Descubra a Dinâmica para Identificar Documentos em Segundos!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Descubra como identificar rapidamente documentos importantes! Saiba quais são as melhores práticas para identificar documentos e garantir a segurança da informação.

Identifique os Documentos

Característica Parâmetro
Duração Aproximadamente 30 minutos
Faixa Etária Crianças entre 9-12 anos de idade
Local Sala de aula
Materiais Necessários Canetinhas, fitas adesivas, lápis, folhas de papel, apostilas
Objetivo Ensinar aos alunos a identificar os documentos e usá-los com segurança
Habilidades Desenvolvidas Ler e compreender os documentos, reconhecer os tipos de documentos, identificar as informações contidas nos documentos, reconhecer os usos e finalidades dos documentos, usar os documentos de maneira segura, compreender a importância dos documentos para o seu dia-a-dia
Lição Pretendida Compreender a importância dos documentos nas nossas vidas, saber lê-los com atenção e usá-los da melhor maneira possível, compreendendo que além de serem um importante meio de identificação, também são ferramentas de proteção
Dicas para Melhorar a Dinâmica Incentivar os alunos a buscar soluções criativas para identificar os documentos, e também a compreenderem as informações contidas neles
Exemplos de Frases e Orientações Vamos descobrir qual a finalidade do documento?, Vamos interpretar o que diz o documento? e Como eu posso usar este documento com segurança?
Benefícios da Dinâmica Aprender que os documentos são importantes para a identificação e conhecimento do mundo, a segurança deve ser um dos principais motivos para o uso dos documentos, vivenciar um trabalho em equipe e desenvolver habilidades como a leitura, análise e interpretação
Nota de Rodapé Esta dinâmica possui como escopo a promoção de um conhecimento mais amplo sobre documentos, e a desenvolver habilidades importantes para a vida dos alunos, como a leitura, interpretação e uso destes documentos
FAQ Qual é o objetivo desta dinâmica?, Quanto tempo dura esta dinâmica?, Qual a faixa etária destinada para esta dinâmica?

Dinâmica escolar: Identificando os Documentos

Uma dinâmica escolar é um meio divertido para ensinar aos alunos a identificar os documentos e seus usos. Ela é baseada na experiência vivida, no contato direto e na proatividade. Esta dinâmica possui duração aproximada de 30 minutos, é destinada a crianças entre 9-12 anos de idade, em sala de aula, no qual o objetivo é que os alunos aprendam a identificar os documentos de forma divertida e lúdica. Aprender a identificar e usar os documentos é uma habilidade importante que servirá para o resto da vida dos alunos.

Para realizar esta dinâmica, serão necessários alguns materiais básicos e acessíveis, como canetinhas, fitas adesivas, lápis, folhas de papel, e apostilas. Que poderão ser sorteadas entre os alunos para que eles se sintam motivados e envolvidos na dinâmica. Além disso, também será necessário um tempo de preparação para explicar a dinâmica aos alunos. De maneira que eles entendam a necessidade do uso dos documentos e se familiarizem com os seus conteúdos.

Durante a dinâmica, os alunos serão divididos em quatro grupos, que deverão responder as questões, direcionando o estudo dos documentos. Como parte da atividade, eles terão que ler, interpretar e decifrar os documentos, como recibos, cartão de crédito, carteira de motorista, carteira de identidade, passaportes, cartão de ponto e contratos. Desta forma, eles vivenciam uma situação onde deverão buscar soluções para identificar os documentos a partir dos seus conteúdos.

Objetivo da Dinâmica – Identificar os Documentos

O objetivo desta dinâmica é proporcionar aos alunos uma experiência prática que lhes ensine a identificar os documentos necessários que eles irão encontrar durante as suas vidas. Ela trabalha com o conhecimento adquirido em sala de aula, e também com a vivência vivida desta experiência. Um dos objetivos maiores é que os alunos compreendam que não basta apenas reconhecer os documentos, mas que também é importante saber usá-los com segurança.

Habilidades da Dinâmica – Identificar os Documentos

Esta dinâmica ajuda os alunos a desenvolver as seguintes habilidades:

  • Ler e compreender os documentos;
  • Reconhecer os tipos de documentos;
  • Identificar as informações contidas nos documentos;
  • Reconhecer os usos e finalidades dos documentos;
  • Usar os documentos de maneira segura;
  • Compreender a importância dos documentos para o seu dia-a-dia.

Local e Faixa Etária para Dinâmica – Identificar os Documentos

A dinâmica é direcionada para crianças entre 9-12 anos de idade, em sala de aula, com tempo aproximado de 30 minutos.

Materias Necessários para a Dinâmica – Identificar os Documentos

  • Canetinhas;
  • Fitas adesivas;
  • Lápis;
  • Folhas de Papel;
  • Apostilas.

Passo-a-passo da Dinâmica – Identificar os Documentos

  1. Explique aos alunos o objetivo desta dinâmica;
  2. Divida os alunos em quatro grupos;
  3. Peça que cada grupo crie uma lista dos documentos que devem ser identificados;
  4. Dê os materiais de trabalho aos alunos;
  5. Peça que cada grupo responda as questões;
  6. Ajude os alunos a desenvolver as suas respostas;
  7. Tenha uma discussão com as respostas coletivas;
  8. Encerre a dinâmica com uma conclusão sobre o assunto.

Lição Pretendida – Identificar os Documentos

Através desta dinâmica, pretendemos que os alunos compreendam a importância dos documentos nas nossas vidas. Que saibam lê-los com atenção e ainda mais, que saibam usá-los da melhor maneira possível, compreendendo que além de serem um importante meio de identificação, também são ferramentas de proteção. A finalidade desta dinâmica é que os alunos não somente aprendam a reconhecer e usar documentos, mas também que saibam usá-los com segurança.

Dicas para Melhorar a Dinâmica – Identificar os Documentos

Incentive os alunos a buscar soluções criativas para identificar os documentos, e também a compreenderem as informações contidas neles.

De maneira que eles percebam a importância dos documentos para seu cotidiano.

Exemplos de Frases e Orientações – Identificar os Documentos

Oriente os alunos através de frases como “Vamos descobrir qual a finalidade do documento?”, “Vamos interpretar o que diz o documento?” e “Como eu posso usar este documento com segurança?”.

Você também pode pedir que os alunos recontem a lição aprendida durante a dinâmica.

Benefícios da Dinâmica – Identificar os Documentos

Esta dinâmica tem grandes benefícios, que vão muito além do simples reconhecimento dos documentos. Com ela, os alunos aprendem que os documentos são importantes para a identificação e conhecimento do mundo. Aprendem ainda que a segurança deve ser um dos principais motivos para o uso dos documentos. Esta dinâmica ainda possibilita aos alunos vivenciar um trabalho em equipe e a desenvolver habilidades como a leitura, análise e interpretação.

Nota de Rodapé – Identificar os Documentos

Esta dinâmica possui como escopo a promoção de um conhecimento mais amplo sobre documentos, e a desenvolver habilidades importantes para a vida dos alunos, como a leitura, interpretação e uso destes documentos.

FAQ – Identificar os Documentos

Qual é o objetivo desta dinâmica?

O objetivo desta dinâmica é ensinar aos alunos a identificar os documentos, e ainda mostrar as suas finalidades e usos com segurança.

Quanto tempo dura esta dinâmica?

Esta dinâmica tem a duração aproximada de 30 minutos.

Qual a faixa etária destinada para esta dinâmica?

Esta dinâmica é destinada a crianças entre 9-12 anos de idade.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também