Exemplos de frases e orientações |
Durante a dinâmica, o professor deve conduzir a interação entre os participantes, incentivando que eles façam perguntas e ofereça conselhos a todos. Por exemplo: “Vamos juntos descobrir as Histórias da Constituição!”; “Você consegue fazer isso!”; “Vamos nos unir para criar um novo mundo em que todos sejam res
Descubra as Histórias da Constituição: Uma Dinâmica para Contar a Revolução
Explorar o passado é importante para entender e refletir sobre o presente. Por isso, quero convidar-lhes para uma viagem através do tempo e descobrir as Histórias da Constituição. Esta dinâmica reúne as crianças de 8 a 16 anos por meio de uma narrativa lúdica, para que elas possam compreender o processo historial e politico que norteou a Revolução Brasileira.
A dinâmica Histórias da Constituição tem a duração aproximada de 20-30 minutos, e busca a participação ativa das crianças, a fim de estimular novas formas de aprendizado e apresentar desafios que expandam as fronteiras da sua curiosidade.
Este projeto tem como objetivo aprimorar a conscientização dos alunos para com as leis que os regulam, fomentando o espírito cidadão. Com o uso de jogos, canções, poesias e frases curiosas, as crianças mergulham na cultura Brasileira e descobrem como foi a formação da Constituição.
Objeto da Dinâmica Histórias da Constituição
O objetivo desta dinâmica é auxiliar as crianças a compreenderem o significado e a importância da Constituição, a partir de uma viagem teatral e musical pela história do Brasil.
Habilidades da Dinâmica Histórias da Constituição
Durante a dinâmica, as crianças desenvolvem as seguintes habilidades: trabalho em equipe, colaboração, memória e respeito aos limites e direitos de cada um.
Local e Faixa Etária da Dinâmica Histórias da Constituição
A Dinâmica Histórias da Constituição é indicada para alunos entre 8 e 16 anos, em sala de aula com um mínimo de 10 participantes até um máximo de 40.
Materiais Necessários para a Dinâmica Histórias da Constituição
- Cadernetas para conter os materiais
- Figurinos para cada personagem
- Fitas de tecido, que serão as “bandeiras” dos exércitos
- Livros para retratar o processo de redação da Constituição
- Roupas de época
- Músicas de cariz histórico
- Adereços que remetam à epoca
- Jornais antigos
- Instrumentos musicais
Passo a Passo da Dinâmica Histórias da Constituição
- O professor deve explicar aos alunos a dinâmica que será realizada, instruindo para que eles estejam ativamente envolvidos.
- Os alunos devem se dividir em dois grupos para encenar uma guerra entre dois exércitos, com cada um empunhando uma das “bandeiras” das duas tropas.
- Ao longo da narrativa, o professor explicará sobre os poderes constituintes, consolidando os conteúdos do projeto.
- Após a conclusão da narrativa, os alunos devem realizar um jogo para testar o conhecimento que adquiriram durante a dinâmica.
- Por fim, para concluir a dinâmica, o professor deve realizar uma demonstração de como foi o processo de redação da Constituição, mostrando livros e jornais antigos.
Lição Pretendida com a Dinâmica Histórias da Constituição
Através desta dinâmica, as crianças compreendem que a Constituição é um documento pertinente ao Estado Democrático, que regulamenta direitos e deveres dos cidadãos, os quais devem ser respeitados.
Dicas para Melhorar a Dinâmica Histórias da Constituição
Para melhorar esta dinâmica, é importante que os alunos estejam bem preparados com antecedência, de modo a entender como eles serão inseridos na narrativa. Além disso, o professor deve usar figuras, vídeos e músicas para ilustrar o processo de redação da Constituição.
Exemplos de Frases e Orientações
Durante a dinâmica, o professor deve conduzir a interação entre os participantes, incentivando que eles façam perguntas e ofereça conselhos a todos. Por exemplo: “Vamos juntos descobrir as Histórias da Constituição!”; “Você consegue fazer isso!”; “Vamos nos unir para criar um novo mundo em que todos sejam respeitados”.
Benefícios da Dinâmica Histórias da Constituição
Esta dinâmica auxilia as crianças a compreenderem a importância e o valor da Constituição para a sociedade, fomentando um senso de cidadania e respeito aos direitos humanos.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica pode ser realizada como atividade de campo, possibilitando que as crianças visitem monumentos, museus,
monumentos e outros locais históricos.
FAQ
Qual é o propósito desta dinâmica?
A Dinâmica Histórias da Constituição tem como objetivo aprimorar a conscientização dos alunos para com as leis que os regulam, fomentando o espírito cidadão.
Quais materiais são necessários para a dinâmica?
Os materiais necessários são: cadernetas, figurinos, fitas de tecido, livros, roupas de época, músicas de cariz histórico, adereços relacionados à época, jornais antigos e instrumentos musicais.
Qual é a faixa etária indicada para participar desta dinâmica?
Esta dinâmica é indicada para alunos entre 8 e 16 anos.
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