Descubra Como Reconhecer Seu Sucesso com a Dinâmica do Reconhecimento!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

Desfrute de uma experiência de Reconhecimento que recompensa suas realizações e premia seus esforços. Reconheça seus talentos e habilidades e abrace suas conquistas!

Reconhecimento

Parâmetro Descrição
Objetivo Estimular a valorização do outro e a consciência das diferenças entre as pessoas.
Habilidades Empatia, escuta ativa, respeito às diferenças individuais, pensamento crítico e bom senso.
Local e Faixa etária Sala de aula, auditórios, pequenos e grandes grupos, faixa etária recomendada de 5 a 12 anos.
Materiais necessários Círculos autocolantes, bola de meia, moedas, cartões, papel e caneta.
Passo a passo Explicar o objetivo, mostrar os materiais, dividir os alunos em 2 grupos, levar em consideração se o círculo foi passado com o elogio transmitindo o reconhecimento, quando receberem 3 moedas, ficam de fora, o último a ficar é o vencedor.
Lição pretendida Estimular a valorização do outro, e a consciência das diferenças entre as pessoas, identificar as qualidades humanas que vão além daquilo que é visível.
Dicas para melhorar Incentivar os alunos a pensarem em qualidades humanas que vão além do aspecto físico e das coisas materiais, escuta ativa, bom humor.
Exemplos de frases e orientações Orientação para as crianças: “Tenho certeza de que todos temos qualidades especiais, que não conseguimos enxergar logo de cara. Quando a bola estiver com você, pense em qualidades especiais da pessoa que está a sua frente e diga algo que reconheça a qualidade que você percebeu.”
Benefícios Entender que todos somos diferentes e possuem qualidades únicas e importantes, melhorar a convivência em grupo, criar um ambiente de respeito, empatia e consciência das diferenças.

O que é dinâmica de Reconhecimento? Desvendando a magia desta atividade!

Olá, meu nome é Maria, sou pedagoga e busco alcançar o melhor desenvolvimento para meus alunos. No artigo de hoje, vamos conversar sobre a dinâmica de Reconhecimento, e como ela vem trazendo grandes benefícios para os alunos.

Este é um exercício de grupo de curta duração, que possui por objetivo estimular e estimular o reconhecimento entre as pessoas. Esta dinâmica possui a faixa etária recomendada de crianças de 5 a 12 anos, podendo durar de 10 a 20 minutos. Esta atividade intuitiva possui como lição pretendida a sensibilização entre as pessoas, a consciência das diferenças e a valorização do outro.

Vamos entender um pouco mais sobre como esta dinâmica é desenvolvida? Continue lendo para descobrir os benefícios que ela traz, e as dicas para melhorar a experiência dos alunos!

Objetivo da dinâmica Reconhecimento

O objetivo principal da dinâmica é estimular a valorização do outro e a consciência das diferenças entre as pessoas.

Habilidades da dinâmica

Esta atividade estimula a empatia, a escuta ativa, o respeito às diferenças individuais, o pensamento crítico, e o bom senso.

Local e Faixa etária para dinâmica

Esta atividade pode ser realizada em sala de aula, em auditórios, em pequenos grupos ou em grupos maiores. A faixa etária recomendada para a dinâmica é de 5 a 12 anos.

Materiais necessários para a dinâmica

  • Círculos autocolantes
  • Bola de meia
  • Moedas
  • Cartões
  • Papel e caneta

Passo a passo da dinâmica Reconhecimento

  1. Explique o objetivo da atividade. Algo como “Vamos praticar o reconhecimento de cada um de nós, através de uma atividade divertida.”
  2. Mostre os materiais: círculos autocolantes, bola de meia e moedas. Explique como será a atividade. Exemplo: “Todos vão receber 3 círculos, e cada um deles representa algo especial sobre vocês. Cada um vai ter a bola de meia e vai passar para um amigo. Vocês vão falar algo que reconhecem um no outro. Quando a pessoa receber 3 moedas, ela vai ficar de fora.”
  3. Divida os alunos em 2 grupos: um grupo que vai segurar as moedas e outro que vai passar a bola de meia.
  4. O grupo que vai segurar as moedas, vai levar em consideração se o círculo foi passado com o elogio transmitindo o reconhecimento. Se sim, a pessoa vai receber uma moeda.
  5. À medida que os alunos recebem moedas, eles não podem mais participar. O último a ficar é o vencedor.

Lição pretendida com Reconhecimento

A lição pretendida é estimular a valorização do outro, e a consciência das diferenças entre as pessoas. Esta atividade possui como finalidade também, identificar as qualidades humanas que vão além daquilo que é visível.

Dicas para melhorar a dinâmica

  • Incentive os alunos a pensarem em qualidades humanas que vão além do aspecto físico e das coisas materiais.
  • Incentive a escuta ativa, para que todos possam se sentir incluídos na atividade.
  • Estimule o bom humor, para que o ambiente esteja descontraído e agradável para todos.

Exemplos de frases e orientações

Um bom exemplo de orientação para as crianças pode ser “Tenho certeza de que todos temos qualidades especiais, que não conseguimos enxergar logo de cara. Quando a bola estiver com você, pense em qualidades especiais da pessoa que está a sua frente e diga algo que reconheça a qualidade que você percebeu.”

Benefícios da dinâmica

Com esta dinâmica é possível que os alunos entendam que todos somos diferentes e possuem qualidades únicas e importantes. A partir deste entendimento, pode-se melhorar a convivência em grupo, e criar um ambiente de respeito, empatia e consciência das diferenças.

Notas de rodapé

Esta atividade pode ser melhorada a partir de outras dinâmicas complementares, como a de autoconhecimento, ou outras que trabalhem o tema do respeito às diferenças.

FAQ

Qual a faixa etária recomendada para a realização desta dinâmica?

A faixa etária recomendada para a realização desta dinâmica é de 5 a 12 anos.

Quanto tempo a dinâmica vai durar?

Esta atividade pode durar de 10 a 20 minutos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook