Descubra os Segredos que Estão Escondidos na Nossa História Constitucional!

Descubra as fascinantes Histórias da Constituição do Brasil e veja como ela moldou o país desde 1824. Uma verdadeira jornada de descoberta para os amantes da história!

Histórias da Constituição

Parâmetro Descrição
Objetivo Auxiliar as crianças a compreenderem o significado e a importância da Constituição, a partir de uma viagem teatral e musical pela história do Brasil.
Habilidades Trabalho em equipe, colaboração, memória e respeito aos limites e direitos de cada um.
Local e faixa etária Sala de aula com alunos entre 8 e 16 anos, com um mínimo de 10 participantes até um máximo de 40.
Materiais necessários Cadernetas, figurinos, fitas de tecido, livros, roupas de época, músicas de cariz histórico, adereços relacionados à época, jornais antigos e instrumentos musicais.
Passo a passo O professor deve explicar aos alunos a dinâmica que será realizada, instruindo para que eles estejam ativamente envolvidos. Os alunos devem se dividir em dois grupos para encenar uma guerra entre dois exércitos, com cada um empunhando uma das “bandeiras” das duas tropas. Ao longo da narrativa, o professor explicará sobre os poderes constituintes, consolidando os conteúdos do projeto. Após a conclusão da narrativa, os alunos devem realizar um jogo para testar o conhecimento que adquiriram durante a dinâmica. Por fim, para concluir a dinâmica, o professor deve realizar uma demonstração de como foi o processo de redação da Constituição, mostrando livros e jornais antigos.
Lição pretendida Através desta dinâmica, as crianças compreendem que a Constituição é um documento pertinente ao Estado Democrático, que regulamenta direitos e deveres dos cidadãos, os quais devem ser respeitados.
Dicas para melhorar Para melhorar esta dinâmica, é importante que os alunos estejam bem preparados com antecedência, de modo a entender como eles serão inseridos na narrativa. Além disso, o professor deve usar figuras, vídeos e músicas para ilustrar o processo de redação da Constituição.
Exemplos de frases e orientações Durante a dinâmica, o professor deve conduzir a interação entre os participantes, incentivando que eles façam perguntas e ofereça conselhos a todos. Por exemplo: “Vamos juntos descobrir as Histórias da Constituição!”; “Você consegue fazer isso!”; “Vamos nos unir para criar um novo mundo em que todos sejam res

Descubra as Histórias da Constituição: Uma Dinâmica para Contar a Revolução

Explorar o passado é importante para entender e refletir sobre o presente. Por isso, quero convidar-lhes para uma viagem através do tempo e descobrir as Histórias da Constituição. Esta dinâmica reúne as crianças de 8 a 16 anos por meio de uma narrativa lúdica, para que elas possam compreender o processo historial e politico que norteou a Revolução Brasileira.

A dinâmica Histórias da Constituição tem a duração aproximada de 20-30 minutos, e busca a participação ativa das crianças, a fim de estimular novas formas de aprendizado e apresentar desafios que expandam as fronteiras da sua curiosidade.

Este projeto tem como objetivo aprimorar a conscientização dos alunos para com as leis que os regulam, fomentando o espírito cidadão. Com o uso de jogos, canções, poesias e frases curiosas, as crianças mergulham na cultura Brasileira e descobrem como foi a formação da Constituição.

Objeto da Dinâmica Histórias da Constituição

O objetivo desta dinâmica é auxiliar as crianças a compreenderem o significado e a importância da Constituição, a partir de uma viagem teatral e musical pela história do Brasil.

Habilidades da Dinâmica Histórias da Constituição

Durante a dinâmica, as crianças desenvolvem as seguintes habilidades: trabalho em equipe, colaboração, memória e respeito aos limites e direitos de cada um.

Local e Faixa Etária da Dinâmica Histórias da Constituição

A Dinâmica Histórias da Constituição é indicada para alunos entre 8 e 16 anos, em sala de aula com um mínimo de 10 participantes até um máximo de 40.

Materiais Necessários para a Dinâmica Histórias da Constituição

  • Cadernetas para conter os materiais
  • Figurinos para cada personagem
  • Fitas de tecido, que serão as “bandeiras” dos exércitos
  • Livros para retratar o processo de redação da Constituição
  • Roupas de época
  • Músicas de cariz histórico
  • Adereços que remetam à epoca
  • Jornais antigos
  • Instrumentos musicais

Passo a Passo da Dinâmica Histórias da Constituição

  1. O professor deve explicar aos alunos a dinâmica que será realizada, instruindo para que eles estejam ativamente envolvidos.
  2. Os alunos devem se dividir em dois grupos para encenar uma guerra entre dois exércitos, com cada um empunhando uma das “bandeiras” das duas tropas.
  3. Ao longo da narrativa, o professor explicará sobre os poderes constituintes, consolidando os conteúdos do projeto.
  4. Após a conclusão da narrativa, os alunos devem realizar um jogo para testar o conhecimento que adquiriram durante a dinâmica.
  5. Por fim, para concluir a dinâmica, o professor deve realizar uma demonstração de como foi o processo de redação da Constituição, mostrando livros e jornais antigos.

Lição Pretendida com a Dinâmica Histórias da Constituição

Através desta dinâmica, as crianças compreendem que a Constituição é um documento pertinente ao Estado Democrático, que regulamenta direitos e deveres dos cidadãos, os quais devem ser respeitados.

Dicas para Melhorar a Dinâmica Histórias da Constituição

Para melhorar esta dinâmica, é importante que os alunos estejam bem preparados com antecedência, de modo a entender como eles serão inseridos na narrativa. Além disso, o professor deve usar figuras, vídeos e músicas para ilustrar o processo de redação da Constituição.

Exemplos de Frases e Orientações

Durante a dinâmica, o professor deve conduzir a interação entre os participantes, incentivando que eles façam perguntas e ofereça conselhos a todos. Por exemplo: “Vamos juntos descobrir as Histórias da Constituição!”; “Você consegue fazer isso!”; “Vamos nos unir para criar um novo mundo em que todos sejam respeitados”.

Benefícios da Dinâmica Histórias da Constituição

Esta dinâmica auxilia as crianças a compreenderem a importância e o valor da Constituição para a sociedade, fomentando um senso de cidadania e respeito aos direitos humanos.

Notas de Rodapé

Esta dinâmica pode ser realizada como atividade de campo, possibilitando que as crianças visitem monumentos, museus,
monumentos e outros locais históricos.

FAQ

Qual é o propósito desta dinâmica?

A Dinâmica Histórias da Constituição tem como objetivo aprimorar a conscientização dos alunos para com as leis que os regulam, fomentando o espírito cidadão.

Quais materiais são necessários para a dinâmica?

Os materiais necessários são: cadernetas, figurinos, fitas de tecido, livros, roupas de época, músicas de cariz histórico, adereços relacionados à época, jornais antigos e instrumentos musicais.

Qual é a faixa etária indicada para participar desta dinâmica?

Esta dinâmica é indicada para alunos entre 8 e 16 anos.

Comentários estão fechados.