Descubra quem você é com o incrível Jogo da Identidade! Uma experiência única que lhe ajudará a entender melhor quem você é e a direção que quer dar à sua vida. Experimente agora e viva a jornada para a descoberta de si mesmo!
Jogo da Identidade
Parâmetro | Descrição |
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Objetivo | Auxiliar os alunos a refletirem sobre si mesmos, buscando o autoconhecimento, bem como estimular a interação, o protagonismo, o trabalho em equipe e a capacidade de liderança. |
Habilidades | Empatia, contribuição para o senso comum, compreensão de questões interpessoais, capacidade de expressar a opinião própria, capacidade de lidar com críticas, além da capacidade de aceitar e trabalhar a diversidade presente na sala de aula. |
Local e Faixa Etária | Grupos de qualquer tamanho e de diferentes faixas etárias, desde o ensino médio até o ensino superior. |
Materiais Necessários | Cartões com temas diferentes para cada participante, jogos como dados, tabuleiro e cartas, canetas e papéis. |
Benefícios | Desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e comportamentais, bem como ajudar os alunos a entenderem melhor si mesmos e a aceitarem as diferenças presentes na sala de aula. |
Descobrindo a Identidade Através do Jogo
Os jogos são meios divertidos e produtivos para ensinar aos alunos habilidades mais aprofundadas sobre si mesmos. A dinâmica escolar Jogo da Identidade é uma forma lúdica de conectar cada aluno com a sua história, crenças, motivações e identidade. Esta dinâmica é direcionada a jovens de todas as idades – primeiro ano do ensino médio ao último ano da universidade -, tem como objetivo expor o desenvolvimento próprio e o autoconhecimento de cada participante, com a duração de 45 a 60 minutos.
No Jogo da Identidade, os alunos precisam se expressar usando ferramentas que estimulem a capacidade de crítica e aprendizado. Eles discutem e refletem sobre suas escolhas e pensamentos, aprimorando assim as habilidades participativas, de interação, de autocontrole, além de terem a oportunidade de expressar seus sentimentos, emoções e anseios. Esta dinâmica tem o propósito de desenvolver a consciência coletiva e o senso comum, gerando assim bons resultados para todos os envolvidos.
No Jogo da Identidade os alunos desenvolvem a capacidade de aceitar e reconhecer as diferenças entre si, alinhando as idéias e as metas apresentadas. Os participantes falam sobre assuntos profundos, mas com uma abordagem lúdica. Assim eles aprendem a levantar questões, a buscar possíveis soluções, a trabalhar em equipe e a integrar todas as capacidades de cada um para alcançarem melhores resultados.
Objetivo da Dinâmica Jogo da Identidade
O objetivo desta dinâmica é auxiliar os alunos a refletirem sobre si mesmos, sejam no presente ou no futuro, buscando o autoconhecimento, bem como estimular a interação, o protagonismo, o trabalho em equipe e a capacidade de liderança.
Habilidades da Dinâmica Jogo da Identidade
Esta dinâmica desenvolve habilidades como a empatia, a contribuição para o senso comum, a compreensão de questões interpessoais, a capacidade de expressar a opinião própria, a capacidade de lidar com críticas, além da capacidade de aceitar e trabalhar a diversidade presente na sala de aula.
Local e Faixa Etária para Dinâmica Jogo da Identidade
Esta dinâmica é adequada para grupos de qualquer tamanho e de diferentes faixas etárias, desde o ensino médio até o ensino superior.
Materiais Necessários para a Dinâmica Jogo da Identidade
• Cartões com temas diferentes para cada participante;
• Jogos como dados, tabuleiro, e cartas;
• Canetas e papéis.
Passo a Passo da Dinâmica Jogo da Identidade
- Distribuir aos participantes um cartão com um tema específico.
- Cada participante pode explicar o seu tema usando frases, e desenvolver um diálogo com os colegas sobre o assunto.
- Os participantes devem jogar o jogo de cartas ou o jogo de tabuleiro.
- Os alunos podem escolher entre comprar cartões, deixar de comprar cartões, ou trocar cartas com um colega, para estratégias mais interessantes.
- Depois de terminar o jogo, os alunos devem compartilhar suas observações sobre os temas apresentados e suas escolhas durante o jogo.
Lição Pretendida com Jogo da Identidade
Esta dinâmica pretende ensinar aos alunos os conceitos de identidade e de aceitação de diferenças, juntamente com a capacidade de discutir e solucionar problemas. Esta dinâmica também ajuda os alunos a desenvolverem habilidades cognitivas, criativas e comportamentais.
Dicas para Melhorar a Dinâmica Jogo da Identidade
• Os alunos devem discutir sobre seus temas na forma de um diálogo, e não como uma apresentação;
• Os professores devem incentivar a participação de todos;
• Os alunos devem ser convidados a pensar fora da caixa;
• Os temas podem ser escolhidos de acordo com a faixa etária.
Exemplos de Frases e Orientações
• “Como vocês se sentiriam se seus planos não funcionassem?”;
• “O que gostariam de dizer sobre a identidade dos outros participantes?”;
• “Qual o seu plano de ação agora?”.
Benefícios da Dinâmica Jogo da Identidade
Os benefícios desta dinâmica incluem o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e comportamentais. Além disso, ela ajuda os alunos a entenderem melhor si mesmos e a aceitarem as diferenças presentes na sala de aula.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica tem por objetivo ajudar os alunos a aprenderem sobre si mesmos. Ao invés de ameaças ou punições, ela incentiva de forma lúdica o autoconhecimento e o desenvolvimento da personalidade.
FAQ
Qual o Objetivo da Dinâmica Jogo da Identidade?
O objetivo desta dinâmica é auxiliar os alunos a refletirem sobre si mesmos, buscando o autoconhecimento, bem como estimular a interação, o protagonismo, o trabalho em equipe e a capacidade de liderança.
Quais os Materiais Necessários para a Dinâmica Jogo da Identidade?
Os materiais necessários para esta dinâmica são cartões com temas diferentes para cada participante, jogos como dados, tabuleiro e cartas, canetas e papéis.
Quais os Benefícios da Dinâmica Jogo da Identidade?
Os principais benefícios desta dinâmica são o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e comportamentais, bem como ajudar os alunos a entenderem melhor si mesmos e a aceitarem as diferenças presentes na sala de aula.