Descubra como nossa nação alcançou a liberdade ao longo da história, Passando a História da Independência. Entenda como nossos antepassados lutaram para reconquistar nossos direitos e alcançar a liberdade.
Passando a História da Independência
Característica | Parâmetro |
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Objetivo | Trabalhar a memória da turma e ao mesmo tempo incentivar o interesse e amor pela nossa história. |
Habilidades Desenvolvidas | Memória, raciocínio lógico, concentração, criatividade e trabalho em equipe. |
Local e Faixa Etária | Crianças e jovens entre 6 a 12 anos de idade, em salas de aula, salões de festa, e qualquer outro lugar que possibilite a confortável realização do exercício. |
Materiais Necessários | Um cronômetro, um objeto para ser movimentado, 10 frases relacionadas à Independência do Brasil e muita concentração e energia positiva. |
Lição Pretendida | Reforçar a memória dos alunos para que eles possam identificar fatos relevantes sobre a quebra dos laços da Colônia com a Coroa Portuguesa e as consequências disso para o nosso país. |
Benefícios | Entendimento aprofundado sobre a nossa história e a consequente valorização dos nossos heróis nacionais. |
Tempo de Realização | Aproximadamente 30 minutos. |
Passando a História da Independência: Um Objetivo Magnético
A Dinâmica Passando a História da Independência é um exercício ideal para trabalhar a memória e aumentar o conhecimento sobre o nosso grande passado. Ela permite aos alunos se divertirem enquanto relembram fatos importantes da nossa história.
Esta dinâmica é destinada a crianças e jovens da faixa etária entre 6 a 12 anos. O objetivo é que ela seja realizada em aproximadamente 30 minutos e traga à tona histórias sobre a Independência do Brasil.
A intenção é que, ao final desta Dinâmica Passando a História da Independência, os alunos aprendam a identificar fatos relevantes sobre a quebra dos laços da Colônia com a Coroa Portuguesa e as consequências disso para o nosso país.
Objetivo da Dinâmica Passando a História da Independência
A Dinâmica Passando a História da Independência tem por objetivo trabalhar a memória da turma e ao mesmo tempo incentivar o interesse e amor pela nossa história.
Habilidades Desenvolvidas pela Dinâmica
Ao participar da Dinâmica, os alunos terão melhor desenvolvimento em diversas habilidades, tais como: memória, raciocínio lógico, concentração, criatividade e trabalho em equipe.
Local e Faixa Etária para Realizar a Dinâmica
A Dinâmica Passando a História da Independência é indicada para crianças e jovens entre 6 a 12 anos de idade, em salas de aula, salões de festa, e qualquer outro lugar que possibilite a confortável realização do exercício.
Materiais Necessários para a Dinâmica
- Um cronômetro
- Um objeto para ser movimentado
- 10 frases relacionadas à Independência do Brasil
- Muita concentração e energia positiva
Passo a Passo da Dinâmica Passando a História da Independência
- Inicialmente, o professor ou monitor deverá explicar o objetivo da Dinâmica e ler as frases para que os alunos possam ouvir.
- Os alunos deverão ter a memória treinada e seguir o objeto movimentado ao longo das frases. Eles deverão tentar memorizar e lembrar quem disse a frase, quando ela foi dita e o que ela significa.
- A cada lapso de tempo estabelecido, o objeto passará para outra pessoa e assim sucessivamente.
- O jogo terminará quando todos os alunos citarem com sucesso as frases e os fatos relacionados.
Lição Pretendida da Dinâmica Passando a História da Independência
Esta Dinâmica Passando a História da Independência pretende reforçar a memória dos alunos para que eles possam identificar fatos relevantes sobre a quebra dos laços da Colônia com a Coroa Portuguesa e as consequências disso para o nosso país.
Dicas para Melhorar a Dinâmica Passando a História da Independência
- O monitor deverá incentivar os alunos a memorizar bem as frases e descobrir as relações entre elas.
- Crie um clima divertido e acolhedor para as crianças.
- Não esqueça de apontar as personalidades mais importantes e as datas históricas.
- Convide os alunos a expressar o que eles entendem sobre o assunto.
- Comente de forma leve e estimulante os erros e acertos das crianças.
Exemplos de Frases e Orientações
- “Vamos lá, qual é a próxima frase?”
- “Como será que aquela frase se encaixa na história?”
- “Vamos buscar alguma informação a mais para enriquecer esse raciocínio?”
- “Essa frase nos dá pistas sobre quem foi o redator?”
Benefícios da Dinâmica Passando a História da Independência
O maior benefício dessa Dinâmica é o entendimento aprofundado sobre a nossa história e a consequente valorização dos nossos heróis nacionais.
Notas de Rodapé
- Memorização: Esta Dinâmica exige um bom treinamento da memória das crianças.
- Incentivo: Monitores e professores deverão incentivar as crianças a responderem as perguntas e compartilharem os conhecimentos adquiridos.
FAQ – Perguntas Frequentes
Qual o objetivo da Dinâmica Passando a História da Independência?
O objetivo é trabalhar a memória da turma e ao mesmo tempo incentivar o interesse e amor pela nossa história.
Qual a faixa etária indicada para esta Dinâmica?
Crianças e jovens entre 6 a 12 anos de idade são os indicados para esta Dinâmica.
Quanto tempo demora para a realização desta Dinâmica?
Aproximadamente 30 minutos.