Descubra o que aconteceu antes de nós com o Livro da História. Esta obra contém informações sobre tempos passados, contando a história de como chegamos ao presente. Saiba mais sobre a história através deste livro que irá revelar os acontecimentos que moldaram o mundo de hoje.
Livro da História
Característica | Descrição |
---|---|
Objetivo | Trabalhar a memória e a permanência de informação, estimulando o pensamento crítico e a percepção da evolução da humanidade ao longo do tempo. |
Habilidades | Trabalho em equipe, confiança, autoconfiança, autopercepção, capacidade de escuta, expressão, resiliência, aceitação ao próximo, memória e permanência de informação, e pensamento crítico. |
Materiais Necessários | Livro da história, apostilas, músicas, cartões, blocos de notas. |
Passo a Passo | Apresentação, brainstorming, jogo de perguntas e respostas, leitura da trilogia, jogo de caça ao tesouro, música. |
Lição Pretendida | Entender que a história é um grande livro e que ela conta as grandes narrativas que contribuem para entender o mundo atual, além de incentivar o encanto para o conhecimento, o respeito às diferenças, e a aceitação dos próprios pré-conceitos. |
Dicas para melhorar | Criar um ambiente acolhedor, incentivar a coordenação entre as equipes de trabalho, fortalecer as habilidades de comunicação, proporcionar momentos de relaxamento, explorar a curiosidade dos estudantes, usar jogos, músicas e brincadeiras. |
Exemplos de frases e orientações | Vamos descobrir o que nos aguarda nas páginas deste livro? Vamos juntos explorar os fatos da história? Compartilhem seus conhecimentos uns com os outros. Como podemos juntos aprender mais sobre o passado? Vamos desvendar os mistérios deste livro. Este livro nos ensinará muito sobre quem somos. Que tal compartilharmos um ao outro o que já sabemos? |
Benefícios | Trabalhar a memória e permanência de informação, estimular a imaginação e a criatividade, despertar o interesse pelo conhecimento, incentivar o trabalho em equipe, reforçar os valores da amizade e companheirismo, fomentar o diálogo entre os estudantes, proporcionar momentos de lazer e diversão. |
A Dinâmica Escolar Livro da História: Compartilhando Passagens do Tempo
O Livro da História é uma atividade que explora as formas de transmitir conhecimento ao longo das eras. Encara a história como um grande livro, onde estão contidas as grandes narrativas que nos ajudam a entender o nosso mundo atual. É uma atividade direcionada para os estudantes que se encontram entre os 6 e os 12 anos de idade, mas pode ser adaptada para grupos de qualquer faixa etária. Esta dinâmica tem uma duração de aproximadamente 1h30min, sendo que o tempo pode variar em função da abordagem que os professores desejarem dar ao tema.
A dinâmica tem como objetivo incentivar o diálogo sobre as narrativas que constroem nossa história, provocar o encantamento com o conhecimento sobre o passado, promover a escuta para as múltiplas formas de entendimento, e trabalhar com a aceitação de seus próprios pré-conceitos. Desta forma, os estudantes podem descobrir que as pessoas vivem e pensam de maneiras diferentes, que é importante respeitar as diferenças, e que a diversidade, assim como o conhecimento que saímos, nos torna mais ricos.
A dinâmica Livro da História tem como principais habilidades o trabalho em equipe, a confiança, a autoconfiança, a autopercepção, a capacidade de escuta, de expressão, de resiliência e de aceitação ao próximo. Pode ser realizada tanto em ambientes fechados como salas de aula, auditórios, salas de reunião, dentre outros, quanto em locais abertos, como parques, campos, praças, beiras de riacho, dentre outros.
Objetivo da dinâmica Livro da História
O objetivo da dinâmica Livro da História é trabalhar a memória e a permanência de informação, estimulando o pensamento crítico e a percepção da evolução da humanidade ao longo do tempo.
Habilidades da dinâmica
A dinâmica Livro da História trabalha habilidades como: trabalho em equipe, confiança, autoconfiança, autopercepção, capacidade de escuta, expressão, resiliência, aceitação ao próximo, memória e permanência de informação, e pensamento crítico.
