:
Você ainda não experimentou as emoções de escalar uma montanha? Então venha conhecer o novo desafio de Frações na Montanha! Desvende os mistérios da matemática enquanto escalas os desafios das frações e descobre como se tornar o melhor escalador de montanhas!
Frações na montanha
Parâmetro | Descrição |
---|---|
Faixa etária | 7 a 12 anos |
Duração | 25 minutos |
Ambiente | Propício, com boa estrutura física e anteparos |
Materiais | 30 cartões coloridos, canetas de ponta dupla, papel, grade de quadrantes |
Objetivo | Ensinar a somar frações equivalentes |
Habilidades | Trabalho em grupo, planejamento, raciocínio lógico, aplicação da matemática no dia a dia, persistência |
Lição | Somar as diferenças e chegar a um resultado maior, encontrando o equilíbrio |
Benefícios | Trabalho em grupo, senso de comunidade, espírito de colaboração, amor pelo aprendizado |
Descobrindo Frações na montanha com alegria!
Neste artigo, vou guiar vocês pelos desafios de entender e aplicar as frações de modo divertido, através da atividade Frações na montanha. Através dessa dinâmica, o objetivo é ensinar sobre frações para crianças em idade escolar (faixa etária entre 7 e 12 anos) e, ao mesmo tempo, incentivá-las a interagirem entre si para alcançar um resultado comum. A dinâmica tem uma duração de aproximadamente 25 minutos e pretende que os participantes concluam a tarefa somando os resultados das frações para se chegar a um resultado coletivo em grupo.
Vejamos o que é necessário para se realizar a atividade. Primeiramente, vamos falar sobre o espaço e a faixa etária necessários para sua realização. A dinâmica é um ótimo recurso para crianças entre 7 e 12 anos de idade. É necessário um ambiente propício, que possui boa estrutura fisica e anteparos que impeçam a visualização de outros grupos, que podem prejudicar a concentração.
Na sequência, é necessário ter alguns materiais para realizar a dinâmica. Eles são:
- 30 cartões coloridos em que cada um possui uma fração de 1/2, 1/3, 1/4, 1/5 ou 1/6.
- Canetas de ponta dupla e papel para cada aluno, para que possam escrever as frações, usando o método de frações equivalentes.
- Uma grade de quadrantes, para que seja formada a “montanha” com a soma das frações.
Objetivo da dinâmica Frações na montanha
O objetivo principal da dinâmica é ensinar a somar frações equivalentes, de modo divertido e desafiador.
Habilidades envolvidas na dinâmica
Durante a dinâmica Frações na montanha, diversas habilidades são trabalhadas, como: trabalho em grupo, planejamento, raciocínio lógico, aplicação da matemática no dia a dia, além da persistência, pois a montanha só será concluída com todos os grupos trabalhando unidos.
Passo a passo da dinâmica Frações na montanha
- Organize os alunos em grupos.
- Divide a folha de papel em três partes iguais para cada aluno.
- Explique a dinâmica e as regras.
- Separe os cartões coloridos dobrados em frações.
- Coloque a grade de quadrantes no meio.
- Os alunos devem sortear seus cartões simultaneamente.
- Ao mesmo tempo, todos devem escrever a fração equivalente.
- Quando os cartões forem todos escritos, comecem a montar as “montanhas” usando os quadrantes.
- Juntem as partes para que todos os grupos formem a “montanha”.
- Por fim, façam o conto da montanha e agradeçam suas realizações.
A lição pretendida com Frações na montanha.
Através da dinâmica Frações na montanha, os alunos podem aprender a somar frações equivalentes e terem melhor compreensão do que é uma fração. Ao se unirem para a construção da montanha, eles compreendem que é possível somar as diferenças e chegar a um resultado maior, e percebem que na soma de tudo, encontramos o equilíbrio.
Dicas para melhorar a dinâmica.
Uma maneira interessante de melhorar a dinâmica Frações na Montanha é que os alunos utilizem os cartões para formar as frases. Por exemplo, ao invés de escrever “meio”, “três quartos”, eles poderão completar a frase: “Meio é igual a dois quartos”, e assim por diante. Outra forma de realizar a dinâmica com mais diversão é que os alunos formem as montanhas com diversos objetos de diversas cores, como copos, garrafas, caixinhas, etc.
Exemplos de frases e orientações.
- “Formem grupos para fazer o desafio!”
- “Reescrevam as frações mencionadas nos cartões de forma equivalente.”
- “Observem como os cartões, ao serem somados, formam a montanha.”
- “Em grupo, complete a montanha da melhor forma que conseguir”.
Benefícios da dinâmica Frações na montanha.
Durante a realização desta atividade, além de aprender sobre a soma de frações equivalentes, os alunos também aprendem a trabalhar em grupo e a se divertir ao mesmo tempo, promovendo o senso de comunidade, o espírito de colaboração e o amor pelo aprendizado.
Notas de rodapé
Esta dinâmica também pode ser realizada com outros números para que os alunos possam entender outros conceitos, como somar frações com denominadores diferentes.
FAQ
Como a dinâmica Frações na montanha ensina matemática?
A dinâmica Frações na montanha ensina matemática de forma divertida e desafiadora, ensinando a somar frações equivalentes e a ter um melhor entendimento do que é uma fração.
Qual é a faixa etária para a dinâmica?
A dinâmica é ideal para crianças entre 7 e 12 anos de idade.
Quanto tempo leva para a conclusão da atividade?
A dinâmica tem uma duração aproximada de 25 minutos.