Descubra quantas Formas a sua Dinâmica Identifica!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Encontre formas de identificar soluções criativas para os seus problemas. Descubra como identificar as formas certas para alcançar os seus objetivos.

Identificar Formas

Dinâmica Escolar: Identificar Formas

O objetivo desta dinâmica é o de ajudar a desenvolver nas crianças a habilidade de reconhecer diferentes formas. É uma atividade pensada para crianças entre 5 e 10 anos de idade. O tempo de realização é em torno de 20 minutos. A lição proposta na dinâmica é a de que cada forma tem um significado e que a identificação das formas facilitará a aprendizagem das crianças.

Ao longo da dinâmica, as crianças são desafiadas a identificar diferentes formas, exercitando ternura e atenção. Por meio da dinâmica, crianças e adultos se conectam através de uma atmosfera empática, carinhosa e interativa. A dinâmica possui um objetivo lúdico, onde as crianças aprendem por meio do jogo.

Através desta dinâmica, a criança se sentirá desafiada a encontrar formas que representem objetos com o auxílio de seus pais ou responsáveis. Esta atividade estimulará a criança a associar os vários elementos para identificar as diferentes formas.

Habilidades desenvolvidas na dinâmica Identificar Formas

  • Observação: identificar diferentes formas na sala e na natureza;
  • Associação: associar as diferentes formas aos objetos;
  • Concentração: focar a atenção nos diferentes elementos da sala ou do seu entorno;
  • Criatividade: encontrar novas formas ou o modo de contar a história dos objetos;
  • Memória: lembrar das formas que apareceram ao longo do jogo;
  • Imaginação: criar diferentes formas com os elementos presentes.

Local e faixa etária

Esta dinâmica pode ser realizada em casa ou em qualquer espaço fechado, como escolas, salas de aula, entre outros. A faixa etária é entre 5 e 10 anos.

Materiais necessários para a dinâmica Identificar Formas

  • Papel;
  • Canetas, lápis e lápis de cor;
  • Imagens para identificar diferentes formas;
  • Outros objetos para usar como referência na hora da identificação das formas, como por exemplo, brinquedos, roupas, alimentos, entre outros.

Passo a passo da dinâmica Identificar Formas

  1. Peça às crianças que olhem ao seu redor para identificar as diferentes formas que encontram;
  2. Explique que as formas podem ser de diferentes tamanhos, cores e texturas;
  3. Mostre as imagens para identificar diferentes formas e apresente aos participantes os objetos que serão usados nesta dinâmica;
  4. Peça às crianças que encontrem os objetos e as formas que eles possuem;
  5. Desafie-as a desenhar ou contar histórias que representem as formas;
  6. Peça às crianças que façam associações entre os objetos e as formas;
  7. Por fim, fale sobre a lição que essa dinâmica trouxe.

Lição pretendida

Ao final desta dinâmica, as crianças terão compreendido que todos os objetos possuem formas diferentes, e que as formas servem para ajudar a identificar o que é o que. Outra lição que as crianças aprenderam é a de que devem se prestar atenção aos detalhes que os rodeiam.

Dicas para melhorar a dinâmica Identificar Formas

  • Crie um clima agradável para que as crianças se sintam à vontade durante a dinâmica;
  • Invista na criatividade de cada criança, incentivando elas a expressarem suas próprias ideias;
  • Recomende que os pais compartilhem as imagens que criarem com seus filhos;
  • Encoraje as crianças a associarem as diferentes formas aos objetos;
  • Faça comentários positivos para estimular as crianças a participar.

Exemplos de frases e orientações

  • Vamos olhar para todos os objetos ao nosso redor e encontrar as formas?
  • Vamos desenhar as formas que encontramos?
  • Vamos contar uma história usando as formas que desenhamos?
  • Concentrem-se: observem as formas e façam associações.

Benefícios da dinâmica Identificar Formas

Esta dinâmica ajudará as crianças a desenvolverem capacidades como observação, associação, concentração, criatividade, memória e imaginação, além de estimular a socialização entre os participantes.

Notas de rodapé

Esta dinâmica pode ser realizada com adultos também e é importante que o líder incentive o diálogo entre os participantes.

FAQ – Perguntas frequentes

Qual o objetivo desta dinâmica?

O objetivo desta dinâmica é o de ajudar a desenvolver nas crianças a habilidade de reconhecer diferentes formas.

Para quem é essa atividade?

Esta atividade é pensada para crianças entre 5 e 10 anos de idade.

Quanto tempo dura?

A dinâmica dura aproximadamente 20 minutos.

Quais habilidades serão desenvolvidas durante a atividade?

Durante esta dinâmica as crianças desenvolverão habilidades como observação, associação, concentração, criatividade, memória e imaginação.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também
Parâmetro Descrição
Objetivo Ajudar a desenvolver nas crianças a habilidade de reconhecer diferentes formas.
Atividade Pensada para crianças entre 5 e 10 anos de idade.
Tempo Aproximadamente 20 minutos.
Lição Cada forma tem um significado e que a identificação das formas facilitará a aprendizagem das crianças.
Atmosfera Empática, carinhosa e interativa.
Objetivo lúdico Aprender por meio do jogo.
Local Qualquer espaço fechado, como escolas, salas de aula, entre outros.
Faixa etária Entre 5 e 10 anos.
Materiais Papel, canetas, lápis, lápis de cor, imagens, objetos para usar como referência.
Passo a passo Olhar ao redor para identificar as diferentes formas, explicar que as formas podem ser de diferentes tamanhos, cores e texturas, mostrar as imagens para identificar diferentes formas e apresentar os objetos, pedir às crianças que encontrem os objetos e as formas que eles possuem, desafiar a desenhar ou contar histórias que representem as formas, pedir às crianças que façam associações entre os objetos e as formas e falar sobre a lição que essa dinâmica trouxe.
Lição pretendida Todos os objetos possuem formas diferentes, e que as formas servem para ajudar a identificar o que é o que, além de se prestar atenção aos detalhes que os rodeiam.
Dicas para melhorar Criar um clima agradável, investir na criatividade de cada criança, compartilhar as imagens que criarem com seus filhos, encorajar as crianças a associarem as diferentes formas aos objetos, estimular as crianças a participar.
Exemplos de frases e orientações Vamos olhar para todos os objetos ao nosso redor e encontrar as formas? Vamos desenhar as formas que encontramos? Vamos contar uma história usando as formas que desenhamos? Concentrem-se: observem as formas e façam associações.