Descubra as riquezas encantadoras de Minas Gerais, o berço da exploração de Ouro e Prata. Uma viagem única para explorar os tesouros históricos da região.
Ouro e Prata nas Minas Gerais
Características | Parâmetros |
---|---|
Objetivo | Compreender e agir de forma responsável em relação ao tempo passado, presente e futuro. |
Habilidades | Questão de Compreensão, Trabalho colaborativo, Resolução de Problemas, Autocontrole. |
Local e Faixa Etária | Público infanto-juvenil, com faixa etária entre 8 e 14 anos. |
Materiais Necessários | Cartões de Personagens, Palitos de Sorvete, Figuras geométricas, Tinta guache, Canetas, Papel de scrapbook. |
Passo a Passo | Apresentação do contexto, da história e dos personagens aos participantes, dividir a classe em grupos, cada grupo representa um personagem, explicar aos demais como a história se desenvolveu a partir do seu personagem, discutir entre eles e chegar a um consenso sobre o problema que ocorreu no passado e a melhor solução para o presente e o futuro. |
Lição Pretendida | Importância do trabalho em equipe para solucionar problemas, diálogo e respeito mútuo para se chegar a um consenso, resolução de conflitos, tomada de decisão e comunicação. |
Dicas para Melhorar | Garantir que todos os participantes sintam-se à vontade para expressar suas opiniões, incentivar o bom senso, o uso da imaginação, o trabalho em equipe e a troca de ideias. |
Exemplos de Frases e Orientações | O que está acontecendo nessa história?, Quais são os desafios enfrentados pelo seu personagem?, Como vocês chegaram a essa decisão?, O que aconteceu de bom e de ruim em determinada escolha?, Vamos criar juntos um novo começo para essa história? |
Benefícios | Importância da comunicação, do diálogo, do trabalho em equipe, da resolução de problemas e da tomada de decisão, conectar-se à própria história, desenvolver habilidades vitais para a vida. |
Notas de Rodapé | Esta dinâmica foi elaborada para o público infanto-juvenil com faixa etária entre 8 e 14 anos, porém pode ser adapatada para outras idades e/ou públicos. |
A Dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais: um Encontro entre Mentes e Corações
Esta dinâmica, oferecida ao público infanto-juvenil com faixa etária entre 8 e 14 anos, dura em média 50 minutos. Ela é uma verdadeira aventura intelectual e emotiva, destinada aos que desejam conhecer melhor a sua história, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades e atitudes vitais nas crianças.
O objetivo desta dinâmica é melhorar a capacidade de escuta e a ampliação de horizontes. A intenção é provocar momentos de alegria e reflexão, bem como instigar a imaginação e busca pela inovação. O grande desafio é atinar com a delicadeza das relações humanas.
O contexto escolhido para esta brincadeira é o das Minas Gerais, na época em que ouro e prata se tornaram discutidos, cobiçados e importantíssimos para a economia brasileira. Os participantes são convidados a entrar nesta história e mudá-la, fazendo escolhas, solucionando problemas, equilibrando conflitos e aprendendo a lidar com as consequências de cada ato.
Objetivo da Dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais
A dinâmica, intitulada Ouro e Prata nas Minas Gerais, tem como objetivo ensinar aos participantes a compreender e agir de forma responsável em relação ao tempo passado, presente e futuro. Os alunos, a partir desta brincadeira, aprendem a se conectar entre si, ao seu próprio passado e ao mundo através da história.
Habilidades da Dinâmica
Esta dinâmica basicamente envolverá as seguintes habilidades, que serão desenvolvidas através de sua participação:
- Questão de Compreensão
- Trabalho colaborativo
- Resolução de Problemas
- Autocontrole
Local e Faixa Etária para Dinâmica
A dinâmica Ouro e prata nas Minas Gerais é destinada ao público infanto-juvenil, com faixa etária entre 8 e 14 anos. Ela pode ser realizada tanto na escola, quanto em qualquer outro local propício para a atividade.
Materiais Necessários para a Dinâmica
- Cartões de Personagens
- Palitos de Sorvete
- Figuras geométricas
- Tinta guache
- Canetas
- Papel de scrapbook
Passo a Passo da Dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais
- Apresentação do contexto, da história e dos personagens aos participantes.
- Dividir a classe em grupos
- Cada grupo terá um personagem que deverá ser representado pelo grupo utilizando os materiais disponíveis.
- Depois de montado, cada grupo deverá explicar aos demais como a história se desenvolveu a partir do seu personagem.
- Os participantes então terão que discutir entre eles e chegar a um consenso sobre o problema que ocorreu no passado e a melhor solução para o presente e o futuro.
Lição Pretendida com Ouro e Prata nas Minas Gerais
Através desta dinâmica, os participantes aprendem sobre a importância do trabalho em equipe para solucionar problemas, assim como a importância do diálogo e do respeito mútuo para se chegar a um consenso. Também são incentivadas outras importantes habilidades, como a resolução de conflitos, a tomada de decisão e a comunicação.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
Para aproveitar ao máximo a dinâmica Ouro e Prata nas Minas Gerais, é importante garantir que todos os participantes sintam-se à vontade para expressar suas opiniões. Além disso, incentivar o bom senso, o uso da imaginação, o trabalho em equipe e a troca de ideias é fundamental para o sucesso da dinâmica.
Exemplos de Frases e Orientações
Durante a dinâmica alguns exemplos de frase e orientação podem ser dados pelo professor, como:
- O que está acontecendo nessa história?
- Quais são os desafios enfrentados pelo seu personagem?
- Como vocês chegaram a essa decisão?
- O que aconteceu de bom e de ruim em determinada escolha?
- Vamos criar juntos um novo começo para essa história?
Benefícios da Dinâmica
Através desta dinâmica, os participantes aprendem sobre a importância da comunicação, do diálogo, do trabalho em equipe, da resolução de problemas e da tomada de decisão. Além disso, os participantes se conectam à própria história, entendendo-a melhor, e desenvolvem habilidades vitais para a vida, como autocontrole, criatividade, responsividade e empatia.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica foi elaborada para o público infanto-juvenil com faixa etária entre 8 e 14 anos, porém pode ser adapatada para outras idades e/ou públicos.
FAQ
Qual é a duração aproximada da dinâmica?
A dinâmica tem duração aproximada de 50 minutos.
Quais habilidades são desenvolvidas durante a dinâmica?
Durante a dinâmica, são desenvolvidas habilidades como questão de compreensão, trabalho em equipe, resolução de problemas e autocontrole.
É necessário algum material para a dinâmica?
Sim, são necessários materiais como cartões de personagens, palitos de sorvete, figuras geométricas, tinta guache, canetas e papel de scrapbook.