Se você quiser criar formas incríveis, mas não tem as habilidades necessárias, não desanime! Utilizar gems é uma forma fácil de adicionar detalhes ricos e profundos a suas criações. Experimente e descubra como você pode criar algo excepcional com as gems.
Utilizar gems para criar formas
Característica | Descrição |
---|---|
Habilidades | Contar e formar histórias, pensar e trabalhar em equipe, desenvolvimento cognitivo, criatividade e raciocínio lógico, expressão oral, pensamento estético |
Faixa Etária | 4 a 17 anos |
Local | Sala de aula, sala de recreio, salas de jantar, salas de atelier, auditórios, ambientes externos e áreas adequadas para a realização da dinâmica |
Materiais Necessários | Um saco de GEMs, uma folha sulfite, uma caneta, lápis ou marcador, giz de cera |
Lição Pretendida | Criar formas geométricas com GEMs e criar obras de arte interagindo de forma divertida |
Benefícios | Desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas, melhorando o raciocínio lógico, o pensamento estético, a criatividade, a expressão oral, e o trabalho em equipe. |
Dinâmica Escolar: Utilizar GEMs para criar formas
Organizar dinâmicas escolares tem seu público específico, crianças e adolescentes de faixa etária entre 4 a 17 anos. A dinâmica escolar é uma atividade lúdica e pedagógica que tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais e cognitivas da criança/joven, através de um jogo lúdico, divertido, com duração mais ou menos de 20 minutos.
A dinâmica escolar Utilizar GEMs para criar formas visa desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade, a cooperação, a identidade de grupo e o desenvolvimento da oratória. É destinada para crianças/jovens a partir dos 4 anos de idade.
É uma atividade divertida e desafiadora que pode ser realizada em sala de aula, atelier, lanche, recreio, salão de festas, auditórios, áreas externas, e outros locais adequados para a realização da dinâmica.
Habilidades da Dinâmica
Nesta dinâmica as crianças desenvolvem habilidades como:
- Contar e formar histórias
- Pensar e trabalhar em equipe
- Desenvolvimento cognitivo
- Criatividade e raciocínio lógico
- Expressão Oral
- Pensamento Estético
Local e Faixa Etária para Dinâmica
Esta dinâmica é destinada para crianças e jovens de faixa etária entre 4 e 17 anos, sendo realizada como atividade lúdico/pedagógica em sala de aula, sala de recreio, salas de jantar, salas de atelier, auditórios, ambientes externos e áreas adequadas para a realização da dinâmica.
Materiais Necessários
Para fazer esta dinâmica os materiais necessários são:
- Um saco de GEMs (Granel de Estímulos Motivacionais)
- Uma folha sulfite
- Uma caneta, lápis ou marcador
- Giz de cera
Passo a Passo da Dinâmica
- Distribuir os materiais para as crianças/jovens (um saquinho de GEMs para cada participante);
- Solicitar que os participantes criem formas geométricas sozinhas ou em grupo, usando os GEMs;
- Pedir que os participantes desenhem as formas geométricas criadas, com giz de cera, na folha sulfite;
- Finalizar a dinâmica com uma conversa para que as crianças/jovens exponham seu trabalho e coloquem a palavra final na dinâmica.
Lição Pretendida
A lição pretendida com esta dinâmica é que os participantes saibam criar formas geométricas com GEMs e que eles juntos possam criar obras de arte interagindo de forma divertida.
Dicas para Melhorar a Dinâmica
- Estimule o diálogo e o trabalho em equipe – Faça questões, temas e reflita com as crianças/jovens para que eles possam interagir entre si de maneira saudável;
- Crie brincadeiras – Se possível crie um jogo no qual as crianças e jovens possam se divertir ao arrumar as formas geométricas;
- Faça desafios – Pense em desafios divertidos para que as crianças/jovens possam se divertir e também desenvolver a criatividade.
Exemplos de Frases e Orientações
- “Crie formas com o GEMs e desenhe-as na folha sulfite”
- “Como vocês podem criar formas junto com seus amigos?”
- “Vocês conseguem criar formas diferentes?”
- “Conseguem formar uma obra de arte juntos?”
- “E aí, conseguiram criar algo que vocês gostam?”
Benefícios da Dinâmica
Esta dinâmica traz benefícios para as crianças e jovens, pois auxilia no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas, melhorando o raciocínio lógico, o pensamento estético, a criatividade, a expressão oral, e o trabalho em equipe.
Notas de Rodapé
Nota 1: Esta dinâmica é indicada para crianças/jovens a partir dos 4 anos de idade.
Nota 2: A realização desta atividade precisa obedecer às normas de segurança e higiene.
FAQs
É seguro o uso de GEMs para crianças?
Sim, os GEMs são seguros para crianças, desde que sejam manipulados conforme as normas de segurança e higiene.