A televisão faz parte da rotina da maioria dos brasileiros. Mesmo com o uso constante do computador, os pequeninos ainda passam horas em seu dia a dia se divertindo com seus programas preferidos.
Nos últimos tempos a programação dos canais abertos tem sido assunto para discussões, principalmente quando se fala da sua influência na vida das crianças e adolescentes.
Você acha que algum canal ou a TV como um todo é prejudicial ao aprendizado dos seus filhos? No post de hoje vamos falar um pouco sobre a TV e seu papel na educação das crianças. Confira:
O que a criança assiste?
Até o início da adolescência, a criança se influencia facilmente pelo que assiste. Então ter um controle maior sobre a televisão nesta época é importante para que seu pequeno não aprenda maus comportamentos.
O mais correto é programar corretamente o que sua criança vai assistir. Antes de colocar um desenho, uma série ou qualquer outro tipo de programa, conheça o conteúdo e compreenda como isso pode afetar no comportamento do pequeno.
Então filho, vamos conversar?
Entender o que se passa na cabeça de uma criança pode ser uma tarefa complicada se você não tenta pensar como ela. Por isso, nada melhor do que sentar e conversar para saber quais as lições que seu filho aprende com a programação.
A princípio pode parecer uma atividade difícil, já que prender a atenção de uma criança apenas com conversa é um pouco complicado. Acontece que a forma como você aborda o tema é que faz a diferença nesta ação. Peça explicações de um jeito divertido, realize brincadeiras educativas com o tema e tente fazer com que o seu pequeno explique como ele vê o que assiste. Dessa forma, é possível entender qual a influência que o programa tem na sua educação. Vale muito a pena tentar!
Televisão também educa
Existem muitos programas infantis que trabalham muito bem a educação das crianças. O Castelo Ra-tim-bum é um bom exemplo. Com esta produção animada seu filho aprende diversos conceitos de educação, saúde e cultura de uma forma divertida e bem simples.
Atualmente os canais brasileiros abertos estão, infelizmente, deficientes de programas voltados ao público infantil. Por esse motivo, a adesão aos pacotes por assinatura está cada vez maior, pois você encontra uma quantidade relevante de canais que exibem desenhos, filmes e programas em geral para todas as faixas de idade.
Evite imposições
Quando os pais proíbem que a criança assista a um determinado programa, a curiosidade aguça. Você já foi criança e com certeza se lembra como ficava curioso em saber por que aquilo não era permitido.
Se for possível, assista com ele alguns trechos de determinada programação e mostre porque não quer que fique assistindo aqueles exemplos, ou explique que há cenas e situações que não são adequadas para a idade da criança.
Portanto, evite imposições. O ideal é dar outras opções para que os pequenos não se sintam estimulados a ver tal programação. Caso haja algum questionamento sobre o assunto, explique de uma forma sutil seus motivos, mas sempre evitando palavras de proibição.
Afinal, a televisão é um vilão ou aliado?
A televisão pode ser usada sim como uma aliada na educação do seu filho se você utilizá-la a seu favor. Como foi dito, entender o que ele está assistindo, saber quais ideias são tiradas dos desenhos por mais inocentes que estes sejam e usá-las como ferramenta de aprendizado é benéfico sim.
O que não pode existir é a falta de controle sobre o que é visto, o que é aprendido e o tempo que a criança fica sentada de frente à TV. Lembre-se de que brincar é a atividade mais importante para o desenvolvimento das crianças, por isso ela deve assistir os programas preferidos por um tempo limitado.
E você, controla o que os seus filhos assistem? O que você acha a respeito do assunto, a TV pode ser um vilão ou aliada na educação dos pequenos?