Descubra Como Turbinar Seu Desempenho em Frações Com O Submarino!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Descubra o mundo das frações no submarino! Aprenda a dividir e a multiplicar facilmente e desvende os segredos das frações. Não perca a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos em frações!

Frações no submarino

Navegando por Frações no submarino

Desbravar os mares da matemática nunca foi tão divertido e fascinante. A dinâmica Frações no submarino, proporciona aos alunos momentos mágicos e lúdicos para compreender melhor os conceitos matemáticos, como a parte inteira e as frações. As crianças entre 8 e 10 anos de idade têm oportunidade de navegar, vestindo-se de capitão, durante aproximadamente 25 minutos. Dentro desse submarino, as turmas podem trabalhar, praticando operações matemáticas, tais como: dividing, multiplicando, somando e subtraindo.

Com a dinâmica, temos o objetivo de aprimorar os conhecimentos matemáticos com o ensinamento sobre frações dos alunos. Frações, que quando entendidas de forma correta, tornam o ensino e aprendizagem mais fácil. A dinâmica é oferecida a estudantes do Ensino Fundamental que ainda confrontam dificuldades para compreender tais conceitos matemáticos.

A proposta de Frações no submarino ensina através da experiência e proporciona aos alunos aprendizado significativo. Aborda habilidades importantes para a vida e nos deixa como lição para nunca pararmos de aprender.

Objetivo da dinâmica Frações no submarino

A dinâmica tem o objetivo de trazer para a sala de aula os conceitos matemáticos necessários para desenvolver os conhecimentos tanto da parte inteira, quanto das frações. Deve ser praticado na sala de aula ou em outro ambiente onde se possa se sentir submerso.

Habilidades da dinâmica

As habilidades abordadas na dinâmica são: a leitura, a interpretação e a resolução de questões envolvendo as frações. Além disso, é desenvolvido o trabalho em grupo e a oralidade, aprendendo a se expressar com propriedade.

Local e faixa etária para a dinâmica

A dinâmica Frações no submarino é indicada para alunos entre 8 e 10 anos de idade, que estudam o Ensino Fundamental, com tempo médio de 25 minutos.

Materiais necessários para a dinâmica

Os materiais necessários para a dinâmica Frações no submarino são:

  • Uma sala ou outro ambiente submerso;
  • Bússola de brinquedo;
  • Livros de matemática;
  • Um cartaz representativo da experiência;
  • Bloco de anotações;
  • Desenhos de animais marinhos;
  • Fichas de raciocínio lógico;

Passo a passo da dinâmica Frações no submarino

  1. Introduzir o tema da dinâmica, falando sobre o que é o submarino e os animais que podem ser encontrados lá;
  2. Divulgar o cartaz;
  3. Distribuir o material necessário para cada aluno, entregando livros de matemática, blocos de anotação e as fichas de raciocínio lógico;
  4. Explicar como utilizar as bússolas;
  5. Organizar os alunos em grupos de 5 pessoas;
  6. Explicar as regras do jogo;
  7. Iniciar o jogo;
  8. Os grupos devem realizar os desafios propostos;
  9. Ao final, os cálculos realizados são avaliados pelos alunos;
  10. Discutir os resultados;
  11. Elaborar perguntas para os alunos responderem;
  12. Avaliar o desempenho dos alunos;
  13. Realizar um momento de descontração e descanso;
  14. Encerrar a dinâmica;

Lição pretendida com Frações no submarino

A lição pretendida com Frações no submarino é que os alunos percebam que:

  • A parte pode ser dividida em partes inteiras ou frações.
  • As frações possuem denominador, numerador e são representadas por um número.
  • As operações matemáticas são importantes para realização de cálculos.

Dicas para melhorar a dinâmica

Para melhorar a dinâmica e aprimorar aos conhecimentos dos alunos, sugiro que seja proporcionado à eles:

  • A aplicação do jogo em outros ambientes;
  • A realização de discussões acerca dos raciocínios matemáticos;
  • A elaboração de atividades divertidas após o jogo;
  • A encenação de situações do cotidiano que envolvam frações;
  • Treinos de fazer cálculos com as frações.

Exemplos de frases e orientações

Durante a dinâmica, sugiro que sejam proferidas frases para motivar os alunos, como por exemplo:

  • “Pense no que acabou de fazer!”
  • “Como você resolveu essa fração?”
  • “Vamos separar os animais por frações?”
  • “Juntem suas partes inteiras e façam frações!”

Benefícios da dinâmica

A dinâmica Frações no submarino traz inúmeros benefícios tanto para o professor, quanto para os alunos, pois:

  • O professor tem oportunidade de ensinar com facilidade;
  • Os alunos aprendem de forma lúdica e descontraída;
  • Aplicam os conceitos matemáticos com segurança;
  • Melhoram a compreensão do tema estudado;
  • Aumentam a consciência dos números.

Notas de rodapé

Após a dinâmica, sugiro a execução de novas atividades para fixar os conhecimentos que foram adquiridos.

FAQ

Qual o objetivo da dinâmica?

A dinâmica tem o objetivo de trazer para a sala de aula os conceitos matemáticos necessários para desenvolver os conhecimentos tanto da parte inteira, quanto das frações.

Qual a faixa etária da dinâmica?

A dinâmica Frações no submarino é indicada para alunos entre 8 e 10 anos de idade, que estudam o Ensino Fundamental, com tempo médio de 25 minutos.

Quais são as habilidades abordadas na dinâmica?

As habilidades abordadas na dinâmica são: a leitura, a interpretação e a resolução de questões envolvendo as frações. Além disso, é desenvolvido o trabalho em grupo e a oralidade, aprendendo a se expressar com propriedade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Característica Parâmetro
Objetivo Aprimorar os conhecimentos matemáticos com o ensinamento sobre frações dos alunos.
Habilidades Leitura, interpretação, resolução de questões envolvendo frações, trabalho em grupo e oralidade.
Local e faixa etária Alunos entre 8 e 10 anos de idade, Ensino Fundamental, 25 minutos.
Materiais necessários Sala ou outro ambiente submerso, bússola de brinquedo, livros de matemática, cartaz, bloco de anotações, desenhos de animais marinhos e fichas de raciocínio lógico.
Lição pretendida A parte pode ser dividida em partes inteiras ou frações, as frações possuem denominador, numerador e são representadas por um número, as operações matemáticas são importantes para realização de cálculos.
Dicas para melhorar a dinâmica Aplicação do jogo em outros ambientes, discussões acerca dos raciocínios matemáticos, atividades divertidas, encenação de situações do cotidiano que envolvam frações e treinos de fazer cálculos com as frações.
Exemplos de frases e orientações “Pense no que acabou de fazer!”, “Como você resolveu essa fração?”, “Vamos separar os animais por frações?”, “Juntem suas partes inteiras e façam frações!”
Benefícios da dinâmica Professor tem oportunidade de ensinar com facilidade, alunos aprendem de forma lúdica e descontraída, aplicam os conceitos matemáticos com segurança, melhoram a compreensão do tema estudado e aumentam a consciência dos números.
Notas de rodapé Execução de novas atividades para fixar os conhecimentos adquiridos.
FAQ Qual o objetivo da dinâmica? Aprimorar os conhecimentos matemáticos com o ensinamento sobre frações dos alunos. Qual a faixa etária da dinâmica? Alunos entre 8 e 10 anos de idade, Ensino Fundamental, 25 minutos. Quais são as habilidades abordadas na dinâmica? Leitura, interpretação, resolução de questões envolvendo frações, trabalho em grupo e oralidade.