Caça Aos Tesouros: Descubra Ouro e Prata nas Minas Gerais!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Descubra as riquezas encantadoras de Minas Gerais, o berço da exploração de Ouro e Prata. Uma viagem única para explorar os tesouros históricos da região.

Ouro e Prata nas Minas Gerais

Características Parâmetros
Objetivo Compreender e agir de forma responsável em relação ao tempo passado, presente e futuro.
Habilidades Questão de Compreensão, Trabalho colaborativo, Resolução de Problemas, Autocontrole.
Local e Faixa Etária Público infanto-juvenil, com faixa etária entre 8 e 14 anos.
Materiais Necessários Cartões de Personagens, Palitos de Sorvete, Figuras geométricas, Tinta guache, Canetas, Papel de scrapbook.
Passo a Passo Apresentação do contexto, da história e dos personagens aos participantes, dividir a classe em grupos, cada grupo representa um personagem, explicar aos demais como a história se desenvolveu a partir do seu personagem, discutir entre eles e chegar a um consenso sobre o problema que ocorreu no passado e a melhor solução para o presente e o futuro.
Lição Pretendida Importância do trabalho em equipe para solucionar problemas, diálogo e respeito mútuo para se chegar a um consenso, resolução de conflitos, tomada de decisão e comunicação.
Dicas para Melhorar Garantir que todos os participantes sintam-se à vontade para expressar suas opiniões, incentivar o bom senso, o uso da imaginação, o trabalho em equipe e a troca de ideias.
Exemplos de Frases e Orientações O que está acontecendo nessa história?, Quais são os desafios enfrentados pelo seu personagem?, Como vocês chegaram a essa decisão?, O que aconteceu de bom e de ruim em determinada escolha?, Vamos criar juntos um novo começo para essa história?
Benefícios Importância da comunicação, do diálogo, do trabalho em equipe, da resolução de problemas e da tomada de decisão, conectar-se à própria história, desenvolver habilidades vitais para a vida.
Notas de Rodapé Esta dinâmica foi elaborada para o público infanto-juvenil com faixa etária entre 8 e 14 anos, porém pode ser adapatada para outras idades e/ou públicos.

A Dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais: um Encontro entre Mentes e Corações

Esta dinâmica, oferecida ao público infanto-juvenil com faixa etária entre 8 e 14 anos, dura em média 50 minutos. Ela é uma verdadeira aventura intelectual e emotiva, destinada aos que desejam conhecer melhor a sua história, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades e atitudes vitais nas crianças.

O objetivo desta dinâmica é melhorar a capacidade de escuta e a ampliação de horizontes. A intenção é provocar momentos de alegria e reflexão, bem como instigar a imaginação e busca pela inovação. O grande desafio é atinar com a delicadeza das relações humanas.

O contexto escolhido para esta brincadeira é o das Minas Gerais, na época em que ouro e prata se tornaram discutidos, cobiçados e importantíssimos para a economia brasileira. Os participantes são convidados a entrar nesta história e mudá-la, fazendo escolhas, solucionando problemas, equilibrando conflitos e aprendendo a lidar com as consequências de cada ato.

Objetivo da Dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais

A dinâmica, intitulada Ouro e Prata nas Minas Gerais, tem como objetivo ensinar aos participantes a compreender e agir de forma responsável em relação ao tempo passado, presente e futuro. Os alunos, a partir desta brincadeira, aprendem a se conectar entre si, ao seu próprio passado e ao mundo através da história.

Habilidades da Dinâmica

Esta dinâmica basicamente envolverá as seguintes habilidades, que serão desenvolvidas através de sua participação:

  • Questão de Compreensão
  • Trabalho colaborativo
  • Resolução de Problemas
  • Autocontrole

Local e Faixa Etária para Dinâmica

A dinâmica Ouro e prata nas Minas Gerais é destinada ao público infanto-juvenil, com faixa etária entre 8 e 14 anos. Ela pode ser realizada tanto na escola, quanto em qualquer outro local propício para a atividade.

Materiais Necessários para a Dinâmica

  • Cartões de Personagens
  • Palitos de Sorvete
  • Figuras geométricas
  • Tinta guache
  • Canetas
  • Papel de scrapbook

Passo a Passo da Dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais

  1. Apresentação do contexto, da história e dos personagens aos participantes.
  2. Dividir a classe em grupos
  3. Cada grupo terá um personagem que deverá ser representado pelo grupo utilizando os materiais disponíveis.
  4. Depois de montado, cada grupo deverá explicar aos demais como a história se desenvolveu a partir do seu personagem.
  5. Os participantes então terão que discutir entre eles e chegar a um consenso sobre o problema que ocorreu no passado e a melhor solução para o presente e o futuro.

Lição Pretendida com Ouro e Prata nas Minas Gerais

Através desta dinâmica, os participantes aprendem sobre a importância do trabalho em equipe para solucionar problemas, assim como a importância do diálogo e do respeito mútuo para se chegar a um consenso. Também são incentivadas outras importantes habilidades, como a resolução de conflitos, a tomada de decisão e a comunicação.

Dicas para Melhorar a Dinâmica

Para aproveitar ao máximo a dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais, é importante garantir que todos os participantes sintam-se à vontade para expressar suas opiniões. Além disso, incentivar o bom senso, o uso da imaginação, o trabalho em equipe e a troca de ideias é fundamental para o sucesso da dinâmica.

Exemplos de Frases e Orientações

Durante a dinâmica alguns exemplos de frase e orientação podem ser dados pelo professor, como:

  • O que está acontecendo nessa história?
  • Quais são os desafios enfrentados pelo seu personagem?
  • Como vocês chegaram a essa decisão?
  • O que aconteceu de bom e de ruim em determinada escolha?
  • Vamos criar juntos um novo começo para essa história?

Benefícios da Dinâmica

Através desta dinâmica, os participantes aprendem sobre a importância da comunicação, do diálogo, do trabalho em equipe, da resolução de problemas e da tomada de decisão. Além disso, os participantes se conectam à própria história, entendendo-a melhor, e desenvolvem habilidades vitais para a vida, como autocontrole, criatividade, responsividade e empatia.

Notas de Rodapé

Esta dinâmica foi elaborada para o público infanto-juvenil com faixa etária entre 8 e 14 anos, porém pode ser adapatada para outras idades e/ou públicos.

FAQ

Qual é a duração aproximada da dinâmica?

A dinâmica tem duração aproximada de 50 minutos.

Quais habilidades são desenvolvidas durante a dinâmica?

Durante a dinâmica, são desenvolvidas habilidades como questão de compreensão, trabalho em equipe, resolução de problemas e autocontrole.

É necessário algum material para a dinâmica?

Sim, são necessários materiais como cartões de personagens, palitos de sorvete, figuras geométricas, tinta guache, canetas e papel de scrapbook.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook