Desafio: Direcione o Mapa em Recorde de Tempo e Ganhe um Prêmio!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Explore um mundo inexplorado com o Jogo de Direcionar o Mapa! Descubra novas aventuras, desafios e descobertas ao criar seu próprio mapa e expandir sua visão do mundo. O jogo oferece um desafio único, combinando elementos de geografia, história e aventura ao mesmo tempo. Experimente o Jogo de Direcionar o Mapa e explore o mundo!

Jogo de direcionar o mapa

Parâmetro Descrição
Objetivo Unir e motivar os jovens alunos, com idades entre 9 e 12 anos, no processo de aprendizagem por meio do Jogo de Direcionar o Mapa.
Habilidades Desenvolver a coordenação motora fina, pensar de maneira crítica e criativa, além de reconhecer e se relacionar com os diferentes contextos históricos.
Local Ao ar livre, como parques, pracinhas, entre outros.
Materiais Mapa, cartões, piloto, fitas e marcador de parede.
Passo a Passo Explicar a dinâmica, dividir os alunos em equipes, escolher o piloto, escolher as próximas cidades, marcar a rota, contabilizar o número de cidades visitadas.
Lição Pretendida Compreender a importância da História do Brasil, além de trabalhar aspectos relacionados às habilidades de liderança, tomada de decisões, linguagem, coordenação motora e pensamento crítico.
Dicas para Melhorar Realizar um aquecimento antes do jogo, preparar os alunos, preparar um plano de ação, incentivar a equipe.
Frases e Orientações Fiquem atentos, ouçam com atenção, estamos aqui para nos divertir e aprender, balancear a intuição com a razão, lembre-se que cada direção é importante, marcar cada cidade e registrar a rota.
Benefícios Desenvolvimento intelectual, emocional e físico, trabalho em equipe, conhecimento do passado para entender o presente, diversão, espírito crítico e racionalidade no processo de aprendizagem.
Notas de Rodapé Estar atentos ao tempo de duração da atividade e incentivar os alunos ao longo do jogo.

Jogo de Direcionar o Mapa: Uma Dinâmica de Aprendizado

Esta dinâmica teve como objetivo unir e motivar os jovens alunos, com idades entre 9 e 12 anos, no processo de aprendizagem por meio do Jogo de Direcionar o Mapa. O tempo de duração desta atividade foi de aproximadamente 40 minutos. O tema envolvido foi a História do Brasil!

Durante o jogo, buscamos demonstrar que o conhecimento histórico não é inalcançável, mas, sim, uma ferramenta para a liberdade. Acreditamos que conhecendo como funcionou o passado, compreende-se melhor o presente e se é possível criar um cenário melhor para o futuro. O mapa foi uma forma de entender como se dão as relações entre os espaços geográficos e as pessoas.

Como professoras que somos, também buscamos trabalhar algumas dimensões e habilidades importantes com as crianças. As habilidades trabalhadas foram: desenvolver a coordenação motora fina, pensar de maneira crítica e criativa, além de reconhecer e se relacionar com os diferentes contextos históricos, tornando assim, o conhecimento mais palpável, interessante e divertido para aqueles jovens estudantes.

Objetivo da Dinâmica – Jogo de Direcionar o Mapa

O objetivo do jogo é reunir os alunos para discutir, pesquisar e aprender sobre história do Brasil de uma forma lúdica, envolvente e incentivadora. Por meio das orientações do jogo, os alunos saem da sala de aula para o espaço externo, interagindo e brincando, contribuindo para o desenvolvimento do raciocínio crítico e aprimorando habilidades linguísticas e motoras.

Habilidades da Dinâmica

Durante o jogo, os participantes movimentam-se no espaço, adotando atitudes críticas e trabalhando a coordenação motora fina. Esta dinâmica também permite aos alunos interagirem uns com os outros de forma natural, discutindo questões relevantes relacionadas à história do Brasil em forma de jogo. Além disso, contribui para o desenvolvimento da tomada de decisões, para a percepção e compreensão do mundo ao seu redor, para o trabalho em equipe, para o desenvolvimento de um pensamento convergente e para o desenvolvimento de habilidades linguísticas.