Materiais necessários para a dinâmica
- Livro da história: Uma trilogia que conta os fatos históricos em diversos formatos. Essa trilogia inclui o livro da história, o livro dos sonhos e o livro dos mitos.
- Apostilas: Documentos impresos com informações sobre fatos e eventos históricos.
- Músicas: Músicas que ajudam a contextualizar melhor a história.
- Cartões: Cartões que contêm informações sobre fatos históricos.
- Blocos de Notas: Blocos de anotações que auxiliam na retenção de informações.
Passo a Passo da Dinâmica Livro da História
- Os educadores explicam aos estudantes qual é o tema e o objetivo da dinâmica.
- O professor faz uma apresentação sobre os fatos que aconteceram na história.
- Os estudantes fazem um brainstorming, pensando e discutindo sobre os fatos.
- Depois de discutirem os fatos, os estudantes fazem um jogo de perguntas e respostas sobre a história.
- O professor explica e cada um dos alunos lê algo da trilogia do Livro da História.
- Os estudantes fazem um jogo de caça ao tesouro usando os conteúdos das apostilas.
- Por fim, todos cantam uma música para encerrar a atividade.
Lição pretendida com Livro da História
A lição pretendida desta dinâmica é que os estudantes entendam que a história é um grande livro e que ela conta as grandes narrativas que contribuem para entender o mundo atual, além de incentivar o encanto para o conhecimento, o respeito às diferenças, e a aceitação dos próprios pré-conceitos.
Dicas para melhorar a dinâmica
Algumas dicas para melhorar a dinâmica Livro da História são:
- Criar um ambiente acolhedor, em que os estudantes se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões;
- Incentivar a coordenação entre as equipes de trabalho;
- Fortalecer as habilidades de comunicação entre os estudantes;
- Proporcionar momentos de relaxamento durante a dinâmica;
- Explorar a curiosidade dos estudantes sobre os assuntos trabalhados;
- Usar jogos, músicas e brincadeiras para incentivar o interesse dos estudantes.
Exemplos de frases e orientações
- “Vamos descobrir o que nos aguarda nas páginas deste livro?”
- “Vamos juntos explorar os fatos da história?”
- “Compartilhem seus conhecimentos uns com os outros.”
- “Como podemos juntos aprender mais sobre o passado?”
- “Vamos desvendar os mistérios deste livro.”
- “Este livro nos ensinará muito sobre quem somos.”
- “Que tal compartilharmos um ao outro o que já sabemos?”
Benefícios da dinâmica
Os principais benefícios da dinâmica Livro da História são:
- Trabalhar a memória e permanência de informação;
- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Despertar o interesse pelo conhecimento;
- Incentivar o trabalho em equipe;
- Reforçar os valores da amizade e companheirismo;
- Fomentar o diálogo entre os estudantes;
- Proporcionar momentos de lazer e diversão.
Notas de rodapé
A dinâmica Livro da História é uma ótima maneira de ensinar aos estudantes os fatos relevantes da história, incentivando o pensamento crítico e a reflexão sobre o passado.
FAQ
O que é a dinâmica Livro da História?
A dinâmica Livro da História é uma atividade que explora as formas de transmitir conhecimento ao longo das eras, incentivando o diálogo sobre as narrativas que constroem nossa história, provocando o encantamento com o conhecimento sobre o passado, e trabalhando com a aceitação de seus próprios pré-conceitos.
Qual o objetivo da dinâmica Livro da História?
O objetivo da dinâmica Livro da História é trabalhar a memória e a permanência de informação, estimulando o pensamento crítico e a percepção da evolução da humanidade ao longo do tempo.
Qual a faixa etária adequada para esta dinâmica?
A dinâmica Livro da História é direcionada para os estudantes que se encontram entre os 6 e os 12 anos de idade, mas pode ser adaptada para grupos de qualquer faixa etária.
Quais são as principais habilidades trabalhadas durante a dinâmica?
A dinâmica Livro da História trabalha habilidades como: trabalho em equipe, confiança, autoconfiança, autopercepção, capacidade de escuta, expressão, resiliência, aceitação ao próximo, memória e permanência de informação, e pensamento crítico.