâmica oferece diversos benefícios:
- Desenvolvimento de habilidades cognitivas para lidar com novos desafios;
- Aumento da consciência de si e de seu ambiente;
- Aquisição de novas informações e conhecimentos;
- Aprendizagem de novas habilidades;
- Desenvolvimento da curiosidade, da abertura de mente e da consciência;
- Desenvolvimento do senso de responsabilidade;
- Aprendizagem de como lidar com o novo;
- Exploração da criatividade e da expressão;
- Desenvolvimento de habilidades para trabalhos em equipe;
- Permitir aos alunos refletirem como parte de uma comunidade e assim, desenvolverem sua identidade.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica é indicada para ensinar a valorizar a diversidade e a experiência de que fazem parte de uma comunidade, permitindo assim que os alunos desenvolvam habilidades para lidar com novos desafios.
FAQ
Quais são os materiais necessários para esta dinâmica?
Os materiais necessários para esta dinâmica são: caderno ou bloco e lápis para cada membro do grupo, um computador com internet access, folhas de papel sulfite, marcadores, cartolina e outros materiais de artesanato, mapas locais, impressos e mídia digital.
Quais são os benefícios desta dinâmica?
Os benefícios desta dinâmica são: desenvolvimento de habilidades cognitivas para lidar com novos desafios, aumento da consciência de si e de seu ambiente, aquisição de novas informações e conhecimentos, aprendizagem de novas habilidades, desenvolvimento da curiosidade, abertura de mente e da consciência, desenvolvimento do senso de responsabilidade, aprendizagem de como lidar com o novo, exploração da criatividade e da expressão, desenvolvimento de habilidades para trabalhos em equipe e permitir que os alunos reflitam como parte de uma comunidade e assim, desenvolverem sua identidade.
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