Descubra a Magia da Autoaceitação com o Jogo de Cartas Dinâmicas!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Descubra como jogar o Jogo de Cartas da Autoaceitação para ajudar você a crescer e se conhecer melhor. Reflita, aprenda e aceite-se com este divertido e inovador jogo de cartas!

Jogo de Cartas da Autoaceitação

Parâmetros Características
Objetivo Promover maior consciência e compreensão sobre os próprios atributos para que os alunos sejam capazes de aprender e aceitar a si mesmos.
Local Preferencialmente, na sala de aula.
Faixa Etária Entre 8 e 18 anos.
Materiais necessários Baralho de cartas, papel e lápis, quadro branco ou papelão ou post-it.
Habilidades trabalhadas Autoeficácia, autovalorização, autoconhecimento, empatia, comunicação e escuta ativa.
Lição Pretendida Incentivar a aceitação de si mesmo.
Benefícios Desenvolver identidade, autoestima e autoconsciência, além de habilidades de comunicação e escuta ativa.

Como o Jogo de Cartas da Autoaceitação pode abrir um mundo de possibilidades

O Jogo de Cartas da Autoaceitação é uma dinâmica educacional para alunos entre 8 a 18 anos de idade que procuram desenvolver a aceitação de si mesmos. A dinâmica tem por objetivo promover maior consciência e compreensão sobre os próprios atributos para que os alunos sejam capazes de aprender e aceitar a si mesmos. A dinâmica deverá ser realizada em um local específico, como a sala de aula, e tempo de duração estimado é de 45 minutos. Durante esse tempo, os alunos serão apresentados a uma série de ferramentas para o desenvolvimento da autoaceitação.

A partir da vigência de diferentes habilidades como autoconsciência, autovalorização e autoeficácia, os alunos tem a oportunidade de perceberem a existência de qualidades necessárias à aceitação de si mesmos. O uso destas habilidades, aliado ao uso de cartas, permitirá aos alunos descobrirem valores no interior de si mesmos que possam não ter sido vistos antes, a partir de um processo de descoberta.

É necessário ter a faixa etária entre 8 a 18 anos, pois trata-se de um conteúdo mais específico, cujas lições pretendidas servem para impulsionar a descoberta individual, um dos pilares da aceitação de si mesmo. A dinâmica tem como objetivo desenvolver a habilidade de autoaceitação dos alunos e trabalha habilidades como autoconsciência, autovalorização e percepção da realidade existente. O processo é direcionado para auxiliar os alunos na identificação de seus próprios atributos, pontos fortes e talentos, e especialmente na interpretação deles para a sua própria experiência de vida.

Objetivo do Jogo de Cartas da Autoaceitação

A dinâmica tem como objetivo desenvolver a habilidade de autoaceitação dos alunos e trabalhar habilidades como autoconsciência, autovalorização, e percepção da realidade existente. O processo é direcionado para auxiliar os alunos na identificação de seus próprios atributos, pontos fortes e talentos, e especialmente na interpretação deles para a sua própria experiência de vida.

Habilidades da Dinâmica

No Jogo de Cartas da Autoaceitação, os alunos serão incentivados a explorar e trabalhar habilidades como autoeficácia, autovalorização, autoconhecimento, empatia, comunicação e escuta ativa. A dinâmica também procura ajudar os alunos a desenvolver a capacidade de lidar com as emoções, bem como estimular o bom relacionamento com os outros.

Local e Faixa Etária para a Dinâmica

A dinâmica deve ser realizada, preferencialmente, na sala de aula, pois é um local propício ao desenvolvimento da autoaceitação e permite uma maior interação entre os alunos. A faixa etária recomendada para realizar a dinâmica é entre 8 e 18 anos.

Materiais necessários para a Dinâmica

  • Baralho de cartas
  • Papel e lápis
  • Quadro branco ou papelão ou post-it

Passo a Passo da Dinâmica

  1. Convidar os alunos a se sentar em círculo.
  2. Explicar o objetivo da dinâmica.
  3. Peça que cada aluno escolha três cartas e, em seguida, mostre-as ao grupo.
  4. Quando todos tiverem suas cartas prontas, convide-os a conversar sobre elas.
  5. Depois de alguns minutos, peça que cada aluno escolha a carta que representa mais profundamente a si mesmo.
  6. Em seguida, que faça um pequeno desenho ou rabisco externando o que o carta representa para ele.
  7. Agora peça que as pessoas compartilhem seus desenhos e expliquem como relaciona com a carta selecionada.
  8. Ao final, convide os alunos a refletirem sobre a dinâmica.

Lição Pretendida com o Jogo de Cartas da Autoaceitação

A lição pretendida dessa dinâmica é incentivar a aceitação de si mesmo. O objetivo é ajudar os alunos a serem mais conscientes de suas potencialidades, reforçando sua autoestima e autoimagem positiva. Ao fim da dinâmica os alunos deverão ter identificado seus atributos, pontos fortes e talentos, e reconhecido o quanto que isso reflete positivamente em sua vida.

Dicas para Melhorar a Dinâmica

  • Antes de realizar a dinâmica, procure explicar à turma o motivo pelo qual está fazendo-a e como ela poderia ajudá-los.
  • Procure aproveitar ao máximo os momentos de discussão, criar um clima seguro, que estimule a troca de experiências.
  • Ao longo da dinâmica, procure conversar com os alunos, enfatizando a importância da autoaceitação e autoestima para o desenvolvimento pessoal.

Exemplos de Frases e Orientações

  • “Vocês estão aqui para descobrir algo de grande importância: suas próprias potencialidades!”
  • “Essa dinâmica é uma forma de vocês se conhecerem melhor e saberem mais sobre si mesmos.”
  • “Quando compartilharmos nossas experiências, outros poderão aprender com nós também.”
  • “Sintam-se livres para falar sobre o que sentem.”
  • “Mesmo que vocês não consigam expressar em palavras o que sentem, o desenho pode te ajudar a encontrar as palavras certas.”

Benefícios da Dinâmica

A dinâmica possibilita que os alunos sejam mais conscientes de suas potencialidades, desenvolvendo assim sua identidade, autoestima e autoconsciência. Além disso, eles também são estimulados a desenvolver a arte de se relacionar com os outros, desenvolvendo assim habilidades de comunicação e escuta ativa.

Notas de Rodapé

Esta dinâmica é adaptada do Jogo da Autoaceitação, criado por Vicki Howlette.

FAQ

Qual é o objetivo do Jogo de Cartas da Autoaceitação?

O objetivo da dinâmica é promover maior consciência e compreensão sobre os próprios atributos para que os alunos sejam capazes de aprender e aceitar a si mesmos.

Qual é a faixa etária para a dinâmica?

A faixa etária recomendada para realizar a dinâmica é entre 8 e 18 anos.

Quais são as habilidades trabalhadas na dinâmica?

No Jogo de Cartas da Autoaceitação, os alunos serão incentivados a explorar e trabalhar habilidades como autoeficácia, autovalorização, autoconhecimento, empatia, comunicação e escuta ativa.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook