Desfrute de uma experiência de Reconhecimento que recompensa suas realizações e premia seus esforços. Reconheça seus talentos e habilidades e abrace suas conquistas!
Reconhecimento
Parâmetro | Descrição |
---|---|
Objetivo | Estimular a valorização do outro e a consciência das diferenças entre as pessoas. |
Habilidades | Empatia, escuta ativa, respeito às diferenças individuais, pensamento crítico e bom senso. |
Local e Faixa etária | Sala de aula, auditórios, pequenos e grandes grupos, faixa etária recomendada de 5 a 12 anos. |
Materiais necessários | Círculos autocolantes, bola de meia, moedas, cartões, papel e caneta. |
Passo a passo | Explicar o objetivo, mostrar os materiais, dividir os alunos em 2 grupos, levar em consideração se o círculo foi passado com o elogio transmitindo o reconhecimento, quando receberem 3 moedas, ficam de fora, o último a ficar é o vencedor. |
Lição pretendida | Estimular a valorização do outro, e a consciência das diferenças entre as pessoas, identificar as qualidades humanas que vão além daquilo que é visível. |
Dicas para melhorar | Incentivar os alunos a pensarem em qualidades humanas que vão além do aspecto físico e das coisas materiais, escuta ativa, bom humor. |
Exemplos de frases e orientações | Orientação para as crianças: “Tenho certeza de que todos temos qualidades especiais, que não conseguimos enxergar logo de cara. Quando a bola estiver com você, pense em qualidades especiais da pessoa que está a sua frente e diga algo que reconheça a qualidade que você percebeu.” |
Benefícios | Entender que todos somos diferentes e possuem qualidades únicas e importantes, melhorar a convivência em grupo, criar um ambiente de respeito, empatia e consciência das diferenças. |
O que é dinâmica de Reconhecimento? Desvendando a magia desta atividade!
Olá, meu nome é Maria, sou pedagoga e busco alcançar o melhor desenvolvimento para meus alunos. No artigo de hoje, vamos conversar sobre a dinâmica de Reconhecimento, e como ela vem trazendo grandes benefícios para os alunos.
Este é um exercício de grupo de curta duração, que possui por objetivo estimular e estimular o reconhecimento entre as pessoas. Esta dinâmica possui a faixa etária recomendada de crianças de 5 a 12 anos, podendo durar de 10 a 20 minutos. Esta atividade intuitiva possui como lição pretendida a sensibilização entre as pessoas, a consciência das diferenças e a valorização do outro.
Vamos entender um pouco mais sobre como esta dinâmica é desenvolvida? Continue lendo para descobrir os benefícios que ela traz, e as dicas para melhorar a experiência dos alunos!
Objetivo da dinâmica Reconhecimento
O objetivo principal da dinâmica é estimular a valorização do outro e a consciência das diferenças entre as pessoas.
Habilidades da dinâmica
Esta atividade estimula a empatia, a escuta ativa, o respeito às diferenças individuais, o pensamento crítico, e o bom senso.
Local e Faixa etária para dinâmica
Esta atividade pode ser realizada em sala de aula, em auditórios, em pequenos grupos ou em grupos maiores. A faixa etária recomendada para a dinâmica é de 5 a 12 anos.
Materiais necessários para a dinâmica
- Círculos autocolantes
- Bola de meia
- Moedas
- Cartões
- Papel e caneta
Passo a passo da dinâmica Reconhecimento
- Explique o objetivo da atividade. Algo como “Vamos praticar o reconhecimento de cada um de nós, através de uma atividade divertida.”
- Mostre os materiais: círculos autocolantes, bola de meia e moedas. Explique como será a atividade. Exemplo: “Todos vão receber 3 círculos, e cada um deles representa algo especial sobre vocês. Cada um vai ter a bola de meia e vai passar para um amigo. Vocês vão falar algo que reconhecem um no outro. Quando a pessoa receber 3 moedas, ela vai ficar de fora.”
- Divida os alunos em 2 grupos: um grupo que vai segurar as moedas e outro que vai passar a bola de meia.
- O grupo que vai segurar as moedas, vai levar em consideração se o círculo foi passado com o elogio transmitindo o reconhecimento. Se sim, a pessoa vai receber uma moeda.
- À medida que os alunos recebem moedas, eles não podem mais participar. O último a ficar é o vencedor.
Lição pretendida com Reconhecimento
A lição pretendida é estimular a valorização do outro, e a consciência das diferenças entre as pessoas. Esta atividade possui como finalidade também, identificar as qualidades humanas que vão além daquilo que é visível.
Dicas para melhorar a dinâmica
- Incentive os alunos a pensarem em qualidades humanas que vão além do aspecto físico e das coisas materiais.
- Incentive a escuta ativa, para que todos possam se sentir incluídos na atividade.
- Estimule o bom humor, para que o ambiente esteja descontraído e agradável para todos.
Exemplos de frases e orientações
Um bom exemplo de orientação para as crianças pode ser “Tenho certeza de que todos temos qualidades especiais, que não conseguimos enxergar logo de cara. Quando a bola estiver com você, pense em qualidades especiais da pessoa que está a sua frente e diga algo que reconheça a qualidade que você percebeu.”
Benefícios da dinâmica
Com esta dinâmica é possível que os alunos entendam que todos somos diferentes e possuem qualidades únicas e importantes. A partir deste entendimento, pode-se melhorar a convivência em grupo, e criar um ambiente de respeito, empatia e consciência das diferenças.
Notas de rodapé
Esta atividade pode ser melhorada a partir de outras dinâmicas complementares, como a de autoconhecimento, ou outras que trabalhem o tema do respeito às diferenças.
FAQ
Qual a faixa etária recomendada para a realização desta dinâmica?
A faixa etária recomendada para a realização desta dinâmica é de 5 a 12 anos.
Quanto tempo a dinâmica vai durar?
Esta atividade pode durar de 10 a 20 minutos.