Local e Faixa Etária para Dinâmica

Esta dinâmica foi desenvolvida para jovens entre 9 e 12 anos. O local ideal para a realização do jogo é ao ar livre, como um parque, pracinha, entre outros. Contudo, as professoras tem plena liberdade para desenvolver a dinâmica em outro local que atenda às necessidades do grupo.

Materiais Necessários para a Dinâmica

  • Mapa – impresso ou em estrutura de display para visualização;
  • Cartões – para escrever nomes de cidades;
  • Piloto – para marcar o início e o fim da dinâmica;
  • Fitas – para demarcar o percurso sobre o mapa
  • Marcador de Parede – para traçar a rota

Passo a Passo da Dinâmica – Jogo de Direcionar o Mapa

  1. Primeiramente, deve-se explicar a dinâmica para que todos entendam e os alunos sejam informados sobre o passo a passo do jogo.
  2. Em seguida, é importante dividir os alunos em equipes, escolhendo o piloto por equipe.
  3. O piloto deve posicionar-se no início do percurso, com o cartão em mãos. A partir daí, a equipe organiza as próximas cidades a seguir.
  4. Cada equipe deverá escolher quais serão as próximas cidades a serem visitadas e ao mesmo tempo ir marcando com a fita a rota que foi escolhida.
  5. Assim, a equipe que marcar mais cidades durante o jogo, será a campeã!
  6. Quando o piloto chegar ao ponto final, toda a equipe deverá parar. É nesse momento que deve ser contabilizado o número de cidades que a equipe chegou a visitar.

Lição Pretendida com Jogo de Direcionar o Mapa

Durante este jogo, pretendemos que os jovens alunos compreendam a importância da História do Brasil, além de trabalhar aspectos relacionados às habilidades de liderança, tomada de decisões, linguagem, coordenação motora e pensamento crítico. O objetivo é tornar o processo de aprendizagem mais agradável e envolvente, explicando que conhecer o passado é importante para o presente e para o futuro.

Dicas para Melhorar a Dinâmica

  • Realizar um aquecimento antes do jogo – para incentivar o grupo e prepará-lo para aproveitar o jogo;
  • Preparar os alunos – explicar a dinâmica, os motivos do jogo, os objetivos, etc;
  • Preparar um plano de ação – ter um plano de ação com cada etapa do jogo, definindo quais serão os próximos passos durante a dinâmica;
  • Incentivar a equipe – incentivá-los durante o jogo para que este se desenvolva com sucesso e, principalmente, buscando o máximo de aprendizado das crianças.

Exemplos de Frases e Orientações

  • “Fiquem atentos e ouçam com atenção as instruções!”
  • “Estamos aqui para nos divertir e aprender distinguindo as cidades!”
  • “Vamos balancear a intuição com a razão e chegar ao destino final!”
  • “Lembre-se de que cada direção é importante, pois nos leva ao destino final”
  • ”Vamos marcar cada cidade com o cartão e registrar a rota que cada equipe escolheu”

Benefícios da Dinâmica

Esta atividade contribui para o desenvolvimento intelectual, emocional e físico dos alunos, pois busca promover o trabalho em equipe, o conhecimento do passado para entender o presente e criar melhores condições para o futuro. Além disso, é importante destacar que a dinâmica é divertida, adere ao espírito crítico e desenvolve a racionalidade no processo de aprendizagem.

Notas de Rodapé

As professoras que realizarem a dinâmica deverão estar atentas ao tempo de duração da atividade. Além disso, é importante incentivar os alunos ao longo do jogo, para que todos possam se divertir e aprender ao mesmo tempo.

FAQ

1. Quais são as principais habilidades desenvolvidas com a dinâmica?

As principais habilidades desenvolvidas com esta dinâmica são: desenvolver a coordenação motora fina, pensar de maneira crítica e criativa, além de reconhecer e se relacionar com os diferentes contextos históricos.

2. Quais materiais são necessários para a realização da dinâmica?

Os materiais necessários para a realização desta atividade são: um mapa, cartões, piloto, fitas e marcador de parede.

3. Em quais locais esta dinâmica pode ser realizada?

Esta dinâmica pode ser realizada ao ar livre, como parques, pracinhas, entre outros. No entanto, as professoras também têm liberdade para desenvolvê-la em outros locais que atendam às necessidades do grupo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também