Descubra como jogar o Jogo de Cartas da Autoaceitação para ajudar você a crescer e se conhecer melhor. Reflita, aprenda e aceite-se com este divertido e inovador jogo de cartas!
Jogo de Cartas da Autoaceitação
Parâmetros | Características |
---|---|
Objetivo | Promover maior consciência e compreensão sobre os próprios atributos para que os alunos sejam capazes de aprender e aceitar a si mesmos. |
Local | Preferencialmente, na sala de aula. |
Faixa Etária | Entre 8 e 18 anos. |
Materiais necessários | Baralho de cartas, papel e lápis, quadro branco ou papelão ou post-it. |
Habilidades trabalhadas | Autoeficácia, autovalorização, autoconhecimento, empatia, comunicação e escuta ativa. |
Lição Pretendida | Incentivar a aceitação de si mesmo. |
Benefícios | Desenvolver identidade, autoestima e autoconsciência, além de habilidades de comunicação e escuta ativa. |
Como o Jogo de Cartas da Autoaceitação pode abrir um mundo de possibilidades
O Jogo de Cartas da Autoaceitação é uma dinâmica educacional para alunos entre 8 a 18 anos de idade que procuram desenvolver a aceitação de si mesmos. A dinâmica tem por objetivo promover maior consciência e compreensão sobre os próprios atributos para que os alunos sejam capazes de aprender e aceitar a si mesmos. A dinâmica deverá ser realizada em um local específico, como a sala de aula, e tempo de duração estimado é de 45 minutos. Durante esse tempo, os alunos serão apresentados a uma série de ferramentas para o desenvolvimento da autoaceitação.
A partir da vigência de diferentes habilidades como autoconsciência, autovalorização e autoeficácia, os alunos tem a oportunidade de perceberem a existência de qualidades necessárias à aceitação de si mesmos. O uso destas habilidades, aliado ao uso de cartas, permitirá aos alunos descobrirem valores no interior de si mesmos que possam não ter sido vistos antes, a partir de um processo de descoberta.
É necessário ter a faixa etária entre 8 a 18 anos, pois trata-se de um conteúdo mais específico, cujas lições pretendidas servem para impulsionar a descoberta individual, um dos pilares da aceitação de si mesmo. A dinâmica tem como objetivo desenvolver a habilidade de autoaceitação dos alunos e trabalha habilidades como autoconsciência, autovalorização e percepção da realidade existente. O processo é direcionado para auxiliar os alunos na identificação de seus próprios atributos, pontos fortes e talentos, e especialmente na interpretação deles para a sua própria experiência de vida.
Objetivo do Jogo de Cartas da Autoaceitação
A dinâmica tem como objetivo desenvolver a habilidade de autoaceitação dos alunos e trabalhar habilidades como autoconsciência, autovalorização, e percepção da realidade existente. O processo é direcionado para auxiliar os alunos na identificação de seus próprios atributos, pontos fortes e talentos, e especialmente na interpretação deles para a sua própria experiência de vida.
Habilidades da Dinâmica
No Jogo de Cartas da Autoaceitação, os alunos serão incentivados a explorar e trabalhar habilidades como autoeficácia, autovalorização, autoconhecimento, empatia, comunicação e escuta ativa. A dinâmica também procura ajudar os alunos a desenvolver a capacidade de lidar com as emoções, bem como estimular o bom relacionamento com os outros.
Local e Faixa Etária para a Dinâmica
A dinâmica deve ser realizada, preferencialmente, na sala de aula, pois é um local propício ao desenvolvimento da autoaceitação e permite uma maior interação entre os alunos. A faixa etária recomendada para realizar a dinâmica é entre 8 e 18 anos.
Materiais necessários para a Dinâmica
- Baralho de cartas
- Papel e lápis
- Quadro branco ou papelão ou post-it
Passo a Passo da Dinâmica
- Convidar os alunos a se sentar em círculo.
- Explicar o objetivo da dinâmica.
- Peça que cada aluno escolha três cartas e, em seguida, mostre-as ao grupo.
- Quando todos tiverem suas cartas prontas, convide-os a conversar sobre elas.
- Depois de alguns minutos, peça que cada aluno escolha a carta que representa mais profundamente a si mesmo.
- Em seguida, que faça um pequeno desenho ou rabisco externando o que o carta representa para ele.
- Agora peça que as pessoas compartilhem seus desenhos e expliquem como relaciona com a carta selecionada.
- Ao final, convide os alunos a refletirem sobre a dinâmica.
Lição Pretendida com o Jogo de Cartas da Autoaceitação
A lição pretendida dessa dinâmica é incentivar a aceitação de si mesmo. O objetivo é ajudar os alunos a serem mais conscientes de suas potencialidades, reforçando sua autoestima e autoimagem positiva. Ao fim da dinâmica os alunos deverão ter identificado seus atributos, pontos fortes e talentos, e reconhecido o quanto que isso reflete positivamente em sua vida.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
- Antes de realizar a dinâmica, procure explicar à turma o motivo pelo qual está fazendo-a e como ela poderia ajudá-los.
- Procure aproveitar ao máximo os momentos de discussão, criar um clima seguro, que estimule a troca de experiências.
- Ao longo da dinâmica, procure conversar com os alunos, enfatizando a importância da autoaceitação e autoestima para o desenvolvimento pessoal.
Exemplos de Frases e Orientações
- “Vocês estão aqui para descobrir algo de grande importância: suas próprias potencialidades!”
- “Essa dinâmica é uma forma de vocês se conhecerem melhor e saberem mais sobre si mesmos.”
- “Quando compartilharmos nossas experiências, outros poderão aprender com nós também.”
- “Sintam-se livres para falar sobre o que sentem.”
- “Mesmo que vocês não consigam expressar em palavras o que sentem, o desenho pode te ajudar a encontrar as palavras certas.”
Benefícios da Dinâmica
A dinâmica possibilita que os alunos sejam mais conscientes de suas potencialidades, desenvolvendo assim sua identidade, autoestima e autoconsciência. Além disso, eles também são estimulados a desenvolver a arte de se relacionar com os outros, desenvolvendo assim habilidades de comunicação e escuta ativa.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica é adaptada do Jogo da Autoaceitação, criado por Vicki Howlette.
FAQ
Qual é o objetivo do Jogo de Cartas da Autoaceitação?
O objetivo da dinâmica é promover maior consciência e compreensão sobre os próprios atributos para que os alunos sejam capazes de aprender e aceitar a si mesmos.
Qual é a faixa etária para a dinâmica?
A faixa etária recomendada para realizar a dinâmica é entre 8 e 18 anos.
Quais são as habilidades trabalhadas na dinâmica?
No Jogo de Cartas da Autoaceitação, os alunos serão incentivados a explorar e trabalhar habilidades como autoeficácia, autovalorização, autoconhecimento, empatia, comunicação e escuta ativa.