Descubra o segredo da beleza com a arte da maquiagem! Fazendo maquiagem vai te ajudar a criar o look perfeito para qualquer ocasião.
Fazendo maquiagem
Característica | Parâmetro |
---|---|
Público-alvo | Jovens com faixa etária entre 10 e 14 anos |
Duração | 45 minutos a 1 hora |
Local | Salas de aula, consultórios escolares e demais ambientes escolares |
Materiais Necessários | Pincéis para maquiagem, cosméticos e acessórios para maquiagem, cotonetes, e luvas descartáveis |
Habilidades Desenvolvidas | Identificar os materiais necessários para a maquiagem, compreender as técnicas básicas de maquiagem, aplicar as técnicas de maquiagem de maneira criativa e segura, criar diferentes combinações e criar looks exclusivos. |
Lição Pretendida | Despertar nos alunos o interesse por habilidades artísticas ao experimentarem a maquiagem como uma forma de expressão corporal, compreender o conceito de composição, harmonia de cores e proporções ao selecionarem e aplicarem os produtos de maquiagem corretamente, incentivar os alunos a cuidarem de si mesmos e se orgulharem do resultado de sua criatividade. |
Benefícios | Explorar a maquiagem como uma forma de expressão corporal, desenvolvendo técnicas criativas e adquirindo ferramentas para a tomada de decisões em relação a seus cuidados pessoais, estimular o autocuidado e a autoestima, promover interação social e responsabilidade. |
Fazendo maquiagem: Uma dinâmica escolar para desenvolver habilidades
Esta dinâmica escolar, desenvolvida com o objetivo de despertar o interesse por habilidades artísticas nos alunos, é uma ótima maneira de incentivá-los a alcançar níveis de consciência corporal e autocuidado. Esta atividade tem como público-alvo jovens com faixa etária entre 10 e 14 anos e tem a duração de 45 minutos a 1 hora. O objetivo da dinâmica é estimular os alunos a desenvolverem sua criatividade ao experimentarem a maquiagem como uma forma de expressão corporal.
Durante essa dinâmica escolar, os alunos serão capazes de realizar de maneira prática, as diferentes possibilidades de maquiagem. Eles poderão escolher os produtos corretos para criar os efeitos desejados, além de compreender os conceitos de composição, harmonia de cores e proporções. Os alunos sentirão a sensação de cuidar de si mesmos e se orgulharão do resultado da sua criatividade.
Essa dinâmica escolar levará em consideração as habilidades desenvolvidas pelos alunos, focando nos seguintes aspectos:
Habilidades da Dinâmica
- Identificar os materiais necessários para a maquiagem
- Compreender as técnicas básicas de maquiagem
- Aplicar as técnicas de maquiagem de maneira criativa e segura
- Criar diferentes combinações e criar looks exclusivos
Local e Faixa Etária
Esta dinâmica é destinada a alunos de 10 a 14 anos, em salas de aula, consultórios escolares e demais ambientes escolares.
Materiais Necessários
- Pincéis para maquiagem
- Cosméticos e acessórios para maquiagem
- Cotonetes
- Luvas descartáveis
Passo a Passo
- Explicar ao grupo de alunos o objetivo da dinâmica, que é desenvolver habilidades em maquiagem.
- Explicar o passo a passo da maquiagem e mostrar alguns exemplos.
- Fornecer os materiais necessários para a execução da dinâmica.
- Divulgar os produtos e acessórios de maquiagem e orientar como usá-los de acordo com as diferentes necessidades.
- Orientar os alunos sobre as técnicas de maquiagem para cada parte do rosto e dos lábios, como glitters, delineador, sombras, iluminador, primer, máscaras e rímel.
- Encorajar os alunos a experimentarem diferentes looks e compartilharem a experiência entre os colegas.
- Apresentar os benefícios da maquiagem para o autocuidado e a autoestima.
- Discutir a responsabilidade de seguir as orientações de uso dos produtos para evitar problemas de pele.
- Orientar a não aplicação dos produtos nos olhos.
- Concluir a dinâmica com um momento de reflexão sobre a importância do cuidado com a própria aparência.
Lição Pretendida
Essa dinâmica escolar tem como objetivo principal despertar nos alunos o interesse por habilidades artísticas ao experimentarem a maquiagem como uma forma de expressão corporal. Além disso, os alunos compreenderão o conceito de composição, harmonia de cores e proporções ao selecionarem e aplicarem os produtos de maquiagem corretamente. Por fim, a dinâmica pretende incentivar os alunos a cuidarem de si mesmos e se orgulharem do resultado de sua criatividade.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
- Recomendar que os alunos levem seus próprios materiais de maquiagem se possível.
- Criar tempos de discussão antes e depois da atividade.
- Apresentar exemplos de frases e orientações para serem utilizadas no momento da dinâmica, como: “Esse look ficou sensacional!”, “Imagina o que você ainda pode criar?”, “Eu adoro o modo como você escolheu essa cor!”, entre outras.
- Acompanhar os alunos ao longo da dinâmica, oferecendo iniciativas que os estimulem a desenvolver sua criatividade.
- Entregar uma carta de conclusão aos alunos, reconhecendo sua criatividade e participação.
Benefícios da Dinâmica
Essa dinâmica oferece diversos benefícios para os alunos. Eles aprenderão a explorar a maquiagem como uma forma de expressão corporal, desenvolvendo técnicas criativas e adquirindo ferramentas para a tomada de decisões em relação a seus cuidados pessoais. Além disso, a dinâmica estimula o autocuidado e a autoestima dos alunos, além de promover interação social e responsabilidade.
Notas de Rodapé
É importante lembrar que para realizar esta dinâmica é necessário cumprir todas as orientações sobre uso dos produtos. A supervisão do profissional responsável é necessária para manter o bom andamento da atividade e garantir a segurança de todos os alunos.
FAQ
A maquiagem realmente ajuda os alunos a desenvolver habilidades?
Sim. Esta dinâmica escolar tem o objetivo de ajudar os alunos a desenvolver habilidades artísticas ao experimentarem a maquiagem como uma forma de expressão corporal.
Quais os materiais necessários para esta dinâmica?
Para esta dinâmica são necessários os seguintes materiais: pincéis para maquiagem, cosméticos e acessórios para maquiagem, cotonetes, e luvas descartáveis.