Unindo Espaços para Criar Dinâmicas Inigualáveis!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Depois de muito trabalho, chegou o momento de se reunir e Juntar as Partes! Seja parte desse momento histórico e contribua para a harmonia entre todos.

Junta as Partes

Parâmetro Descrição
Objetivo Desenvolver o trabalho em equipe e a responsabilidade no contexto escolar, através da prática da colaboração.
Habilidades Criatividade, concentração, pró-atividade e reflexão.
Local e Faixa Etária Crianças e jovens, com idade entre sete a dez anos, em uma sala de aula ou em um espaço livre da escola.
Materiais Necessários Quatro canetas, cinco conjuntos de itens iguais, quatro tesouros, quatro tabuleiros e 20 notas com instruções.
Lição Pretendida Todos podem se apoiar e contribuir para a resolução de problemas, e que essa competência é essencial para o bom relacionamento entre colegas, que vão além da escola.
Duração 35 a 40 minutos.
Benefícios Estimula o pensamento crítico e criativo, desenvolve o trabalho em equipe, ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação, incentiva a responsabilidade, estimula a diversidade e a inclusão.

A Dinâmica Escolar de “Junta as Partes”

No contexto educacional, “Junta as Partes” é uma dinâmica criada para contribuir com o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, e incentivar a comunicação, trabalho em equipe e a responsabilidade. Essa atividade é muito útil para lidar com as questões da diversidade e inclusão, estimulando também a compreensão e a aceitação a diferenças culturais, de gênero, etnia e faixa etária.

Essa dinâmica tem o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa, que estimule o pensamento crítico e a colaboração entre os alunos. É ideal para grupos de crianças e jovens, com idade entre sete a dez anos, e tem um tempo de duração entre 35 e 40 minutos. Além disso, a lição pretendida é que os alunos compreendam que todos podem se apoiar e contribuir para a resolução de problemas, e que essa competência é essencial para o bom relacionamento entre colegas, que vão além da escola.

A dinâmica “Junta as Partes” tem o potencial de desenvolver algumas habilidades em seus participantes, como: criatividade, concentração, pró-atividade e reflexão. Ela pode ser realizada em uma sala de aula ou em um espaço livre da escola, desde que a faixa etária dos participantes seja de sete a dez anos. É importante que a atividade seja realizada com orientação de educadores capacitados para maximizar seus resultados. Além disso, é imprescindível os materiais para a dinâmica serem disponibilizados e organizados. Abaixo, seguem a lista dos materiais necessários para a atividade:

Objetivo da Dinâmica “Junta as Partes”

A dinâmica “Junta as Partes” tem como objetivo desenvolver o trabalho em equipe e a responsabilidade no contexto escolar, através da prática da colaboração.

Habilidades da Dinâmica

A dinâmica “Junta as Partes” contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades nos participantes, como: criatividade, concentração, pró-atividade e reflexão.

Local e Faixa Etária para Dinâmica

A dinâmica “Junta as Partes” é ideal para ser realizada com crianças e jovens, com idade entre sete a dez anos. Ela pode ser realizada em uma sala de aula ou em um espaço livre da escola.

Materiais Necessários para a Dinâmica

  • Quatro canetas
  • Cinco conjuntos de itens iguais, totalizando 20 itens (bolinhas, palitos, etc)
  • Quatro tesouros (caixas com itens misturados)
  • Quatro tabuleiros
  • 20 notas, com instruções

Passo a Passo da Dinâmica “Junta as Partes”

  1. Coloque crianças e jovens até dez anos em grupos de quatro pessoas.
  2. Distribua tarefas para cada membro do grupo: dois responsáveis pelas canetas, um responsável pelos itens e um responsável pelos tesouros.
  3. Coloque os itens sobre os tabuleiros e separe os tesouros.
  4. Distribua as notas entre os grupos e leia-as em voz alta.
  5. Cada membro deve escrever um conjunto de instruções na sua nota.
  6. Após a conclusão das notas, os participantes devem executar o plano, usando os itens para completar o desafio.
  7. Uma vez que o grupo conclua o desafio, revele os tesouros dos tesouros e termine a dinâmica.

Lição Pretendida

A lição pretendida com a dinâmica “Junta as Partes” é que os alunos compreendam que todos podem se apoiar e contribuir para a resolução de problemas, e que essa competência é essencial para o bom relacionamento entre colegas, que vão além da escola.

Dicas para Melhorar a Dinâmica

Aqui estão algumas dicas para melhorar a dinâmica:

  • Peça aos participantes que deem sugestões sobre hipóteses a serem testadas e caminhos possíveis para o tesouro ser descoberto.
  • Discuta a importância da colaboração e o uso dos itens disponíveis.
  • Peça aos participantes que compartilhem suas experiências e opiniões.
  • Incentive os alunos a refletirem sobre a dinâmica.

Exemplos de Frases e Orientações

A seguir, estão alguns exemplos de frases e orientações que os educadores podem usar durante a dinâmica:

  • “Examine os itens disponíveis. O que eles têm em comum?”
  • “Como vocês podem se ajudar para encontrar a resposta?”
  • “Tente diferentes abordagens para encontrar a solução.”
  • “Pense fora da caixa!”

Benefícios da Dinâmica

A dinâmica “Junta as Partes” oferece benefícios importantes, como:

  • Estimula o pensamento crítico e criativo;
  • Desenvolve o trabalho em equipe;
  • Ajuda a desenvolver as habilidades de comunicação;
  • Incentiva a responsabilidade;
  • Estimula a diversidade e a inclusão.

Notas de Rodapé

Essa dinâmica foi criada para motivar os participantes a questionarem os limites do pensamento convencional e explorar novas possibilidades.

FAQ

Quantos participantes posso ter?

A dinâmica “Junta as Partes” é ideal para ser realizada com grupos de quatro pessoas.

Qual o tempo de duração para a dinâmica?

O tempo de duração para a dinâmica é de aproximadamente 35 a 40 minutos.

Qual a lição pretendida?

A lição pretendida com a dinâmica “Junta as Partes” é que os alunos compreendam que todos podem se apoiar e contribuir para a resolução de problemas, e que essa competência é essencial para o bom relacionamento entre colegas, que vão além da escola.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também