Passo a Passo da Dinâmica |
Iniciar a dinâmica com a apresentação do tema, objetivo e a explicação das regras do jogo, cada criança escolhe um país a ser explorado, cada participantes recebe uma bola e é orientado a segurar a bola em seus braços enquanto se desloca pela sala, imitando a exploração de um país estrangeiro, ao longo do jogo, as crianças são instigadas a compartilhar suas descobertas e vivências, incentivando assim, a curiosidade e a exploração, ao longo do jogo, as crianças visualizam fotos, pequenos vídeos, músicas e sons típicos de cada lugar, criando assim, uma imagem mental mais realista do que estão aprendendo, para finalizar a dinâmica, é feita uma reflexão coletiva sobre o que foi aprendido no jogo. |
Exemplos de Frases e Orientações |
Agora que vocês já conheceram um pouco sobre este país, gostariam de conhecer outro? Compartilhem com a turma algo que descobriram. Este l
Percorrendo o Mundo no Império: Uma Aventura Inesquecível!
A dinâmica Percorrendo o Mundo no Império é uma experiência enriquecedora para crianças com idades entre 5 e 10 anos. Ela tem duração aproximada de 1 hora e tem como objetivo oferecer às crianças a oportunidade de viajar ao redor do mundo, aprendendo sobre seus povos e culturas. Por meio de jogos divertidos, somado a desafios lúdicos, incentiva a exploração, o compartilhamento e a colaboração entre os participantes.
Esta dinâmica possibilita aos alunos vivenciar as realidades de diferentes países, aprimorando assim a compreensão, a aceitação, a consciência e a diversidade étnico-racial. Nesses trajetos através de diferentes culturas, as crianças também desenvolvem habilidades e competências como a descoberta, a curiosidade, a criatividade, a cooperação, a socialização, a expressão e a tolerância.
Durante a dinâmica, as crianças são encorajadas a desenvolver uma percepção de mundo global, e consciência de sua responsabilidade perante o resto do mundo, para que no futuro possam contribuir para um planeta melhor.
Objetivo da Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
O objetivo desta dinâmica é ajudar as crianças a expandir seu conhecimento, explorando e descobrindo novos países, povos e culturas.
Habilidades Desenvolvidas com a Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de desenvolver e fortalecer as seguintes habilidades:
- Exploração
- Compartilhamento
- Cooperação
- Expressão
- Socialização
- Curiosidade
- Criatividade
- Tolerância
Local e Faixa Etária Para Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
Esta dinâmica pode ser realizada tanto em sala de aula quanto em auditórios, parques e qualquer outro local que possa oferecer espaço para as atividades propostas. A faixa etária mais indicada para esta atividade é de 5 a 10 anos.
Materiais Necessários Para a Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
- Material explicativo (placas e cartazes)
- Músicas e sons do mundo
- Uma bola para cada criança
- Adereços e fantasias típicas dos países que serão explorados
- Fichas com instruções de jogo
- Muita cor, alegria e imaginação!
Passo a Passo da Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
- Iniciar a dinâmica com a apresentação do tema, objetivo e a explicação das regras do jogo.
- Cada criança escolhe um país a ser explorado.
- Cada participantes recebe uma bola e é orientado a segurar a bola em seus braços enquanto se desloca pela sala, imitando a exploração de um país estrangeiro.
- Ao longo do jogo, as crianças são instigadas a compartilhar suas descobertas e vivências, incentivando assim, a curiosidade e a exploração.
- Ao longo do jogo, as crianças visualizam fotos, pequenos vídeos, músicas e sons típicos de cada lugar, criando assim, uma imagem mental mais realista do que estão aprendendo.
- Para finalizar a dinâmica, é feita uma reflexão coletiva sobre o que foi aprendido no jogo.
Lição Pretendida com a Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
O principal objetivo desta dinâmica é que as crianças vivenciem uma experiência enriquecedora de descoberta de diversos locais, expressando suas próprias opiniões e compartilhando suas experiências com os outros.
Dicas para Melhorar a Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
Priorize o uso de adereços, músicas e imagens reais. Isto ajudará o grupo a construir uma imagem mental mais realista do que estão aprendendo.
Exemplos de Frases e Orientações
- Agora que vocês já conheceram um pouco sobre este país, gostariam de conhecer outro?
- Compartilhem com a turma algo que descobriram.
- Este lugar está cheio de coisas interessantes para descobrir!
- Vou cantar uma música típica. Podem me acompanhar?
- Gostaria de contar algo interessante sobre o que vocês descobriram?
Benefícios da Dinâmica: Percorrendo o Mundo no Império
Esta dinâmica ajuda as crianças a desenvolverem uma ampla gama de habilidades e competências que lhes serão úteis para a vida. Além disso, elas aprendem sobre diferentes culturas e ganham maior aceitação e compreensão das diferenças culturais.
Notas de Rodapé
Esta experiência educacional ajuda as crianças a expandir seu conhecimento e a desenvolver uma consciência global.
FAQ
O que é a dinâmica Percorrendo o Mundo no Império?
A dinâmica Percorrendo o Mundo no Império é uma experiência enriquecedora para crianças com idades entre 5 e 10 anos. O objetivo principal desta dinâmica é aproximar as crianças de outras culturas e incentivar elas a viajar ao redor do mundo, por meio de jogos divertidos.
Quais são as habilidades desenvolvidas com esta dinâmica?
Durante a atividade, as crianças terão a oportunidade de desenvolver e fortalecer as seguintes habilidades: exploração, compartilhamento, cooperação, expressão, socialização, curiosidade, criatividade e tolerância.
Qual é a faixa etária para esta dinâmica?
A faixa etária mais indicada para esta atividade é de 5 a 10 anos.
Quais materiais podem ser utilizados na dinâmica?
Para realizar esta dinâmica é necessário que se tenha material explicativo (placas e cartazes), músicas e sons do mundo, uma bola para cada criança, adereços e fantasias típicas dos países que serão explorados, fichas com instruções de jogo, muita cor, alegria e imaginação!
|