“Recontando Histórias: Reescrevendo o passado para criar o futuro! Mergulhe em narrativas antigas e descubra novas formas de encarar o presente.”
Recontando Histórias
Característica | Parâmetro |
---|---|
Objetivo | Desenvolver habilidades sociais, cognitivas e culturais |
Local | Sala de aula ou ao ar livre |
Faixa Etária | 8 a 10 anos |
Materiais Necessários | Caderno e caneta, livros, figuras e adereços, gravador |
Passo a Passo | Explicar o objetivo, convidar alunos para contar histórias, pedir para recontar, dramatizar, contar como se fossem os protagonistas, gravar histórias, mostrar benefícios |
Lição Pretendida | Mostrar que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver |
Dicas para Melhorar | Escolher livros interessantes, envolver todos os alunos, estimular criatividade, incentivar diálogo, incentivar dramatização |
Exemplos de Frases e Orientações | O que vocês acharam da história?, como vocês contariam a história?, como a história foi dramatizada?, como vocês se sentiram ao ouvir a história?, como a história poderia ter sido contada de maneira diferente? |
Benefícios | Aproximar os alunos ao universo da cultura, envolver na construção de narrativas, desenvolver a capacidade de diálogo, estimular imaginação e criatividade, incentivar interesse pela leitura, promover compartilhamento e respeito mútuo |
Recontando Histórias: Dinâmica de Educação para o Desenvolvimento
Sou uma pedagoga que trabalha com a educação para o desenvolvimento. Meu objetivo é ajudar meus alunos a desenvolverem suas habilidades sociais, cognitivas e culturais. Sei que as histórias são ferramentas poderosas de desenvolvimento, e pretendo aproveitar essa potencialidade para ensinar, inspirar e orientar meus alunos. É por isso que lhes proponho, a dinâmica Recontando Histórias.
A dinâmica Recontando Histórias tem por objetivo ensinar aos alunos a importância de ouvir, contar e compartilhar histórias. Será realizada em grupos de 15 a 20 alunos, com idades entre 8 e 10 anos. A duração da dinâmica é de 30 a 45 minutos e a lição pretendida é mostrar aos alunos que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver. Os principais pontos da dinâmica são:
Despertar o interesse dos alunos pela cultura, criatividade, imaginação e diálogo. Além disso, a dinâmica Recontando Histórias também busca desenvolver a capacidade de ouvir, contar, improvisar e compartilhar histórias.
Objetivo da dinâmica Recontando Histórias
O objetivo da dinâmica Recontando Histórias é desenvolver nos alunos habilidades sociais, cognitivas e culturais. Através da dinâmica, eles também aprendem a importância de contar e compartilhar histórias.
Habilidades da Dinâmica Recontando Histórias
Através da dinâmica Recontando Histórias, os alunos desenvolvem habilidades como ouvir, contar, improvisar e compartilhar histórias. A dinâmica também busca despertar o interesse dos alunos pela cultura, criatividade, imaginação e diálogo.
Local e Faixa Etária para a Dinâmica Recontando Histórias
A dinâmica Recontando Histórias é ideal para salas de aula, mas também pode ser realizada ao ar livre. A recomendação é que sejam realizadas com alunos com idades entre 8 e 10 anos.
Materiais Necessários para a Dinâmica Recontando Histórias
Para a realização da dinâmica Recontando Histórias não são necessários muitos materiais, mas recomendo ter à disposição:
- Caderno e caneta para os alunos;
- Livros sobre contos, mitos e lendas;
- Figuras e adereços para a dramatização da história;
- Gravador para gravar as histórias dos alunos.
Passo a Passo da Dinâmica Recontando Histórias
- Explique para os alunos o objetivo da dinâmica: mostrar que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver;
- Convide dois alunos para começarem a contar uma história;
- Peça para os outros alunos ouvirem a história com atenção e depois experimentarem recontá-la;
- Convide alguns dos alunos para dramatizarem a história;
- Peça para os alunos contarem como teriam contado a história se fossem os protagonistas;
- Grave as histórias dos alunos e monte um álbum de histórias para todos os alunos;
- Mostre os benefícios de ouvir, contar e compartilhar histórias.
Lição Pretendida com a Dinâmica Recontando Histórias
A lição pretendida com a dinâmica Recontando Histórias é mostrar aos alunos que as histórias são ferramentas poderosas para crescer e desenvolver. Elas ajudam a compreender o mundo, desenvolvem a capacidade de diálogo, contribuem para o desenvolvimento da imaginação e criatividade e estimulam o interesse pela leitura.
Dicas para Melhorar a Dinâmica Recontando Histórias
Seguem algumas dicas para melhorar a dinâmica Recontando Histórias:
- Escolha livros interessantes e acessíveis para os alunos;
- Envolva todos os alunos na dinâmica;
- Estimule a criatividade dos alunos;
- Incentive o diálogo entre os alunos;
- Incentive a dramatização e interpretação das histórias.
Exemplos de Frases e Orientações
Segue alguns exemplos de frases e orientações para a dinâmica Recontando Histórias:
- “O que vocês acharam da história?”
- “Como vocês contariam a história?
- “Como a história foi dramatizada?”
- “Como vocês se sentiram ao ouvir a história?”
- “Como a história poderia ter sido contada de maneira diferente?”
Benefícios da Dinâmica Recontando Histórias
Os principais benefícios da dinâmica Recontando Histórias são:
- Aproximar os alunos ao universo da cultura;
- Envolver os alunos na construção de narrativas e histórias;
- Desenvolver a capacidade de diálogo entre os alunos;
- Estimular a imaginação e a criatividade;
- Incentivar o interesse pela leitura;
- Promover o compartilhamento e o respeito mútuo.
Notas de Rodapé
A dinâmica Recontando Histórias é uma dinâmica de educação para o desenvolvimento ideal para crianças entre 8 e 10 anos. Esta dinâmica tem por objetivo ensinar aos alunos a importância de ouvir, contar e compartilhar histórias.
FAQ
Qual é a faixa etária ideal para realizar a dinâmica Recontando Histórias?
A faixa etária ideal é entre 8 e 10 anos.
Quanto tempo dura a dinâmica Recontando Histórias?
A duração da dinâmica é de 30 a 45 minutos.
O que é ensinado com a dinâmica Recontando Histórias?
Com a dinâmica, os alunos aprendem a importância de ouvir, contar e compartilhar histórias. A dinâmica também busca desenvolver a capacidade de ouvir, contar, improvisar e compartilhar histórias.
Como se pode melhorar a dinâmica Recontando Histórias?
Algumas dicas para melhorar a dinâmica Recontando Histórias são: escolher livros interessantes e acessíveis para os alunos, envolver todos os alunos na dinâmica, estimular a criatividade dos alunos, incentivar o diálogo entre os alunos, e incentivar a dramatização e interpretação das histórias.