Aproveite o som da natureza e mergulhe em uma experiência relaxante. O som dos pássaros, o ruído do mar e o vento nas árvores criam uma atmosfera de paz e tranquilidade. Deixe-se levar pelo som e descubra uma nova dimensão de relaxamento.
som
Característica | Parâmetro |
---|---|
Objetivo | Incentivar a criatividade e a expressão individual e em grupo; Estimular a atenção, escuta consciente, memorização, raciocínio, trabalho em equipe e foco. |
Habilidades | Ouvir e expressar-se com liberdade; Reconhecer timbre e altura da voz; Interpretar sons e mover-se em sua relação com eles; Criar arranjos musicais com novas sequências de sons; Explorar possibilidades de expressão, narrativas e criação; Uma maior atenção, concentração e desenvolvimento da memória; Trabalho em equipe, cooperação e respeito mútuo. |
Local | Salas de aula, auditórios, campos abertos, salas de recreio, etc. |
Faixa Etária | 3 a 10 anos |
Materiais Necessários | Lousa ou quadro, caneta ou marcador, folhas de papel, agulhas, linha ou fio, cordas, tecidos e instrumentos musicais (opcional). |
Lição Pretendida | Entender o som como uma linguagem universal, que nos permite nos reconhecermos como parte de um todo e nos conectar com nossa natureza mais intuitiva. |
Dicas para Melhorar | Explorar os sentidos e criar experiências lúdicas; Dividir os participantes em grupos para criar coreografias diferentes; Conversar com as crianças e permitir que eles possam expressar suas ideias; Explorar o espaço de forma criativa e divertida; Uso de instrumentos musicais para a criação de melodias; Variedade de sons e técnicas para expressão. |
Exemplos de Frases e Orientações | “Vamos explorar todos os sons que podemos fazer com a nossa voz!”; “Crie novas frases som e faça uma sequência musical divertida!”; “Aproveite todos os materiais e brinque criando sons novos com eles!” |
Benefícios | Estimular o desenvolvimento de competências cognitivas; Valorizar a criatividade, a expressão e o trabalho em equipe; Descobrir as possibilidades da música, do som e da poesia; Aproximar-se da Arte de forma divertida, instigante e expressiva; Fortalecer laços de amizade e convivência; Usar todos os sentidos para descobrir e explorar novos caminhos. |
Um Coro de Sons: A Dinâmica Escolar Som
Esta dinâmica escolar foi desenvolvida sob um olhar pedagógico, pensando na capacidade expressiva que cada ser tem para criar e contar suas histórias. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e criativas, através da expressão individual e em grupo. A prática é destinada a crianças entre 3 a 10 anos de idade, e tem como tempo de duração entre 20 a 40 minutos, podendo ser estendida ou reduzida conforme o objetivo da turma.
Durante essa dinâmica, os participantes passam por um processo intuitivo e criativo, que possibilita a descoberta de novas possibilidades de pensar e atuar. Assim, a partir do som gerado pela turma, criam-se novas sequências de sons que vão se compondo de maneira lúdica, dinâmica e musical.
O som nos conecta com nossa natureza mais instintiva, nos possibilitando resgatar aspectos que fazem parte do nosso cotidiano e que, muitas vezes, precisam ser lembrados e reforçados. A proposta desta dinâmica é que, entre risos e espontaneidade, o grupo descubra e explore essas possibilidades.
Objetivo da Dinâmica Som
A prática de dinâmica escolar som tem como principal objetivo incentivar a criatividade e a expressão individual e em grupo. Além disso, estimula-se a atenção, escuta consciente, memorização, raciocínio, trabalho em equipe e foco.
Habilidades da Dinâmica Som
Através da dinâmica som, as crianças desenvolvem algumas habilidades como:
- Ouvir e expressar-se com liberdade;
- Reconhecer timbre e altura da voz;
- Interpretar sons e mover-se em sua relação com eles;
- Criar arranjos musicais com novas sequências de sons;
- Explorar possibilidades de expressão, narrativas e criação;
- Uma maior atenção, concentração e desenvolvimento da memória; e
- Trabalho em equipe, cooperação e respeito mútuo.
