Navegando pela Categoria
Tem Histórias
Histórias sensíveis que alegram o coração
Nós temos uma sessão no blog que é campeã de audiência! A seção Tem Histórias traz os relatos da psicanalista Adriane Barroso, mãe da Nina, que topou, desde o início de nosso projeto, relatar sua vivência com a filha. Ela partilha seu ponto…
Mudança
Acabei de terminar minha terceira mudança de país desde que a Nina nasceu. Brasil, Equador e, agora, Estados Unidos, tudo em dois anos. Eu, a pessoa mais apegada do mundo, exercendo cotidianamente o exercício de dizer tchau e começar de…
Perder um pedaço
Há menos de um mês, no dia mais triste da minha vida, perdi meu primo mais novo, filho do meu tio mais próximo. Perdi meu primo e vi meu tio perder um pedaço.
O espanto de uma morte que chega na adolescência, o que ficou sem ser feito, o…
DECLARAÇÕES DE AMOR
Meu amor pela Nina é incondicional. Logo depois de ela nascer, a obrigação de proteger e cuidar que eu sentia nos primeiros dias virou um sentimento imenso, inexplicável, que veio com uma vontade de beijar, de abraçar, de sentir o…
Uma Vida Inédita
Quando a gente vira mãe, abre-se um mundo paralelo. Não é mais e não é menos do que a vida sem filho. É, simplesmente, como se o nosso trem mudasse de trilho. Uma vida inédita.
Assim que soube que estava grávida, passei noites inteiras no…
Escolhas
Nas últimas semanas, tive a certeza de que as mulheres estão protagonizando um momento histórico. Várias notícias de campanhas, passeatas, discussões sobre direitos, igualdade, gênero. Lendo o jornal com a Nina ao meu lado, fiquei cheia de…
A penteadeira e o trocador
Eu tinha o sonho de ter uma penteadeira. Sempre achei que esse era o móvel mais bonito do mundo. E, há poucos anos, quando meus pais começaram o projeto de construção da casa deles e me chamaram para palpitar na decoração do meu quarto, eu…
Menina Estrela Ouro
Nina saiu da escola com uma coisa pendurada no pescoço. Uma estrela enorme feita de papel colorido, impressa em um computador caseiro e plastificada, onde se lia: “Niña estrella oro” (“menina estrela ouro”, em espanhol, porque moramos no…
O amor da mamãe
Quando pergunto “quem é o amor da mamãe?”, a Nina levanta aquele braço gordinho e grita “eu!”. Não tem dúvida nenhuma de que é o centro do meu mundo.
Ela sabe que não há como ter dúvida. Ela sabe que é irresistível. Quando acorda, olha…
Uma filha na barriga, outra na cabeça
Passei nove meses gestando uma filha na barriga e, na cabeça, uma outra: a filha que eu imaginava que teria.
A Nina dos meus sonhos tinha cabelos castanhos e fartos. Quando crescessem, cortaríamos uma franja e eles seriam enfeitados…