“Descubra a História por Movimentos – Uma jornada pela passagem do tempo, explorando momentos marcantes da história mundial.”
História por Movimentos
Parâmetro | Descrição |
---|---|
Objetivo | Ampliar a cultura geral dos alunos ao envolvê-los em jogos de memória e movimentos corporais. |
Habilidades | Memória auditiva, visual, corporal, raciocínio lógico. |
Local | Sala de aula equipada com carteiras e computadores, auditório, recinto de festa, parque, salas menores. |
Materiais | Posters ou banners, cartolina colorida, cola, caixa de música. |
Faixa etária | Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Fundamental. |
Duração | De 40 minutos a 1 hora. |
Lição | Lembrar e compreender fatos importantes da História mundial e brasileira, além de incentivar a interação e cooperação entre os estudantes. |
Descobrindo História por Movimentos
A dinâmica História por Movimentos é uma atividade lúdica destinada aos alunos da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Fundamental. Sua duração costuma ser de 40 minutos a 1 hora, e seu objetivo é ampliar a cultura geral dos alunos ao envolvê-los em jogos de memória e movimentos corporais. Com esse intuito, é possível desenvolver habilidades lúdicas e cognitivas.
História por Movimentos é uma atividade em que cada aluno é incentivado a explorar seu próprio conhecimento sobre diferentes assuntos. Os participantes formam grupos e cada um tem a tarefa de contar um pouco de suas experiências e aplicar interpretações diferentes a partir de conceitos específicos da história.
Assim, contando com um ambiente lúdico, os participantes se envolvem nos exercícios montados pelo educador que os guiará no decorrer da atividade. Descobrir a história por movimentos traz um aprendizado significativo e se torna também um meio para incentivar a interação e a cooperação entre os estudantes.
Objetivo da dinâmica História por Movimentos
A ideia da dinâmica é realizar uma série de atividades lúdicas para que os alunos relembrem fatos importantes da História brasileira e mundial. É também uma oportunidade de incentivar o diálogo entre os participantes e desenvolver habilidades cognitivas relacionadas à memória.
Habilidades da dinâmica
Durante a dinâmica serão abordadas habilidades relacionadas ao raciocínio e à memória, tais como:
- Memória auditiva: ao serem apresentadas palavras, frases, perguntas e respostas, os alunos precisam memorizá-las
- Memória visual: a lembrar palavras, frases e respostas após vê-las escritas ou impressas em banners
- Memória corporal: quando lembram e repetem movimentos, posturas e coreografias
- Raciocínio lógico: ao buscar a resposta certa para as perguntas relacionadas a fatos da História
Local e faixa etária para dinâmica
A dinâmica História por Movimentos é indicada para crianças da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Fundamental. O local adequado é uma sala de aula equipada com carteiras e computadores, porém também pode ser realizada em outros espaços, como um auditório, recinto de festa, parque e até mesmo em salas menores, desde que conte com espaço para qualquer número de jogadores.
Materiais necessários para a dinâmica
Para realizar a dinâmica História por Movimentos, é necessário:
- Uma grande quantidade de posters ou banners com diferentes palavras e frases relacionadas a fatos da História.
- Cartolina colorida.
- Cola.
- Uma caixa de música.
Passo a passo da dinâmica História por Movimentos
- O educador explica aos alunos que a dinâmica tem como tema a História e que eles precisarão usar sua memória para responder às perguntas.
- Em seguida, são distribuídos os banners com palavras e frases relacionadas a fatos da História para que os alunos possam lê-los.
- Os alunos são divididos em grupos e cada um é então convidado a contar sobre um fato histórico que lembre.
- Posteriormente, cada um dos grupos fará uma coreografia, usando palavras e frases da História para contar suas histórias.
- Cada grupo deverá começar com uma postura e, utilizando diferentes movimentos, contar uma história sobre o fato citado.
- Todos os alunos também são convidados a usar a cartolina colorida para criar um poster relacionado ao fato citado, juntos.
- Por fim, o educador deverá explicar a lição que se pretende tirar com a dinâmica.
Lição pretendida com História por Movimentos
A finalidade da dinâmica é que os alunos lembrem e compreendam fatos importantes da História mundial e brasileira, além de incentivar a interação e cooperação entre os estudantes. Além disso, essa atividade permite aos alunos aprimorar habilidades lúdicas e cognitivas relacionadas ao raciocínio e à memória.
Dicas para melhorar a dinâmica
Para melhorar a dinâmica, é importante que o professor faça uma boa preparação, escolhendo os fatos históricos mais importantes e montando com antecedência banners, posters e outros materiais necessários. Além disso, o professor pode criar posturas e coreografias diferentes para que os alunos possam praticar seus movimentos.
Exemplos de frases e orientações
Durante a dinâmica, é importante que o professor incentive os alunos a se expressarem livremente e a interagirem entre si. Para isso, algumas frases e orientações que podem ser usadas durante a dinâmica são:
- “Vamos criar nossos próprios movimentos!”
- “Estamos contando uma história – quem sabe mais fatos sobre ela?”
- “Vamos nos ajudar uns aos outros!”
- “Vamos todos praticar os nossos movimentos!”
Benefícios da dinâmica
A dinâmica História por Movimentos possibilita aos alunos desenvolver habilidades lúdicas e cognitivas relacionadas ao raciocínio e à memória, além de ampliar seu conhecimento sobre fatos da História.
FAQs:
Qual o tema da dinâmica História por Movimentos?
A dinâmica História por Movimentos tem como tema principal a História brasileira e mundial.
Qual a faixa etária indicada para realizar a dinâmica?
A dinâmica é indicada para crianças da Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Fundamental.
Quanto tempo dura a dinâmica?
Geralmente, a dinâmica dura de 40 minutos a 1 hora.