Local e Faixa Etária para Dinâmica Som
A dinâmica escolar som pode ocorrer em qualquer espaço, desde que haja disposição para realizá-la. Por exemplo, em salas de aula, auditórios, campos abertos, salas de recreio, etc. A faixa etária indicada para participação é de 3 a 10 anos, mas nada impede que seja modificada para adequar-se ao público e ao objetivo da turma.
Materiais Necessários para a Dinâmica Som
- Uma lousa ou quadro branco;
- Uma caneta ou um marcador;
- Folhas de papel;
- Agulhas;
- Fio ou linha;
- Cordas;
- Tecidos; e
- Instrumentos musicais (opcional).
Passo a Passo da Dinâmica Som
- Iniciar a dinâmica som com uma breve conversa sobre o que é o som e o que podemos ouvir;
- Apresentar os materiais e explicar como faremos uso deles;
- Case cada participante com um parceiro;
- Cada par distribuem-se pelo espaço, tendo uma determinada região para trabalhar;
- A partir de agora, cada par deve criar uma frase som que possa ser utilizada como coro para a dinâmica;
- Iniciar a roda, cantando a frase som criada por cada par;
- Convidar os participantes a improvisarem sobre a frase som criada, gerando novas sequências;
- No fim de cada rodada, o grupo aplaude e celebra o som criado.
Lição Pretendida com Som
A lição pretendida com a dinâmica escolar som é que o grupo possa entender o som como uma linguagem universal, que nos permite nos reconhecermos como parte de um todo e nos conectar com nossa natureza mais intuitiva. Assim, a partir do que compartilhamos e da nossa conexão, podemos transformar nossa realidade e contribuir para que ela seja mais rica e diversa.
Dicas para Melhorar a Dinâmica Som
Existem diversas formas de melhorar a dinâmica som de acordo com o objetivo e o público que será direcionado:
- Explorar os sentidos e criar experiências lúdicas;
- Dividir os participantes em grupos para criar coreografias diferentes;
- Conversar com as crianças e permitir que eles possam expressar suas ideias;
- Explorar o espaço de forma criativa e divertida;
- Uso de instrumentos musicais para a criação de melodias; e
- Variedade de sons e técnicas para expressão.
Exemplos de Frases e Orientações
Durante a dinâmica som, é importante que sejam feitas orientações que ajudem a estimular as crianças na exploração de novas sequências de sons. Por exemplo:
- “Vamos explorar todos os sons que podemos fazer com a nossa voz!”
- “Crie novas frases som e faça uma sequência musical divertida!”
- “Aproveite todos os materiais e brinque criando sons novos com eles!”
Benefícios da Dinâmica Som
Os principais benefícios da dinâmica escolar som são:
- Estimular o desenvolvimento de competências cognitivas;
- Valorizar a criatividade, a expressão e o trabalho em equipe;
- Descobrir as possibilidades da música, do som e da poesia;
- Aproximar-se da Arte de forma divertida, instigante e expressiva;
- Fortalecer laços de amizade e convivência; e
- Usar todos os sentidos para descobrir e explorar novos caminhos.
Notas de Rodapé
Esta dinâmica foi desenvolvida com o intuito de estimular o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e criativas de crianças entre 3 a 10 anos. O tempo de duração é de 20 a 40 minutos mas pode ser estendido ou reduzido conforme o objetivo da turma.
FAQ
O que é uma dinâmica escolar som?
A dinâmica escolar som é uma prática que possibilita a descoberta de novas possibilidades de pensar e atuar durante um processo intuitivo e criativo, através do som gerado pela turma.
Quem pode participar de uma dinâmica escolar som?
Esta dinâmica é destinada a crianças entre 3 a 10 anos de idade, mas nada impede que seja modificada para adequar-se ao público e ao objetivo da turma.
Quais os materiais são necessários para a realização da dinâmica?
Os materiais necessários para esta dinâmica são: lousa ou quadro, caneta ou marcador, folhas de papel, agulhas, linha ou fio, cordas, tecidos e instrumentos musicais (opcional).
Quais são os benefícios da dinâmica escolar som?
Os principais benefícios são o desenvolvimento de competências cognitivas, valorização da criatividade, expressão e trabalho em equipe, descobrir as possibilidades da música, do som e da poesia, fortalecer laços de amizade e convivência, usar todos os sentidos para descobrir e explorar novos caminhos.