“Descubra quem você realmente é: descubra Quem Sou Eu. Uma jornada de auto-descoberta que o leva ao seu verdadeiro eu.”
Quem sou eu?
Parâmetro | Descrição |
---|---|
Objetivo | Contribuir positivamente para o autoconhecimento e o reconhecimento de nossos dons e talentos. |
Habilidades Desenvolvidas | Criatividade, colaboração, trabalho em equipe, diálogo, comunicação e expressão de emoções. |
Local e Faixa Etária | Qualquer local e de todas as idades. |
Materiais Necessários | Folhas, canetas, adesivos, giz ou pincel, papel com perguntas. |
Passo a Passo | Explicar o objetivo, distribuir folhas e canetas, escrever perguntas, escrever respostas, colocar adesivos nas costas, descobrir quem é de quem, compartilhar experiências. |
Lição Pretendida | Descobrir mais sobre si, seus próprios valores, talentos e aspirações, conhecer melhor os demais, estimular o diálogo e o reconhecimento mútuo. |
Dicas para Melhorar | Criar um ambiente acolhedor, organizar equipes, criar um tempo estendido. |
Exemplos de Frases | Vocês podem começar a descobrir quem é de quem, lembre-se de que não se trata de um jogo com vencedores e perdedores, vocês têm agora a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre si mesmos, vamos explorar nossos valores, talentos e aspirações, eu acredito em cada um de vocês. |
Benefícios | Promover o autoconhecimento, estimular a ciência mútua, promover o diálogo. |
Notas de Rodapé | Esta dinâmica foi desenvolvida para contribuir para o autoconhecimento, o reconhecimento de talentos e a ciência mútua. |
FAQ | Por quanto tempo dura a dinâmica?, Quais habilidades serão desenvolvidas?, Quais benefícios essa dinâmica pode trazer?, Qual a faixa etária dessa dinâmica? |
Dinâmica Quem Sou Eu? Uma Viagem Misteriosa em Todas as Idades!
A dinâmica “Quem Sou Eu?” é uma jornada de autoconhecimento que se destina a pessoas de todas as idades. O objetivo desta viagem é possibilitar que cada participante se conheça melhor. Será um momento para descobrir mais sobre os próprios valores, talentos e aspirações. O tempo estimado desta viagem é de 1 hora. No entanto, isso pode variar de acordo com o tamanho do grupo e a preparação inicial. A lição pretendida é a descoberta de conhecimentos próprios e dos demais através da identificação de traços únicos que cada um possui.
Esta é uma dinâmica divertida e interessante que poderá ser realizada em qualquer lugar, como em centros de ensino, em reuniões de família, em eventos corporativos ou em um círculo de amigos. Esta dinâmica se destina a jovens e adultos, mas ela pode ser adaptada para crianças.
A dinâmica “Quem Sou Eu?” é uma forma eficaz de ajudar a descobrir os lados mais profundos de quem somos e dos demais, assim como encorajar a exploração de sentimentos e percepções interiores.
Objetivo da dinâmica Quem Sou Eu?
O objetivo desta dinâmica é contribuir positivamente para o autoconhecimento e o reconhecimento de nossos dons e talentos. Esta dinâmica também visa ajudar a conhecer melhor os demais participantes.
Habilidades Desenvolvidas na Dinâmica
Esta dinâmica estimula a criatividade, a colaboração, o trabalho em equipe, o diálogo, a comunicação e a expressão de emoções.
Local e Faixa Etária para Dinâmica
Esta dinâmica pode ser realizada em qualquer local, desde a sala de aula até um jardim. A faixa etária para esta dinâmica varia conforme a adaptação feita por quem a conduz. Esta dinâmica pode ser realizada com pessoas de todas as idades.
Materiais Necessários para a Dinâmica
Para realizar esta dinâmica, é preciso:
- Folhas para escrever
- Canetas e lápis
- Papel com perguntas sobre características e talentos pessoais
- Adesivos para serem colocados nas costas
- Giz ou pincel para anotar respostas na lousa
Passo a Passo da Dinâmica Quem Sou Eu?
- Inicie a dinâmica explicando o objetivo da atividade.
- Distribua as folhas e canetas para que cada participante possa escrever as respostas.
- Antes de começar, escreva no quadro algumas perguntas sobre características, talentos e aspirações.
- Cada participante deve escrever as respostas às perguntas.
- Quando todos tiverem terminado de escrever suas respostas, peça para que cada pessoa coloque um adesivo com as próprias respostas nas costas.
- Certifique-se de que cada participante escreveu corretamente as respostas nos adesivos.
- Os participantes devem se mover sem falar uns com os outros e tentar descobrir de quem é cada adesivo adivinhando pelas respostas.
- Quando alguém acertar qual adesivo seu é, ele deve vir até você para confirmar (em voz alta) o resultado.
- Ao final da dinâmica, peça para que cada participante compartilhe um pouco sobre sua jornada de autoconhecimento.
Lição Pretendida com Quem Sou Eu?
Através desta dinâmica, os participantes poderão descobrir mais sobre si, seus próprios valores, talentos e aspirações. Esta jornada de autoconhecimento também ajudará cada um a conhecer melhor os demais, assim como estimular o diálogo e o reconhecimento mútuo.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
- Crie uma ambiente acolhedor: Certifique-se de que o ambiente onde será realizada esta dinâmica seja seguro para todos os participantes.
- Organize equipes: Se houver muitas pessoas, tente formar equipes menores para que todos possam participar do jogo e ter sua própria experiência de autoconhecimento.
- Crie um tempo estendido: Se houver tempo disponível, tente estender a dinâmica, mas certifique-se de que haja um limite para que todos possam compartilhar suas experiências ao final.
Exemplos de Frases e Orientações
Ao longo da jornada você poderá orientar o grupo com frases como:
- Vocês podem começar a descobrir quem é de quem.
- Lembre-se de que não se trata de um jogo com vencedores e perdedores.
- Vocês têm agora a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre si mesmos.
- Vamos explorar nossos valores, talentos e aspirações.
- Eu acredito em cada um de vocês.
Benefícios da Dinâmica
Esta dinâmica proporcionará três principais benefícios para os participantes:
- Promover o Autoconhecimento: Esta dinâmica permitirá que cada pessoa descubra mais sobre si mesmo.
- Estimular a Ciência Mútua: O grupo terá a oportunidade de se conhecer melhor e descobrir mais sobre suas habilidades e interesses.
- Promover o Diálogo: A dinâmica ajudará a criar um ambiente aberto para o diálogo e o debate.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica foi desenvolvida para contribuir para o autoconhecimento, o reconhecimento de talentos e a ciência mútua.
FAQ
Por quanto tempo dura a dinâmica?
A duração desta dinâmica varia conforme o tamanho do grupo. O tempo médio é de 1 hora.
Quais habilidades serão desenvolvidas?
A dinâmica estimulará a criatividade, a colaboração, o trabalho em equipe, o diálogo, a comunicação e a expressão de emoções.
Quais benefícios essa dinâmica pode trazer?
Os principais benefícios da dinâmica serão o autoconhecimento, o reconhecimento de talentos e a ciência mútua.
Qual a faixa etária dessa dinâmica?
Esta dinâmica se destina a jovens e adultos, mas pode ser adaptada para crianças.