Pra ver a banda passar: brinquedos musicais infantis

0

Não há no mundo quem não goste de música, não é mesmo? Em qualquer fase da vida, há sempre uma trilha sonora que marcou aquela época ou algum momento especial. Muitas vezes, as canções e melodias que aprendemos na infância são relembradas anos depois por algum motivo.

Canções de ninar, cantigas de roda e as músicas que eram sucesso na sua fita K7 (ou ainda são na playlist) são relembradas com nostalgia e, muitas vezes, deixadas como herança simbólica para as crianças. Mas, tão importante quanto as músicas em si, é a musicalização na infância.

Muitas pesquisas já foram realizadas sobre esse assunto e todas comprovam que são muitos os benefícios, tanto no desenvolvimento motor, quanto cognitivo e social das crianças. Mas, como as crianças podem ter maior contato com a música? Bom, isso pode ser feito por meio de aulas de musicalização ou apresentando e oferecendo brinquedos musicais para elas.

Musicalização na infância

As principais vantagens de inserir a musicalização para as crianças é que, a capacidade de concentração aumenta por meio dessa prática, a dicção e a articulação da fala são aperfeiçoadas e as habilidades sociais e afetivas são melhor desenvolvidas.

Como as crianças precisam ouvir para aprender, o desenvolvimento da escuta e da atenção também é favorecido por meio das aulas de musicalização. Além disso, o senso rítmico e de coletividade também são aprimorados por meio da música.

Brinquedos musicais infantis

Nós já explicamos neste post sobre a importância de oferecer brinquedos educativos para as crianças. Além dos jogos, bonecas de pano, blocos de montar e móbiles, os brinquedos musicais infantis são opções excelentes para despertar a criatividade dos pequenos.

Pandeiros, xilofones, tambores, flautas, triângulos, chocalhos e as divertidas violinhas são brinquedos musicais infantis que encantam e divertem a meninada. Estimular a descoberta de novas sonoridades ajuda a mudar a percepção de mundo das crianças. Existem alguns brinquedos parecidos com teclados que produzem sons de diversos tipos, desde músicas até sons de animais. O estímulo a sonoridade irá ajudar a criança a associar os sons com o que eles representam.

Composição

Os brinquedos musicais infantis podem ser feitos de diversos materiais, como plástico, tecidos, madeira, vinil e pelúcia. A vantagem de comprar instrumentos musicais infantis em madeira é que eles são atóxicos e mais resistentes, ou seja, duram mais tempo do que os brinquedos de outros materiais.

É importante observar com atenção a classificação indicativa do brinquedo, estar sempre atento se ele não possui pequenas peças que podem soltar ou quebrar e acabar sendo engolidas pela criança. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.