Despertar a criatividade das crianças é essencial para um bom desenvolvimento. E, para isso, não há nada melhor do que usar temáticas interessantes — pois assim você mistura diversão e conhecimento. É o caso dos dinossauros, animais que viveram no planeta há milhões de anos e que foram extintos. No post de hoje, você saberá um pouco mais sobre esses répteis gigantes e descobrirá por que eles fascinam tanto os pequenos e como podem ser incluídos em brincadeiras. Confira!
O motivo do fascínio dos pequenos
Crianças adoram explorar e conhecer coisas novas — imagine, então, saber sobre um mundo inteiro que não existe mais? Esse é o principal motivo dos dinossauros fascinarem tanto os pequenos, já que é algo que não está mais lá para ser visto. É preciso muita imaginação para recriar visualmente o planeta Terra como era, sem prédios e estradas, apenas com animais enormes.
Outra coisa que chama bastante a atenção das crianças são os nomes dados a cada espécie de dinossauro. O tema é tão interessante que há uma infinidade de documentários, filmes e desenhos, encantando os pequenos.
A extinção
Os dinossauros habitaram o planeta por mais de 60 milhões de anos e existem diversas teorias sobre a sua extinção. A mais aceita é a de que um asteroide atingiu a Terra matando todos os dinossauros. Dessa forma, apenas os que voavam teriam conseguido sobreviver, evoluindo ao longo dos anos em aves.
Ao falar em evolução, inclusive, é possível encontrar algumas características dos dinossauros em muitos répteis de hoje, o que eleva ainda mais a curiosidade das crianças sobre aqueles que seriam os ancestrais dos animais que eles veem hoje.
A alimentação dos dinossauros
Outra coisa que atrai muito a curiosidade das crianças é conhecer o que os dinossauros comiam. Havia diversas espécies e entre elas podiam-se encontrar animais carnívoros, herbívoros e insetívoros.
Com isso, as crianças sentem muito interesse em conhecer mais sobre a alimentação constituída basicamente de frutas, insetos e carnes de outros animais, inclusive de outros dinossauros.
Como incluir dinossauros nas brincadeiras dos pequenos
Pelo vasto mundo de conhecimento que os dinossauros podem trazer para as crianças, você pode (e deve) incluí-los na rotina dos pequenos por meio de brincadeiras. Usar brinquedos no aprendizado infantil traz muitos benefícios para os pequenos que, através do toque e visual, podem ter uma ideia da aparência dos dinossauros e ainda exercitar a coordenação motora.
Saber como escolher o melhor brinquedo para o seu filho irá ajudar na hora de comprar algo relacionado com a temática.
- Uma boa opção é apostar um quebra-cabeça, que é excelente para exercitar a mente das crianças ao encaixar as peças para montar um dinossauro;
- O jogo da velha com peças de dinossauro também é uma ótima forma de desenvolver o raciocínio de forma divertida;
- Utilizar dinossauros de papelão, além de estimular a curiosidade sobre o assunto, também faz com que as crianças desenvolvam a criatividade para pintá-los.
- Imagine que bacana seria se seu filho tivesse a oportunidade de brincar como se fosse um paleontólogo?
Você também pode comandar brincadeiras para atiçar a imaginação das crianças utilizando os dinossauros.
- Que tal entregar para o pequeno um kit com massinha e deixá-lo criar seu próprio dinossauro?
- Outra dica é utilizar a caixa de areia que você tenha no quintal e enterrar alguns dinossauros de brinquedo, distribuindo para as crianças pinceis e itens para escavação para que encontrem os “fósseis”.
Os dinossauros fascinam tanto as crianças porque requerem e estimulam a imaginação. Ao incluir a temática nas brincadeiras, você estimulará a criatividade, o raciocínio e a coordenação dos pequenos de uma maneira bem divertida.
Você conhece alguma dica de brincadeira com os dinossauros para crianças? Conte para a gente nos comentários!