Por que é importante ler para os nossos filhos?

0

Uma história pra contar. Um oceano profundo de possibilidades para mergulhar. Cada página uma descoberta. Cada descoberta uma emoção diferente. A magia de contar e encantar. Quanta coisa cabe em uma história. Um livro é muito mais do que páginas de papel, ele é um convite para um mundo totalmente diferente, uma vida diferente, nele você pode ser o senhor do seu mundo.

Ao apresentarmos livros aos nossos filhos os colocamos em uma viagem por um universo diferente do que está presente em nossa rotina, mas que pode ser ainda mais criativo, fantástico e prazeroso . Conseguimos tirá-los da frente das telinhas e mostrar que informação pode ser palpável. Ressaltamos que o faz de conta e a fantasia são fundamentais para sua educação. Ensinar vai muito além do que só ir a escola. Ler apresenta a criança ao mundo de maneira que ela consegue compreender. É preciso entender a importância de apresentar os livros aos pequenos desde cedo, entender como esse hábito pode influenciar diretamente no desenvolvimento dos nossos filhos.

Por que devemos ler para nossos filhos?

Ler para nossos filhos deve ser um hábito diário, que começa ainda no ventre. A leitura estimula a verbalização, aumenta o vocabulário e amplia a capacidade de comunicação. Iniciar esse hábito o mais cedo possível ajuda a garantir um melhor desempenho escolar e desperta o interesse dos pequenos pelo conhecimento.

Hoje, vemos nossos adolescentes ter uma dificuldade tremenda para interpretar e elaborar textos que sejam mais complexos. A era digital transformou tudo em uma pequena forma de interpretação e resumos que não passam de 140 caracteres. Restringiu pensamentos a hashtags. É notório que a falta de incentivo à leitura tem grande participação nesse processo.

Além da interpretação de texto, temos a escrita. Quantos jovens não sabem se expressar de forma coerente e coesa através da escrita? A leitura é de fundamental importância para o desenvolvimento de textos, para uma conversa mais fluida. É necessário que ler seja um hábito, e a melhor forma de desenvolve-lo é começar o quanto antes, ainda na infância, ainda na beirada do berço.

Quais os benefícios da leitura?

A criança deve ser apresentada a todas as formas de linguagem até os cinco anos de vida, que dará a ela mais facilidade para compreender diversos meios de informações, conseguirá ampliar e problematizar, e não será apenas uma consumidora passiva daquilo que lhe entregarão pronto, a ideia é desenvolver um senso crítico próprio.

Terminada a parte prática, partiremos para o lado emocional, a leitura estreita laços, aproxima ainda mais os pais com os filhos, o momento da leitura será um tempo dedicado a família, irá aproximá-los através de ideias e vai ajudar na socialização. Não devemos deixar o hábito de ler em um reino distante. Que o Dia do Livro Infantil seja um dia para começar a mudar os hábitos. Reservar um tempo para ler para os pequenos traz muitos benefícios. 

Não leia o livrinho inteiro em um dia, alimente a curiosidade da criança, deixe-a fantasiar sobre o que vai acontecer, isso vai reforçar o desejo dela pela hora de contar a história.

Escolha bons livros, diversifique e aproveite que as prateleiras das bibliotecas e livrarias estão cheias dos mais diversos formatos de leitura. Crie circunstâncias para estimular e mostrar à criança quão precioso é o hábito da leitura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.