Descubra como identificar rapidamente documentos importantes! Saiba quais são as melhores práticas para identificar documentos e garantir a segurança da informação.
Identifique os Documentos
Característica | Parâmetro |
---|---|
Duração | Aproximadamente 30 minutos |
Faixa Etária | Crianças entre 9-12 anos de idade |
Local | Sala de aula |
Materiais Necessários | Canetinhas, fitas adesivas, lápis, folhas de papel, apostilas |
Objetivo | Ensinar aos alunos a identificar os documentos e usá-los com segurança |
Habilidades Desenvolvidas | Ler e compreender os documentos, reconhecer os tipos de documentos, identificar as informações contidas nos documentos, reconhecer os usos e finalidades dos documentos, usar os documentos de maneira segura, compreender a importância dos documentos para o seu dia-a-dia |
Lição Pretendida | Compreender a importância dos documentos nas nossas vidas, saber lê-los com atenção e usá-los da melhor maneira possível, compreendendo que além de serem um importante meio de identificação, também são ferramentas de proteção |
Dicas para Melhorar a Dinâmica | Incentivar os alunos a buscar soluções criativas para identificar os documentos, e também a compreenderem as informações contidas neles |
Exemplos de Frases e Orientações | Vamos descobrir qual a finalidade do documento?, Vamos interpretar o que diz o documento? e Como eu posso usar este documento com segurança? |
Benefícios da Dinâmica | Aprender que os documentos são importantes para a identificação e conhecimento do mundo, a segurança deve ser um dos principais motivos para o uso dos documentos, vivenciar um trabalho em equipe e desenvolver habilidades como a leitura, análise e interpretação |
Nota de Rodapé | Esta dinâmica possui como escopo a promoção de um conhecimento mais amplo sobre documentos, e a desenvolver habilidades importantes para a vida dos alunos, como a leitura, interpretação e uso destes documentos |
FAQ | Qual é o objetivo desta dinâmica?, Quanto tempo dura esta dinâmica?, Qual a faixa etária destinada para esta dinâmica? |
Dinâmica escolar: Identificando os Documentos
Uma dinâmica escolar é um meio divertido para ensinar aos alunos a identificar os documentos e seus usos. Ela é baseada na experiência vivida, no contato direto e na proatividade. Esta dinâmica possui duração aproximada de 30 minutos, é destinada a crianças entre 9-12 anos de idade, em sala de aula, no qual o objetivo é que os alunos aprendam a identificar os documentos de forma divertida e lúdica. Aprender a identificar e usar os documentos é uma habilidade importante que servirá para o resto da vida dos alunos.
Para realizar esta dinâmica, serão necessários alguns materiais básicos e acessíveis, como canetinhas, fitas adesivas, lápis, folhas de papel, e apostilas. Que poderão ser sorteadas entre os alunos para que eles se sintam motivados e envolvidos na dinâmica. Além disso, também será necessário um tempo de preparação para explicar a dinâmica aos alunos. De maneira que eles entendam a necessidade do uso dos documentos e se familiarizem com os seus conteúdos.
Durante a dinâmica, os alunos serão divididos em quatro grupos, que deverão responder as questões, direcionando o estudo dos documentos. Como parte da atividade, eles terão que ler, interpretar e decifrar os documentos, como recibos, cartão de crédito, carteira de motorista, carteira de identidade, passaportes, cartão de ponto e contratos. Desta forma, eles vivenciam uma situação onde deverão buscar soluções para identificar os documentos a partir dos seus conteúdos.
Objetivo da Dinâmica – Identificar os Documentos
O objetivo desta dinâmica é proporcionar aos alunos uma experiência prática que lhes ensine a identificar os documentos necessários que eles irão encontrar durante as suas vidas. Ela trabalha com o conhecimento adquirido em sala de aula, e também com a vivência vivida desta experiência. Um dos objetivos maiores é que os alunos compreendam que não basta apenas reconhecer os documentos, mas que também é importante saber usá-los com segurança.
Habilidades da Dinâmica – Identificar os Documentos
Esta dinâmica ajuda os alunos a desenvolver as seguintes habilidades:
- Ler e compreender os documentos;
- Reconhecer os tipos de documentos;
- Identificar as informações contidas nos documentos;
- Reconhecer os usos e finalidades dos documentos;
- Usar os documentos de maneira segura;
- Compreender a importância dos documentos para o seu dia-a-dia.
Local e Faixa Etária para Dinâmica – Identificar os Documentos
A dinâmica é direcionada para crianças entre 9-12 anos de idade, em sala de aula, com tempo aproximado de 30 minutos.
Materias Necessários para a Dinâmica – Identificar os Documentos
- Canetinhas;
- Fitas adesivas;
- Lápis;
- Folhas de Papel;
- Apostilas.
Passo-a-passo da Dinâmica – Identificar os Documentos
- Explique aos alunos o objetivo desta dinâmica;
- Divida os alunos em quatro grupos;
- Peça que cada grupo crie uma lista dos documentos que devem ser identificados;
- Dê os materiais de trabalho aos alunos;
- Peça que cada grupo responda as questões;
- Ajude os alunos a desenvolver as suas respostas;
- Tenha uma discussão com as respostas coletivas;
- Encerre a dinâmica com uma conclusão sobre o assunto.
Lição Pretendida – Identificar os Documentos
Através desta dinâmica, pretendemos que os alunos compreendam a importância dos documentos nas nossas vidas. Que saibam lê-los com atenção e ainda mais, que saibam usá-los da melhor maneira possível, compreendendo que além de serem um importante meio de identificação, também são ferramentas de proteção. A finalidade desta dinâmica é que os alunos não somente aprendam a reconhecer e usar documentos, mas também que saibam usá-los com segurança.
Dicas para Melhorar a Dinâmica – Identificar os Documentos
Incentive os alunos a buscar soluções criativas para identificar os documentos, e também a compreenderem as informações contidas neles.
De maneira que eles percebam a importância dos documentos para seu cotidiano.
Exemplos de Frases e Orientações – Identificar os Documentos
Oriente os alunos através de frases como “Vamos descobrir qual a finalidade do documento?”, “Vamos interpretar o que diz o documento?” e “Como eu posso usar este documento com segurança?”.
Você também pode pedir que os alunos recontem a lição aprendida durante a dinâmica.
Benefícios da Dinâmica – Identificar os Documentos
Esta dinâmica tem grandes benefícios, que vão muito além do simples reconhecimento dos documentos. Com ela, os alunos aprendem que os documentos são importantes para a identificação e conhecimento do mundo. Aprendem ainda que a segurança deve ser um dos principais motivos para o uso dos documentos. Esta dinâmica ainda possibilita aos alunos vivenciar um trabalho em equipe e a desenvolver habilidades como a leitura, análise e interpretação.
Nota de Rodapé – Identificar os Documentos
Esta dinâmica possui como escopo a promoção de um conhecimento mais amplo sobre documentos, e a desenvolver habilidades importantes para a vida dos alunos, como a leitura, interpretação e uso destes documentos.
FAQ – Identificar os Documentos
Qual é o objetivo desta dinâmica?
O objetivo desta dinâmica é ensinar aos alunos a identificar os documentos, e ainda mostrar as suas finalidades e usos com segurança.
Quanto tempo dura esta dinâmica?
Esta dinâmica tem a duração aproximada de 30 minutos.
Qual a faixa etária destinada para esta dinâmica?
Esta dinâmica é destinada a crianças entre 9-12 anos de idade.