Presentes DIY: como construir junto com os pequenos

0

Quem é que não gosta de ganhar um presente? Na maioria das vezes é muito prazeroso  ganhar aquela lembrança desejada, mas já imaginou  poder presentear uma pessoa muito querida com algo feito por si e com uma carga emocional muito mais poderosa? Para as crianças essa experiência não é diferente. É claro que elas gostam de ganhar seus presentes nas datas mais importantes do ano, como o dia das crianças e Natal, mas também sentem-se bastante satisfeitas de oferecer para seus entes queridos um presente escolhido ou feito por eles.

Imagine se seus filhos pudessem, além de presentear as pessoas queridas, fazerem isso com as próprias mãos! Vamos explicar, neste artigo, como o hábito de construir algumas lembrancinhas caseiras — os presentes DIY (Do It Yourself ou ‘’Faça você mesmo’’) — junto com seus pequenos pode fazer muito bem para o aprendizado deles e também para a relação interpessoal de vocês!

Colocar a mão na massa ajuda a entender o valor sentimental do presente

No momento em que você faz alguma coisa, mesmo que seja uma simples receita de arroz com feijão, consegue compreender o real valor daquilo, simplesmente porque precisou se dedicar para produzi-la, certo? Essa percepção também acontece com as crianças e seus pequenos presentes.

Ao dedicar um tempo do seu dia para poder criar um presente que vão dar para seus pais, avós ou amiguinhos, também conseguem perceber que existe um valor muito grande naquela lembrança que produziram algo muito maior do que o valor financeiro.

Colocar a mão na massa para construir presentes é, portanto, uma maneira muito doce e gentil de ensinar aos pequenos um pouco sobre o valor de cada coisa, mesmo que essa coisa seja a mais simples possível.

Construir seus próprios presentes é também uma maneira de se divertir

Não há como negar que a criançada adora uma pequena bagunça na hora de brincar e a produção de seus próprios presentes (de Natal, de aniversário ou de qualquer outra data festiva) pode ser um momento também de muita diversão.

Presentes DIY
Imagem/Reprodução: Criança fazendo presente DIY

Por isso, deixe que seus filhos explorem a criatividade e usem as próprias mãos para tentar fazer as próprias produções, com a sua supervisão para garantir a segurança e evitar possíveis acidentes com lâminas ou qualquer outro utensílio que pode ser perigoso para a criança, é claro. Não precisa se preocupar com a sujeira e com a bagunça que isso pode resultar. No final das contas, você verá que a carinha de satisfação deles ao terminar a tarefa fará tudo isso valer a pena! Além de poder ser algo bastante prazeroso e recompensador para você também, parente ou professor!

Presentear com produções DIY é uma maneira carinhosa de estreitar relações

É claro que todo mundo gosta de ganhar aquele presente tão desejado, mas nada se compara ao momento de receber um mimo de alguém que dedicou seu tempo para produzir uma lembrança única e especial só para você. É exatamente essa sensação que os presentes produzidos por seus filhos vão causar nos avós, nos amiguinhos e conhecidos.

Além do momento de construção das lembranças permitirem que vocês fiquem ainda mais próximos, guardar o presente feito por seu filho na sua estante terá um valor sentimental imensurável.

Ideias de presentes DIY para construir com os pequenos

Confira um lista com ideias de presentes fáceis para construir com seus pequenos:

  • Personagens com bolinhas de Natal;
  • Embalagens divertidas de presente;
  • Caneca ilustrada por seus pequenos e recheadas de guloseimas;
  • Porta-retratos para guardar lembranças;
  • Scrapbook com fotos;
  • Bolsinhas jeans fabricadas com um kit próprio;
  • Fantoches para montar;
  • Bonequinhos divertidos.

Todos estas lembrancinhas podem ser feitas com coisas que você tem em casa, como uma caixa de sapato ou de leite, papéis, massinhas modeladoras, ou até coisas que não utilizam em casa, deixe a criatividade e o sentimento das crianças fluírem, auxilie e se faça presente nesses projetos, pois isso será algo bastante recompensador no futuro. 

Lembrem-se sempre de prestar atenção e manter a cautela com os menores, usar sempre utensílios que não sejam perigosos, como tesoura sem ponta e cola branca, além de manter a distância das crianças de objetos pequenos que podem ser engolidos, para evitar o sufocamento ao colocar tal objeto na boca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.