Reconstrua suas Histórias com a Dinâmica Recontando Histórias!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook

Table of Contents

“Recontando Histórias: Reescrevendo o passado para criar o futuro! Mergulhe em narrativas antigas e descubra novas formas de encarar o presente.”

Recontando Histórias

Característica Parâmetro
Objetivo Desenvolver habilidades sociais, cognitivas e culturais
Local Sala de aula ou ao ar livre
Faixa Etária 8 a 10 anos
Materiais Necessários Caderno e caneta, livros, figuras e adereços, gravador
Passo a Passo Explicar o objetivo, convidar alunos para contar histórias, pedir para recontar, dramatizar, contar como se fossem os protagonistas, gravar histórias, mostrar benefícios
Lição Pretendida Mostrar que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver
Dicas para Melhorar Escolher livros interessantes, envolver todos os alunos, estimular criatividade, incentivar diálogo, incentivar dramatização
Exemplos de Frases e Orientações O que vocês acharam da história?, como vocês contariam a história?, como a história foi dramatizada?, como vocês se sentiram ao ouvir a história?, como a história poderia ter sido contada de maneira diferente?
Benefícios Aproximar os alunos ao universo da cultura, envolver na construção de narrativas, desenvolver a capacidade de diálogo, estimular imaginação e criatividade, incentivar interesse pela leitura, promover compartilhamento e respeito mútuo

Recontando Histórias: Dinâmica de Educação para o Desenvolvimento

Sou uma pedagoga que trabalha com a educação para o desenvolvimento. Meu objetivo é ajudar meus alunos a desenvolverem suas habilidades sociais, cognitivas e culturais. Sei que as histórias são ferramentas poderosas de desenvolvimento, e pretendo aproveitar essa potencialidade para ensinar, inspirar e orientar meus alunos. É por isso que lhes proponho, a dinâmica Recontando Histórias.

A dinâmica Recontando Histórias tem por objetivo ensinar aos alunos a importância de ouvir, contar e compartilhar histórias. Será realizada em grupos de 15 a 20 alunos, com idades entre 8 e 10 anos. A duração da dinâmica é de 30 a 45 minutos e a lição pretendida é mostrar aos alunos que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver. Os principais pontos da dinâmica são:

Despertar o interesse dos alunos pela cultura, criatividade, imaginação e diálogo. Além disso, a dinâmica Recontando Histórias também busca desenvolver a capacidade de ouvir, contar, improvisar e compartilhar histórias.

Objetivo da dinâmica Recontando Histórias

O objetivo da dinâmica Recontando Histórias é desenvolver nos alunos habilidades sociais, cognitivas e culturais. Através da dinâmica, eles também aprendem a importância de contar e compartilhar histórias.

Habilidades da Dinâmica Recontando Histórias

Através da dinâmica Recontando Histórias, os alunos desenvolvem habilidades como ouvir, contar, improvisar e compartilhar histórias. A dinâmica também busca despertar o interesse dos alunos pela cultura, criatividade, imaginação e diálogo.

Local e Faixa Etária para a Dinâmica Recontando Histórias

A dinâmica Recontando Histórias é ideal para salas de aula, mas também pode ser realizada ao ar livre. A recomendação é que sejam realizadas com alunos com idades entre 8 e 10 anos.

Materiais Necessários para a Dinâmica Recontando Histórias

Para a realização da dinâmica Recontando Histórias não são necessários muitos materiais, mas recomendo ter à disposição:

  • Caderno e caneta para os alunos;
  • Livros sobre contos, mitos e lendas;
  • Figuras e adereços para a dramatização da história;
  • Gravador para gravar as histórias dos alunos.

Passo a Passo da Dinâmica Recontando Histórias

  1. Explique para os alunos o objetivo da dinâmica: mostrar que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver;
  2. Convide dois alunos para começarem a contar uma história;
  3. Peça para os outros alunos ouvirem a história com atenção e depois experimentarem recontá-la;
  4. Convide alguns dos alunos para dramatizarem a história;
  5. Peça para os alunos contarem como teriam contado a história se fossem os protagonistas;
  6. Grave as histórias dos alunos e monte um álbum de histórias para todos os alunos;
  7. Mostre os benefícios de ouvir, contar e compartilhar histórias.

Lição Pretendida com a Dinâmica Recontando Histórias

A lição pretendida com a dinâmica Recontando Histórias é mostrar aos alunos que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver. Elas ajudam a compreender o mundo, desenvolvem a capacidade de diálogo, contribuem para o desenvolvimento da imaginação e criatividade e estimulam o interesse pela leitura.

Dicas para Melhorar a Dinâmica Recontando Histórias

Seguem algumas dicas para melhorar a dinâmica Recontando Histórias:

  • Escolha livros interessantes e acessíveis para os alunos;
  • Envolva todos os alunos na dinâmica;
  • Estimule a criatividade dos alunos;
  • Incentive o diálogo entre os alunos;
  • Incentive a dramatização e interpretação das histórias.

Exemplos de Frases e Orientações

Segue alguns exemplos de frases e orientações para a dinâmica Recontando Histórias:

  • “O que vocês acharam da história?”
  • “Como vocês contariam a história?
  • “Como a história foi dramatizada?”
  • “Como vocês se sentiram ao ouvir a história?”
  • “Como a história poderia ter sido contada de maneira diferente?”

Benefícios da Dinâmica Recontando Histórias

Os principais benefícios da dinâmica Recontando Histórias são:

  • Aproximar os alunos ao universo da cultura;
  • Envolver os alunos na construção de narrativas e histórias;
  • Desenvolver a capacidade de diálogo entre os alunos;
  • Estimular a imaginação e a criatividade;
  • Incentivar o interesse pela leitura;
  • Promover o compartilhamento e o respeito mútuo.

Notas de Rodapé

A dinâmica Recontando Histórias é uma dinâmica de educação para o desenvolvimento ideal para crianças entre 8 e 10 anos. Esta dinâmica tem por objetivo ensinar aos alunos a importância de ouvir, contar e compartilhar histórias.

FAQ

Qual é a faixa etária ideal para realizar a dinâmica Recontando Histórias?

A faixa etária ideal é entre 8 e 10 anos.

Quanto tempo dura a dinâmica Recontando Histórias?

A duração da dinâmica é de 30 a 45 minutos.

O que é ensinado com a dinâmica Recontando Histórias?

Com a dinâmica, os alunos aprendem a importância de ouvir, contar e compartilhar histórias. A dinâmica também busca desenvolver a capacidade de ouvir, contar, improvisar e compartilhar histórias.

Como se pode melhorar a dinâmica Recontando Histórias?

Algumas dicas para melhorar a dinâmica Recontando Histórias são: escolher livros interessantes e acessíveis para os alunos, envolver todos os alunos na dinâmica, estimular a criatividade dos alunos, incentivar o diálogo entre os alunos, e incentivar a dramatização e interpretação das histórias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Facebook
Veja também